5 dicas para se dar bem na segunda fase da Unicamp

A primeira fase do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) aconteceu no dia 18 de novembro de 2018. Ao todo, 69.761 estudantes de 35 cidades brasileiras prestaram a prova que continha 90 questões objetivas de Português, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Inglês – entre essas, questões interdisciplinares também eram requisitadas.

Para a segunda fase da Unicamp, foram convocados 18.933 alunos (apenas 27,13% dos inscritos). Nessa segunda etapa, os candidatos enfrentam três dias de prova dissertativa, que vão ocorrer em 13,14 e 15 de janeiro de 2019. Para te ajudar a conquistar o seu sonho e passar na prova da Unicamp, separamos 5 dicas muito importantes. Confira!

1. Conheça a prova

Como já explicamos acima, a segunda fase da Unicamp é composta por questões dissertativas. Nesse sentido, é interessante que o candidato demonstre eloquência e saiba fazer conexões interdisciplinares entre os assuntos cobrados. É uma prova que exige interpretação de texto e um olhar crítico.

Cada uma das seis matérias – Português, História, Matemática, Física, Geografia e Química – conta com 6 questões, com exceção da redação. No caso desta última, é disponibilizado ao aluno duas propostas de texto, com gêneros diferentes entre si. Resenha, resumo, crônica, texto jornalístico ou carta, são algumas das possibilidades. A redação e a prova de Português acontecem primeiro dia.

Já no segundo dia do vestibular Unicamp, é a vez da prova de Geografia, História e Matemática. No terceiro e último dia, o candidato responde a questões de Química, Física e Biologia.

É importante treinar a prova a partir de modelos anteriores, tanto a prova objetiva da primeira fase, quanto a dissertativa da segunda. As provas de segunda fase da Unicamp estão disponíveis no site da Comvest (Comissão Permanentes para Vestibulares), comissão que elabora as provas da Universidade Estadual de Campinas.

2. Pratique a redação

Para alcançar bons resultados na Unicamp, é importante se destacar na redação. Ela é um dos únicos vestibulares que cobra gêneros textuais que fogem do tradicional modelo dissertativo-argumentativo. Por isso, é importante saber bem a diferença entre os gêneros e também dominar sua escrita da forma mais eloquente possível.

Consulte provas antigas e veja os temas/modelos propostos e esboce um rascunho dessas redações. Neste post do Kuadro nós explicamos com mais detalhes o que é importante focar na hora em que estiver fazendo sua redação.

Redação é um dos aspectos mais importantes deste vestibular.

3. Revise o conteúdo

Depois de um ano se dedicando ao vestibular da Unicamp, chegou a hora de pôr à prova tudo o que você estudou ao longo desse período – seja de Ensino Médio ou de cursinho pré-vestibular. Um bom método de estudo é a revisão de todo o conteúdo.

É claro que em pouco menos de um mês é impossível rever todas as matérias que você estudou em um ano. Por isso os resumos são tão importantes nesse último período pré segunda fase da Unicamp. Com eles, você consegue revisar os pontos principais mais rapidamente, focando mais esforços em tirar as dúvidas daquilo que você tem mais dificuldade. Então, invista nos resumos!

4. Descanse durante o período

Sim, nós sabemos que pode parecer muito difícil. Mas manter-se relaxado durante o período entre provas é essencial para garantir um bom desempenho no dia da prova.

Saia com os amigos para passeios leves, curta um tempo saudável fazendo o que mais gosta e confie na sua dedicação e no quanto estudou para esse momento. Manter a confiança e a mente descansada são dois fatores decisivos e diferenciais na hora da prova.

5. Atenção às provas de habilidades específicas!

Para os alunos inscritos nos vestibulares de Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Dança, e Artes Cênicas, atenção às datas das provas específicas. Elas vão ocorrer entre os dias 21 e 25 de janeiro de 2019. Confira no site as datas exatas.

No dia da prova, o candidato deve levar caneta de tinta preta transparente, documento original com foto e uma fotografia 3×4. É proibido o uso de eletrônicos como câmeras, celulares e gravadores. Comidinhas como bolachas, balas, etc., estão permitidos.

Continue acompanhando nosso blog e leia dicas exclusivas dos principais vestibulares do país. Estude com o Kuadro para a segunda fase da Unicamp e realize seu sonho!

Blog Kuadro