Séries para aprender história

Netflix: 5 séries para aprender história para o vestibular

A gente sabe que o período do vestibular causa muita tensão aos alunos que tem o sonho de entrar no ensino superior. Afinal, são muitos meses – até anos – se preparando. Mas, não se esqueça de uma coisa: também é necessário relaxar. Estar uma pilha de nervos na hora da prova vai acabar atrapalhando seu desempenho e fazer você cometer erros bobos.

E que tal unir o útil ao agradável? Seria perfeito conseguir estudar e se divertir um pouco, não é? Isso é muito possível.

A Netflix, serviço de streaming de séries, vídeos e documentários, muitas vezes é vista como uma grande vilã na hora dos estudos pela distração que causa. Mas ela pode ser sua grande aliada. Existem diversas produções que podem ajudar a você entender mais sobre história e geografia.

Por isso, nós do Kuadro resolvemos selecionar 5 seriados que, além de te entreter e fazê-lo relaxar, vão te ajudar a entender um pouquinho mais sobre a história.

Apenas dois lembretes: eles são baseados em fatos reais e não a realidade em si (foram adaptados para se encaixar na linguagem audiovisual) e como tudo na vida, tenha moderação e não esqueça de ler os livros e continuar fazendo exercício.

1. The Crown

A série é das criações originais mais premiadas do serviço de streaming  até o momento.  São 2 Globos de Ouro e 3 Emmy Awards para a produção que está em sua segunda temporada.

A trama gira em torno do reinado de Elizabeth II – que ainda está no poder – na Inglaterra a partir de 1950. Em torno disso vem acompanhado jogos de poder, política e romances em um cenário pós segunda guerra mundial. A rainha é brilhantemente interpretada pela atriz Claire Foy (vencedora do Globo de Ouro de melhor atriz de drama pelo papel).

Destaque também para a atuação de John Lighton no papel de Winston Churchill, que rendeu um prêmio Emmy de melhor ator coadjuvante.

2. Marco Polo

Voltando um pouco no tempo, mais precisamente até a idade média, chegamos a Marco Polo. A série foca nos primeiros anos de Marco na corte de Kublai Khan, o Khagan do Império Mongol e fundador da Dinastia Yuan.

A produção foi uma das primeiras criações originais do serviço de streaming e foi cancelada em 2016, ao fim da segunda temporada. Um dos motivos alegados foi o alto investimento – US$ 90 milhões, maior até então – e baixo retorno

3. Narcos

Chegando mais perto e entrando na América do Sul temos Narcos, dirigida pelo brasileiro José Padilha e protagonizada por Wagner Moura. O seriado foca, durante as duas primeiras temporadas, na história de Pablo Escobar, narcotraficante colombiano líder do Cartel de Medellín.

Além disso, é ambientado todo o momento político da Colômbia e a propagação da cocaína nos Estados Unidos, bem como a política de guerra contra as drogas.

O seriado tem três temporadas, todas disponíveis no serviço. A previsão é que a quarta seja lançada em 2018.

4. Five Came Back

Uma mini série documental de 3 episódios que conta a história de 5 lendas hollywoodianas que se alistaram com o exército dos Estados Unidos para documentar a Segunda Guerra Mundial: Frank Capra, George Stevens, John Ford, John Huston e William Wyler.

Ao todo, foi feita a edição em cima de mais de 100 horas de filmagem com a narração de Meryl Streep, multi premiada atriz. Os comentários são feitos por outros 5 grandes diretores modernos: Steven Spielberg, Francis Ford Coppola, Guillermo del Toro, Paul Greengrass e Lawrence Kasdan.

5. Chef’s Table

Uma série sobre gastronomia ajuda a estudar sobre o vestibular? Com toda a certeza. Chef’s Table tem 3 temporadas com 6 episódios cada. Cada um conta a história de um dos mais renomados chefs de cozinha de todo o mundo.

A sacada está que, ao contar a história deles, toda a cultura do local em que eles trabalham vem junto. Você aprende muito sobre geografia, história e até política de diversos locais do mundo.

Destaque para a segunda temporada que tem um episódio sobre um chef brasileiro. Alex Atala, dono do premiado Dom, conta sobre como a amazônia e a cultura brasileira influenciaram a sua gastronomia.

E, aí, curtiu a lista? Adicionaria mais algum? Comenta aí e conta para a gente, então! Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas bacanas de como estudar para o vestibular.

O Heitor é Jornalista e redator especialista em web. Escreve sobre curiosidades e assuntos gerais para tirar dúvidas dos nossos alunos e leitores. Se tiver aluma sugestão de tema, ou dúvida, é só deixar nos comentários!

Blog Kuadro