6 filmes sobre o universo adolescente para usar na redação

Final de semana chegando e hora de estudar mais! Só que agora, de maneira mais relaxada e prazerosa: conhecendo filmes sobre o universo adolescente!
A dica da Tia Erica para vocês é: cinema! E um olhar para dentro da adolescência, essa fase em que a maioria de nossos alunos está vivenciando.
Época de colocar a família em cheque, de amizades e amores intensos, de uma relação de fascínio e horror com o espelho, tempo de gritos e choros, de riscos e de inquietudes para seus pais.
Para aumentar a bagagem cultural sobre esse tema, selecionei filmes clássicos e outros mais moderninhos, para te ajudar a entender melhor sobre o assunto e ter munição nas suas redações!

1. Juventude Transviada

Sabe aqueles filmes de adolescentes? Aqueles sobre jovens rebeldes? Filmes de ação com direito a romance e carros furiosos certamente se inspiraram nesse clássico dos anos 50!
Juventude Transviada
Mas a discussão é mais profunda: a defensa da tese de que o jovem sente a necessidade da figura de um pai forte para se sentir seguro. E uma família presente para não se sentir seguro.
Jim Stark se sente um covarde fracassado. Na escola, ele precisa mostrar a si mesmo que pode ser mais forte e isso pode ser a explicação para o fenômeno da juventude rebelde da época.

Banner geral

2. Laranja Mecânica

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, no original) é um filme de 1971. Dirigido e adaptado para o cinema por Stanley Kubrick, o filme é baseado do romance homônimo de Anthony Burgess, publicado em 1962.
Laranja mecânica
Explora muito as questões sociais e políticas, a delinquência juvenil, até a psiquiatria. É um filme que fala sobre o livre arbítrio e a corrupção moral das autoridades por meio de uma história passada no Reino Unido, num futuro distópico marcado pela violência e o autoritarismo.
É considerado um filme “ cult” e certamente pode ser usado na redação para fortalecer a argumentação.

3. Carrie – A estranha

Carrie , a Estranha é um filme de terror, suspense e drama americano lançado em 2013.
Trata-se de uma nova versão de Carrie, famosa obra escrita por Stephen King em 1974. É a terceira adaptação para o cinema desse romance, anteriormente retratada em 1976 pelo diretor Brian De Palma e outra em 2002.
Carrie a Estranha
A história de uma adolescente excluída, tímida, problemática e atormentada pelos colegas da escola que nunca compreenderam seu estranho comportamento e sua aparência. Carrie também sofreu maus tratos em sua casa por sua mãe.
É um filme inspirador para tratar temas como bullying e violência familiar.

4. Juno

Juno
Um filme de 2007, que retrata a gravidez de uma adolescente americana. É bastante sarcástico e aborda de forma peculiar a maternidade, as escolhas da juventude, o sexo casual e a adoção de
bebês não planejados.

5. As Vantagens de ser Invisível

Charlie é um jovem solitário que já passou por muitos traumas em sua vida: convive com o suicídio recente de um amigo e as lembranças da morte da tia em um acidente.
As Vantagens de Ser Invisível
Vai para o ensino médio e tem dificuldades em encontrar novos amigos, pois todas as panelinhas do colégio já estão formadas. O filme é lindo e trata de jovens desajustados e em busca de aceitação, felicidade, amizade verdadeira e amor.

6. Azul é a Cor Mais Quente

Esqueça o que leu sobre o filme. Não é uma obra sobre duas mulheres que “se pegam” o tempo todo ou um filme militante sobre um relacionamento homoafetivo.
É uma produção ímpar sobre descoberta da juventude.
Azul é a cor mais quente
O amor e o sexo estão ali, é claro, mas como pano de fundo para algo bem mais complexo: a descoberta da própria sexualidade, do amor, do “ diferente”, da diferença de classes, da artes, das incertezas e as dificuldades de uma juventude que não sabe o que quer, mas que ao mesmo tempo quer tudo.

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF