Chat with us, powered by LiveChat
7 dicas incríveis para desenvolver raciocínio rápido

7 dicas incríveis para desenvolver raciocínio rápido

Quem vai prestar vestibular sabe o quão importante é ter raciocínio rápido. Assim, ao ler uma questão, já é possível ter ideia do que se trata e jeitos para resolvê-la.

Apesar dessa rapidez de pensamento poder ser desenvolvida com o tempo, há alguns hábitos que ajudam a manter o cérebro mais ativo. Confira algumas dicas para melhorar o raciocínio!

1 – Faça sempre algo novo

Sempre que puder, faça algo novo. Seja andar por um novo caminho, experimentar um novo prato ou conhecer uma nova cultura. Essas novas informações ajudam a “ventilar” o cérebro, fazendo com que ele se reorganize para processá-las.

Fazer as mesmas tarefas todos os dias sempre do mesmo jeito não desafia a mente. Pelo contrário, faz com que ela não seja estimulada como deveria.

2 – Calcule de cabeça

Nos dias atuais, quase ninguém faz contas de cabeça — mesmo quando os números envolvidos são dezenas. Esse comportamento faz com que o cérebro seja deixado de lado e “enferruje” pela falta de prática.

Então, que tal resistir à tentação de usar o celular para fazer cálculos simples e usar apenas a mente? Vai dividir a conta com os amigos? Faça essa conta sem precisar de qualquer dispositivo. Aos poucos, você verá que estará respondendo mais rapidamente do que antes.

3 – Decore números

Como o celular possui agenda e grande parte das pessoas nem digita o número para o qual deseja ligar, quase ninguém sabe o telefone dos amigos e familiares. Caso o aparelho tenha algum problema, provavelmente, muitos podem ficar incomunicáveis.

Por isso e para estimular o raciocínio, é importante voltar a decorar os números telefônicos. Claro que você não precisa saber o de todas as pessoas da sua lista do WhatsApp. Porém, o número dos seus pais, avós, primos e amigos mais próximos é interessante para saber.

4 – Leia tudo o que puder

Ler ajuda a instigar a imaginação, despertar a atenção para os detalhes e até a memorizar mais informações. Por isso, aproveite para se entregar a esse bom hábito. A leitura frequente melhora a interpretação de texto, necessária para todas as disciplinas, desde questões de história e língua portuguesa até perguntas de lógica.

Além das obras literárias obrigatórias, prefira sempre ler diferentes tipos de textos. Na hora do vestibular, esse costume também poderá te ajudar a desenvolver a redação mais rapidamente e ganhar tempo com outros conteúdos.

5 – Durma bem

De nada adianta passar o dia todo em cima dos livros, se não houver tempo para descansar e absorver o que foi aprendido. Uma boa noite de sono é fundamental para quem quer passar no vestibular e ter pensamentos mais rápidos durante o dia.

O cansaço e a sonolência, por sua vez, prejudicam o raciocínio e a aprendizagem. Portanto, vale mais a pena estudar muito bem durante sete ou oito horas, do que passar doze horas totalmente focado nos estudos e dormir mal. Não basta passar muito tempo estudando, é preciso também absorver o que foi visto durante o dia.

6 – Jogue

Os jogos de tabuleiro também são ótimos aliados do raciocínio lógico e do pensamento estratégico. Divertidos, eles servem para reunir a família e os amigos, além de despertarem as habilidades mentais.

Há diversos jogos que podem ajudar você a raciocinar mais rapidamente. Entre as principais opções estão xadrez, damas, banco imobiliário, war e detetive. Aproveite para reunir a família aos fins de semana para brincar, ao mesmo tempo em que ganha novas aptidões para o seu vestibular.

7 – Escreva à mão

Quando a gente escreve à mão, tem mais chances de memorizar aquilo que está sendo escrito do que ao digitar. Então, embora esse hábito esteja sendo perdido, ele merece uma atenção especial.

Anote as informações importantes da sua aula, comentários de amigos, receitas que vê na televisão, etc. Não utilize a tecnologia o tempo todo, pois você não é dependente dela — mesmo ela garantindo vários benefícios. Sempre que puder, faça as tarefas de maneira mecânica para incentivar o seu cérebro a trabalhar mais.

Também é importante fazer exercícios de raciocínio lógico e matemática para vestibular à mão. Afinal, no exame, você não poderá consultar qualquer dispositivo ou resolver as questões em um aparelho eletrônico.

Está precisando de uma forcinha nos estudos pré-vestibular? O Kuadro pode ajudar você! Nós temos o melhor cursinho on-line da internet que permite aprender de onde e quando quiser.

Não perca mais tempo. Inscreva-se já no nosso curso e acompanhe as nossas videoaulas. Além disso, temos uma avançada plataforma repleta de recursos pedagógicos. Aproveite!

Blog Kuadro