7 Erros que Podem te Impedir de Passar em Medicina

Em quase todas as universidades do país, o curso de Medicina é o mais concorrido do vestibular. De acordo com o site da Agência de Notícias Unesp, por exemplo, no vestibular 2018 da Unesp a relação candidato-vaga foi de 312,7 para o curso de Medicina. Para ultrapassar a grande concorrência, é necessário vencer alguns obstáculos na hora de estudar. Conheça os 7 erros que podem te impedir de passar em Medicina e o que fazer para acabar com eles!

1. Desorganização

Para o vestibulando de Medicina, organização é fundamental. A prova exige que o candidato domine muitos conteúdos de diferentes disciplinas.

Para conseguir estudar tudo a tempo da prova, você precisa de uma rotina de estudos. Organizar seu tempo e fazer planos a curto, médio e longo prazo, traçando metas possíveis. Para isso, é ideal ter um horário e um cronograma de estudos!

O horário de estudos é o planejamento dos períodos que você vai estudar no dia e na semana. Para montá-lo, você precisa primeiro ter o cronograma de tudo que precisa estudar até o vestibular que deseja.

O ideal é que você reveja seu horário de estudos a cada semana, para que nenhum conteúdo seja esquecido (caso você se atrase ou se adiante em seus estudos).

Já o cronograma deve incluir todos os conteúdos que você precisa estudar durante o ano, ou seja, atende a organização a longo prazo.

Veja abaixo como montar seu horário de estudos:

2. Destinar pouco tempo aos estudos

Tem a rotina cheia e não consegue destinar tempo suficiente aos estudos? Infelizmente, nessa etapa pré-vestibular é necessário estabelecer prioridades.

Para passar em Medicina, algumas vezes você terá que destinar parte do tempo que passa nas redes sociais ou fazendo outras atividades para os estudos.

Se você já reduziu o tempo destinado a outras atividades, provavelmente o que falta para você é aproveitamento do tempo. Para isso, a organização com cronograma e horário de estudos serão suficientes para você aproveitar melhor seu tempo disponível.

Lembrando que dormir pouco, se alimentar mal e não ter momentos de lazer não só fazem mal à saúde. Esses hábitos podem te prejudicar ao longo do ano e até mesmo no dia do exame. Então busque equilibrar sua rotina.

3. Desinteresse nos estudos

O desânimo te domina só de pensar em um exercício? A saída para isso é encarar os estudos de duas maneiras: como um prazer, por ganhar conhecimento, e como o caminho para algo que você deseja muito.

Você pode pensar “mas eu não me interesso por esse conteúdo” ou “não usarei isso para nada”, mas é possível encarar as matérias do vestibular como repertório para sua vida.

A Física Elétrica pode ser útil para trocar um chuveiro quando você estiver na faculdade, morando sem seus pais; a História do Brasil pode te ajudar a entender os problemas da cidade onde você mora.

Se ainda assim isso não te motivar, pense que são esses conteúdos que te levarão até a vaga no curso que você sempre sonhou. Leve em consideração também o peso de cada disciplina no vestibular de Medicina. Os conteúdos são seus parceiros nessa caminhada, não seus inimigos.

4. Não trabalhar sua confiança

Esse erro é muito comum em vestibulandos de Medicina por diversos fatores. Muitos acreditam que não têm preparo psicológico ou que não sabem o suficiente para passar. Em ambos os casos, é importante trabalhar sua mente de maneira positiva para enfrentar essa insegurança.

Se sente que a pressão para o curso é muito grande, procure ajuda. Converse com professores, orientadores do curso ou colégio em que você estuda, pais e amigos. Se não se sentir compreendido por essas pessoas, buscar ajuda profissional pode ser uma saída. Comunique seus medos e suas necessidades, muitas vezes colocar para fora ajuda a amenizar a angústia.

O medo de não saber o suficiente também pode ser trabalhado. Conforme você estuda, especialmente quando tem uma boa orientação, acertar os exercícios se torna mais fácil. Quanto mais exercícios você acerta, mais sua segurança e confiança em si mesmo aumentam!

Lembre-se de que todos os anos, em todas as universidades, dezenas de alunos são selecionados. Você só precisa de uma vaga! Acredite que é possível.

O Kuadro te guia passo a passo.

5. Procrastinação

Você sabe que precisa estudar, sabe em quais disciplinas focar mas vai empurrando o momento de estudos para depois? Essa prática é muito prejudicial para o seu desempenho no vestibular!

Para evitar a procrastinação, procure se organizar. Siga o que se propôs em seu cronograma e horário de estudos. Foque no seu objetivo e treine a si mesmo para, quando o desânimo surgir, você dizer a si mesmo “vou fazer isso agora!”.

6. Falta de concentração

Com a quantidade de assuntos que um vestibulando de Medicina precisa compreender, é muito importante ter concentração para garantir o aprendizado.

Para melhorar seu foco nos estudos, busque sempre um lugar tranquilo para estudar, confortável, com pouco barulho e boa iluminação. Evite deixar o celular perto, pois as notificações e mensagens atrapalham seu foco.

Além disso, procure estar descansado e bem alimentado na hora de estudar. Às vezes a falta de concentração é causada por fatores fisiológicos (sono, desgaste mental, fome, entre outros).

7. Não valorizar conteúdos básicos

Se você tem dificuldade para aprender conteúdos mais complexos, provavelmente houve falhas no seu aprendizado em conteúdos básicos. Comece pelos exercícios mais simples de teorias básicas e siga para os mais complexos somente quando se sentir seguro.

Faça perguntas para professores e monitores. Eventualmente, procure amigos didáticos que saibam o conteúdo para te ajudar! O que não vale é ficar com dúvida!

O que achou desse conteúdo? Esperamos que tenha te ajudado!

Para mais textos sobre Vestibular, continue acompanhando o Blog do Kuadro!

Jornalista formada pela UNESP e analista de mídias sociais do Kuadro. É responsável por administrar as postagens do Blog, do Facebook, do Instagram e do Twitter. Se tiver sugestões de conteúdo deixe nos comentários!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Kuadro