Bioquímica: Carboidratos e Lipídios

Carboidratos e lipídios são base importante da Bioquímica e têm função essencial para a vida humana. Neste post vamos aprender sobre suas características, classificações e funções!

Carboidratos

Os carboidratos são conhecidos também como açúcares, embora nem todo carboidrato tenha sabor doce. Essas macromoléculas são classificadas em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos, essa classificação está relacionada com o tamanho dessa molécula.

Monossacarídeos

São mais simples – com fórmula (CH2O)n e n pode variar de 3 a 8, que não podem ser quebradas em carboidratos menores, são solúveis em água e em geral, possuem sabor adocicado. Os principais exemplos são as hexoses (n = 6): glicose, frutose, galactose que são importantes fonte de energia para as células e as pentoses (n = 5) ribose e desoxirribose, que são encontradas no RNA e DNA respectivamente.

Já pensou em ter a melhor preparação para o curso de medicina? Clique aqui para conferir nosso curso que já aprovou milhares de alunos nos vestibulares mais concorridos!

Oligossacarídeos

São formados pela união de no máximo dez monossacarídeos, são solúveis em água e possuem sabor adocicado. Alguns exemplos são os dissacarídeos, formados pela união de dois monossacarídeos, como a sacarose (união de uma glicose e uma frutose) e a lactose (união de glicose e galactose), que são importantes fontes de energia para a célula.

Polissacarídeos

São formados por centenas ou milhares de monossacarídeos, não possuem sabor doce e não são solúveis em água. Os polissacarídeos são carboidratos que podem ter função de reserva energética – entre os exemplos estão o amido que é encontrado em plantas e algas, outra fonte de energia é o glicogênio – que é armazenado no fígado e músculo dos animais.

Além disso, existem carboidratos estruturais como a celulose e a quitina, que são encontrados respectivamente na parede celular das plantas e no exoesqueleto dos artrópodes. A quitina apresenta função estrutural na parede celular dos fungos.

Lipídios

Os lipídios são substâncias cuja principal característica são a insolubilidade em água. Entre os mais conhecidos estão os óleos e gorduras. Os lipídios causam muita preocupação nas pessoas por estarem associados a doenças vasculares – devido ao excesso de colesterol no sangue.

Mas os lipídios são vilões? Os lipídios exercem diversas funções muito importantes para os seres vivos.  Além de serem ótimas fontes de reserva energética, essas moléculas apresentam outras funções como isolante térmico em seres que vivem em regiões muito frias, além disso, depósito corporal de gordura pode favorecer a flutuação de animais aquáticos, uma vez que os lipídios são menos densos que a água.

Vamos conhecer um pouquinho mais sobre essas substâncias?

Os principais tipos de lipídios são os fosfolipídios, as ceras, os esteroides e triglicerídeos (óleos e gorduras).

Banner geral

Fosfolipídios

São formados por um glicerídeo combinado com um grupo fosfato.  Esse tipo de lipídio compõe a membrana plasmática e a bainha de mielina – presente nos axônios dos neurônios – são compostos por esfingomielina, um fosfolipídio.

Ceras

São compostas por uma molécula de álcool unida a uma ou mais de uma molécula de ácido graxo. As ceras são altamente insolúveis. Esses lipídios são encontrados em folhas – impedindo a perda de água em animais, como revestimento corporal  de certos insetos. Nas colmeias produzidas pelas abelhas há grande quantidade de cera.

Esteroides

São feitos por quatro anéis de carbono interligados. Podemos encontrar esteroides na constituição de sais biliares, hormônios sexuais (estrógeno, progesterona e testosterona). O colesterol é um tipo de esteroide bem conhecido por estar associado à doenças cardiovasculares, mas ele é um dos componentes das membranas das nossas células.

Triglicerídeos

São constituídos por ácidos graxos e glicerol. São os óleos e gorduras, um exemplo é a nossa reserva energética e quando não utilizado esse tipo de lipídio é armazenado no tecido adiposo.

Com essas informações, ficará mais fácil resolver questões sobre esse tema. Reveja na nossa videoaula alguns conceitos que podem te ajudar a se aprofundar nesse assunto!

Estude para o vestibular com o Kuadro

O Kuadro já ajudou diversos alunos a conquistarem sua aprovação em universidades públicas.

Conheça o nosso cursinho online focado em Medicina.

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF