Cinco filmes sobre Segunda Guerra Mundial

Está pensando em ver um filminho para relaxar um pouco da pressão dos vestibulares? Então, temos uma proposta para você: que tal juntar o útil ao agradável e aprender um pouco sobre História?

Já citamos aqui séries do Netflix que vão ajudar você aprender sobre História. Agora vamos citar filmes que vão te ensinar sobre um dos períodos mais importantes da História Moderna mundial.

A segunda guerra mundial foi uma das maiores fontes de produções audiovisuais de Hollywood. Aqui listamos cinco dos melhores filmes que vão dar um impulso nos seus estudos.

A Lista de Schindler (1993)

É o filme mais premiado dessa lista, levando 7 oscars, incluindo melhor filme e melhor diretor para Steven Spielberg. Ele é baseado no romance Schindler’s Ark, de Thomas Keneally.

A história gira em torno de Oskar Schindler. Oskar foi um empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto ao empregá-los em sua fábrica.

A Queda! – As últimas horas de hitler (2004)

O único filme não norte-americano a entrar para essa lista. A obra alemã foi dirigida por Oliver Hirschbiegel e concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2004.

O foco está nos últimos 10 dias de Hitler em 1945 enquanto ele estava entocado no seu bunker. O roteiro é baseado nos livros escritos pelo historiador Joachim Fest, pela secretária pessoal de Hitler, Traudl Junge, por Gerhardt Boldt, Ernst Günther Schenck e Siegfried Knappe. Os três últimos serviram na segunda guerra mundial.

Dunkirk (2017)

O filme mais recente dessa lista foi lançado ano passado pelo diretor Christopher Nolan. Ele conta uma passagem que normalmente é deixada de lado quando se fala em Segunda Guerra: o resgate de mais de 400 mil soldados ilhados nas praias de Dunkirk, na França.

A idéia de Nolan é dividir um filme em três partes: ações feitas no ar, no mar e na terra. Assim, ele usa nessas três perspectivas o menor número de diálogos possível.

Cartas de Iwo Jima (2006)

Cartas de Iwo Jima é um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos. Em um projeto audacioso de Clint Eastwood, junto com outro filme (A conquista da honra, o próximo dessa lista), conta a história de uma das mais importantes batalhas da Segunda Guerra Mundial.

Nesta produção, o relato é feito do lado dos japoneses. Inclusive o filme é quase todo filmado em japonês, embora tenha sido feito por uma produtora norte-americana.

A conquista da honra (2006)

O outro lado da moeda, o dos americanos, é contado nesse filme. Clint, neste caso, usa uma narrativa diferente. Não focando tanto no conflito em si, ele explora o pós-guerra e o que ele traz para os soldados.

Ele conta o entorno da história dos três soldados que ergueram a bandeira no território japonês. Na época, essa ação foi usada como uma grande propaganda para levantar a moral do povo norte-americano e trazer esforço para a guerra.

Curtiu a lista? Adicionaria mais algum? Deixa nos comentários.

Se tiver interesse em mais dicas desse tipo, continue acompanhando as postagens do nosso Blog.

O Heitor é Jornalista e redator especialista em web. Escreve sobre curiosidades e assuntos gerais para tirar dúvidas dos nossos alunos e leitores. Se tiver aluma sugestão de tema, ou dúvida, é só deixar nos comentários!

Blog Kuadro