Como aproveitar ao máximo os simulados de provas?

Uma das estratégias mais importantes para quem deseja fazer um concurso é fazer o simulado da prova. Isso vale principalmente para quem irá prestar um vestibular em breve e quer se sair bem.
Por meio do simulado, os estudantes podem verificar quais conteúdos eles devem ter mais atenção na hora do estudo. Além disso, esse tipo de teste ajuda a administrar melhor o tempo — fator que pode fazer muita diferença no dia do exame. Saiba como tirar melhor proveito dos simulados!

Quando fazer o simulado

É importante realizar o simulado da prova quando já se tem uma base do conteúdo. Porém, o estudante não deve deixar isso para a última hora. No primeiro trimestre de estudos, já é possível agendar um dia para fazer o teste anterior.
Para aproveitar melhor o simulado do vestibular, é recomendável que o indivíduo tire um dia apenas para fazê-lo. Ou seja, vale mais a pena estar com a mente descansada do que repleta de conteúdo recém-aprendido. Portanto, você deve separar o dia para os estudos do dia para realizar os exercícios.

Tempo

Quantas horas tem a prova que você irá realizar? 4h, 5h? Independentemente do número de questões que você tenha para resolver, elas devem ser feitas dentro desse limite de tempo.
Afinal, o objetivo do simulado é servir de amostra dos conteúdos que irá encarar, assim como das condições. Talvez no começo, você sinta dificuldades de fazer toda a prova em tão pouco tempo. Porém, conforme for se testando e estudando, isso ficará mais fácil e se tornará uma habilidade importante para o dia do exame de verdade.
Lembre-se também que, além de responder as questões, você deverá preenchê-las no gabarito. Portanto, ainda que você tenha 4h para fazer a prova, na prática, o seu tempo máximo de resolução é de 3h30 — considerando meia hora para o gabarito.
Durante o simulado, considere fazer a prova em meia hora a menos. Assim, você estará tendo uma amostra mais real das condições que terá no dia do seu concurso.

Condições da prova

Se é importante fazer o teste no mesmo tempo que terá na prova, também é importante simular as demais condições, certo? Sendo assim, prefira realizar o simulado em um local tranquilo, onde não haja distrações, como pessoas passando e televisão ligada.
Providencie os materiais que você irá levar no dia da prova. Isso inclui separar uma caneta esferográfica, um lanche e uma garrafa d’água, por exemplo. Também é importante levar em consideração que o simulado não pode ter interrupções.
Você deve se programar para fazer a prova de uma só vez — da mesma forma que acontecerá no vestibular. Então, de nada adianta separar apenas 2 horas para tentar realizar uma prova de 5h e deixar diversas questões em branco. Isso não será efetivo para a sua preparação.
Fazer o simulado do vestibular vale a pena, mas desde que ele seja feito de maneira adequada. Você deve manter o foco e fazer o teste com a mesma seriedade que irá fazer o concurso.

O que fazer com o resultado

Depois de fazer o simulado, é chegada a hora de conferir o resultado. Tanto os acertos quanto os erros são importantes para a sua jornada de estudo e têm muito a ensinar a você.
Além de anotar o número geral de acertos, faça uma divisão do aproveitamento por matérias. Por exemplo: há 10 questões de português e você acertou 8, mas há 10 questões de matemática e você acertou apenas 3. Por que existe essa diferença? Será que vale a pena fazer reforçar o estudo e fazer alguns simulados de matemática para vestibular?
Nas matérias com maior número de acertos, você deve se dedicar para fazer revisões e não se esquecer dos conteúdos aprendidos. Por outro lado, nas matérias em que tem mais dificuldades, vale a pena reforçar o estudo da parte teórica, antes de partir para a resolução de exercícios.
É importante ter em mente que os concursos e vestibulares costumam seguir um padrão e repetir estilos de questões. Então, algo que caiu há alguns anos pode ser pedido novamente. Nesse sentido, quem costuma fazer simulados sai na frente da concorrência, pois sabe resolver um grande número de exercícios.
Quer chegar mais preparado no seu vestibular? Faça o cursinho on-line do Kuadro. Além de conteúdos teóricos, nós também disponibilizamos simulados de provas. Aproveite e utilize todas as nossas ferramentas para estudar melhor!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF