Chat with us, powered by LiveChat

Como as mutações podem causar o câncer?

Atualmente, o câncer é uma das doenças que mais causa a morte no mundo, embora seja uma doença assustadora. Em muitos casos, se descoberta precocemente, pode ser tratada e curada. No nosso texto de hoje vamos falar um pouquinho sobre essa doença. Então vamos começar com uma pergunta:

O que é o câncer?

Câncer é o nome que se dá a mais de cem doenças que apresentam como característica comum o crescimento desorganizado – que é chamado de maligno – de células que invadem os tecidos e órgãos e podem espalhar-se para outras regiões do corpo. Quando o câncer se espalha para outras partes do corpo, dizemos que a doença está em metástase. 

O grande problema está no fato de que em geral, essas células se multiplicam rapidamente e tendem a ser muito agressivas e difíceis de serem controladas, o que causa a formação de tumores – um tumor é gerado pelo acúmulo de células cancerígenas ou seja, a mitose dessas células está desordenada e gera esse acúmulo. Há também o tumor benigno, que é uma massa de células que se multiplicam lentamente e são parecidas com seu tecido original, raramente são um risco de vida para o paciente.

O que causa o câncer?

Existem várias causas para o câncer , elas podem ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas estão relacionadas ao meio ambiente em que a pessoa vive, além disso os hábitos ou costumes sociais e culturais podem ter influencia no desenvolvimento de um câncer. As causas internas estão, em sua maioria, relacionadas a características genéticas pré-determinadas.

De todos os casos, a maioria (cerca de 80%) dos cânceres está associada a fatores ambientais. Alguns desses fatores são bem conhecidos: o cigarro, a exposição excessiva ao sol, e alguns vírus podem ser responsáveis pelo surgimento de um câncer. Acredita-se que até mesmo substâncias contidas em alimentos – como corantes e muitos conservantes – estejam relacionados com o desenvolvimento de câncer. Essas substâncias podem induzir o surgimento de mutações que podem causar o descontrole na mitose dessas células.

Como as mutações se relacionam ao desenvolvimento de um câncer?

O câncer é o resultado de diversas mutações que acometem muitas células. Mas o que seria causa para essas mutações? Acredita-se que essas mutações sejam causadas por fatores ambientais e hereditários. Porém, foi publicado um estudo na revista Science que apresentou um outra fonte para estas mutações, seriam erros que podem acontecer aleatoriamente durante a formação de novas fitas de DNA. Dessa forma, esse terceiro fator seria relacionado a algum erro que ocorre ao acaso durante a replicação do DNA.  Segundo os estudos publicados, essas mutações aleatórias teriam uma influencia maior no surgimento de um câncer do que fatores ambientais e genéticos.

Apesar do estudo apontar que o câncer poderia surgir ao acaso, é muito importante salientar que hábitos saudáveis na alimentação, assim como a prática de exercícios físicos e a realização de exames preventivos são muito importantes respectivamente para a prevenção e detecção precoce da doença. 

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o câncer, vamos relembrar um pouco do que são as mutações! Clique AQUI e reveja esse assunto!

Bons estudos e conte com a gente!!!!

A Carla é formada em Biologia pela UNICAMP. Ela é professora do Kuadro e pode ser vista em várias das nossas aulas ao vivo. Quer saber mais sobre a matéria? Deixe sua pergunta nos comentários.

Blog Kuadro