Redação: Como escrever um texto narrativo?

A maioria dos vestibulares opta pela dissertação argumentativa nas propostas de redação, porém outros tipos textuais podem ser cobrados, como a narrativa.

Então, para te ajudar a entender um pouco mais sobre esse gênero, organizamos algumas dicas e pontos importantes a serem considerados na hora de produzir o seu texto.

O que é um texto narrativo?

A narrativa é um gênero textual que permite recriar a realidade com base em fatos e ações que giram em torno de um núcleo de indivíduos (personagens).

Nós podemos encontrar diversos exemplos de textos narrativos na literatura brasileira. Lembra daquelas obras obrigatórias para o vestibular? Como Capitães da Areia, O Cortiço, Iracema e muitas outras: são textos narrativos!

Como planejar um texto narrativo?

Para planejar um texto narrativo é necessário definir os elementos fundamentais da narrativa, como:

Tempo

Defina qual será a demarcação de tempo em que a narrativa vai acontecer. O tempo pode ser cronológico, ou seja, definido por um período real de horas, dias, meses e etc; ou psicológico, no qual o leitor consegue identificar que há intervalos temporais, como em fatos que narram os pensamentos dos personagens, e não fica evidente o tempo de duração desses pensamentos.

Espaço

Deve ser definido logo na introdução do texto, pois o leitor precisa saber onde a narrativa acontece, facilitando a compreensão do texto.

Enredo

É a sucessão de fatos e ações que constituem a narrativa, e tem como obrigatoriedade um começo, meio e fim.

Banner geral

Narrador

O narrador é  a parte essencial da narração, é quem de fato conta a história narrada. O narrador pode ser:

  • Narrador-Personagem: Narra e participa da história, assumindo o papel de narrador e de personagem. Nesse caso, a narração acontece sempre em primeira pessoa.
  • Narrador-Observador: Narra a história de forma externa, observando e relatando os fatos sem interferir nas ações. Nesse caso, a narração acontece em terceira pessoa.
  • Narrador-Onisciente: Narra a história do ponto de vista interno e externo dos personagens, estando presente em todos os momentos da narrativa, até mesmo em pensamentos. É um narrador onipresente.

Personagem

São os indivíduos que participam das ações citadas pelo narrador. São divididos entre um núcleo principal e um núcleo secundário, sendo os personagens principais chamados de protagonistas.

Após definir tais elementos, você deve estruturar a sua narrativa a partir das seguintes fases:

Introdução: Na introdução é necessário deixar evidente os elementos de tempo, espaço e personagem. Iniciando o leitor ao desenvolvimento do seu texto e contando um fato que levará ao desenvolvimento da narração.

Desenvolvimento: Nesta etapa, conhecida como trama, a narração ganha detalhes. Os fatos narrados geram conflitos e direcionam a história ao seu clímax.

Clímax: Chegamos ao ápice da história. É onde a narração atinge seu ponto principal, e as ações dos personagens a levarão a um desfecho.

Conclusão: Nesta fase ocorre o desfecho da história, o desenlace. É quando tudo o que aconteceu durante o desenvolvimento e clímax passa a ser resolvido, encaminhando a história para o seu final.

Agora que nós já sabemos sobre a estrutura da narrativa e como planejar nosso texto, vamos às dicas!

#Dica 1

É natural ter dúvidas na hora de escrever o seu texto, mas tem um jeitinho de saber se a sua redação completou os elementos da narrativa. Você pode fazer algumas perguntas e analisar se o texto traz as respostas às elas. Como:

  • Quando aconteceu? (tempo)
  • Quem estava presente? (personagens)
  • Onde os personagens estavam? (espaço)
  • O que aconteceu? (enredo/introdução)
  • Como isso aconteceu? (desenvolvimento e conclusão)

Se você tiver respostas para todas essas perguntas, muito bem! Aliás, você pode utilizar essas perguntas como parte do seu planejamento antes de iniciar a escrita do texto. Assim, você já terá definido os principais elementos e acontecimentos da história e aí fica até mais fácil de desenvolver a sua narrativa. =)

#Dica 2

Antes de começar qualquer redação, independente do gênero textual, atente-se a proposta do vestibular, veja quais os requisitos necessários para a produção do texto e quais as obrigatoriedades para ele, leia também os textos de apoio que acompanham a proposta, isso vai te ajudar a desenvolver a redação mais facilmente. Após analisar tudo isso com bastante cuidado, comece seu planejamento.

Ficou interessado em saber mais sobre esse gênero textual? Dê uma olhada nessa aula da professora Gianne e veja mais sobre essa modalidade de redação!

Quer ficar fera em português e literatura para arrasar no seu vestibular? Clique aqui para conferir nosso curso preparatório com foco no ENEM!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF