Como estudar para o Enem sozinho

Como estudar em casa

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior brasileiro. Ele serve tanto para faculdades públicas, por meio do SiSU, como para faculdades pagas, pelo ProUNI. Por isso, grande parte dos estudantes começa a se preparar com antecedência. Mas você já se perguntou como estudar para o vestibular em casa?

Sim, isso é possível. Não é apenas o cursinho que define se o aluno vai ser aprovado ou não. Existem outros fatores, como o foco que cada um dedica para os estudos.

Embora um cursinho ajude a encurtar o caminho a percorrer, apenas ele não garante a aprovação do estudante. Aliás, é possível até passar no Enem sem necessariamente frequentar um curso tradicional. Saiba mais!

Dedique uma parte do dia para estudar para o vestibular

Mesmo que você não tenha um compromisso de ir sempre ao cursinho, o estudo deve acontecer da mesma forma. Por isso, é importante dedicar um período do dia fixo para que você estude.

Definir muito bem isso vai te ajudar a se programar e organizar para conseguir concluir os conteúdos cobrados. Além disso, você terá espaço para descansar e fazer as outras atividades do seu dia a dia.

Analise muito bem o edital dos vestibulares

Todos os processos seletivos oferecem um edital que explica muito bem o conteúdo programático daquele vestibular. Foque naquilo que será cobrado e esqueça o resto para não perder tempo.

Refaça provas dos anos anteriores

Uma boa maneira de conhecer o processo seletivo que irá prestar é refazer a prova dos anos anteriores. Assim, você consegue conferir se o tempo de estudo está sendo bem utilizado.

Além disso, ao refazer os exames passados, é possível observar quais matérias são mais complexas e, por isso, merecem maior atenção. Teste-se sempre e não tenha medo de errar. Quanto mais você tiver preparado para prova que irá fazer, mais fácil será para resolvê-la.

Priorize as disciplinas com menor aptidão

Refazendo as provas dos anos anteriores, você irá identificar as disciplinas que tem mais problemas. Foque nessas matérias e supere suas dificuldades. Assim, obterá uma bagagem mais completa até chegar o dia do vestibular.

Esforce-se também para ir bem nas disciplinas que fogem do estilo do curso prestado. Se você vai escolher a área de humanas, tente ir bem em exatas. Afinal, quem presta vestibular de humanas tende a ir bem nessas ciências e deixar de lado as outras. Pode ser o seu diferencial!

Faça bom uso da internet

Hoje em dia, o conhecimento não está disseminado apenas por meio de livros. A internet é uma ferramenta muito útil se você quer se informar e estudar – não serve apenas para games ou ver séries, hein?

Um bom exemplo é o nosso blog. Aqui você encontra dicas de como passar nos diversos vestibulares. Além dele, existem diversas outras fontes de informação.

Mas cuidado! Nem tudo que existe na internet é verdade. Muito rumores, boatos e fake news estão espalhados pela rede. Sempre investigue e analise bem para ver se o material é de qualidade.

Para aprender ainda mais rápido, clique aqui e baixe o E-book gratuito do Método Kuadro de Aprovação! Método responsável por mais de 2000 aprovações apenas em 2020

Treine a escrita

Tão importante quanto ir bem na prova objetiva, é obter uma alta pontuação na redação. A parte discursiva pode até definir se um candidato entra ou não no curso desejado.

Por isso, vale a pena dedicar parte dos estudos para treinar a escrita. Nesse sentido, há alguns pontos que devem fazer parte da sua preparação. Confira:

  • acompanhar o noticiário, seja pela televisão, jornal ou internet. É fundamental que o estudante esteja informado sobre os mais variados assuntos para ter mais argumentos ao escrever;
  • ler bastante. Além dos conteúdos que já são obrigatório, é importante dedicar algum tempo para estudar a estrutura dos textos. Nesse aspecto, é interessante também ler as redações que obtiveram nota máxima e observar como elas foram escritas;
  • informar-se sobre os critérios cobrados. Afinal, o que o vestibular leva em consideração na hora de corrigir as redações? O candidato precisa ir para o exame sabendo como será cobrado, para que possa dar o melhor nesses aspectos.
  • escrever. Busque temas de redações anteriores e elabore pelo menos uma por semana. Conforme os meses forem passando, tire alguns minutos para reler os textos anteriores e observar no que melhorou — e no que ainda pode melhorar.

Relaxe, se quiser passar no vestibular

Foco e esforço no estudo são importantes para passar no vestibular. Mas tome cuidado para não surtar! Relaxar e sair com os amigos não é apenas recomendável, como essencial para que você consiga ir bem nos exames.
O lazer e o descanso ajudam a distrair um pouco a mente e afastar o nervosismo. Afinal, de nada adianta estar afiado na matéria, se no dia do exame o candidato simplesmente “travar”.

Para aprender ainda mais rápido, clique aqui e baixe o E-book gratuito do Método Kuadro de Aprovação! Método responsável por mais de 2000 aprovações apenas em 2020

O Heitor é Jornalista e redator especialista em web. Escreve sobre curiosidades e assuntos gerais para tirar dúvidas dos nossos alunos e leitores. Se tiver aluma sugestão de tema, ou dúvida, é só deixar nos comentários!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Kuadro