sombra

Como Garantir uma Vaga na USP?

A USP — Universidade de São Paulo — é o grande sonho de aprovação da maior parte dos vestibulandos de nosso país. A Universidade é considerada a melhor do Brasil e também está entre as melhores da América Latina em matéria de qualidade de ensino, pesquisa, avanço e internacionalização, segundo o MEC e o Ranking Universitário da Folha. São quase 200 opções diferentes de cursos universitários oferecidos todos os anos.

A prova que determina o ingresso dos vestibulando na Universidade de São Paulo é a Fuvest, considerada uma das provas (juntamente com o vestibular da Unicamp) que dita tendências em matérias de conteúdos cobrados e disciplinas pretendidas.

Como funciona o ingresso na USP?

Para realizar o sonho de ingressar na USP é preciso se inscrever na Fuvest — Fundação Universitária para o Vestibular. O primeiro passo é a inscrição que acontece, normalmente, durante o mês de agosto do ano em que a prova será prestada.

A Fuvest é conhecida por ser uma prova que cobra do aluno o conhecimento profundo dos conteúdos. Ela é dividida em duas fases. A primeira conta com questões em formato de teste e uma redação. Já a segunda conta com questões divididas entre disciplinas gerais e específicas. As questões específicas são as de matérias relacionadas ao curso escolhido

Uma das especificações da prova são as leituras obrigatórias. A USP determina que os alunos precisam ter amplo conhecimento das obras tanto na primeira, quanto na segunda fase. Alguns dos livros são trocados com certa frequência, outros permanecem durante anos devido a sua importância histórica.

A lista para o vestibular de 2019 da Fuvest é:

Afinal, como garantir minha vaga na USP?

A realidade é que não existe uma fórmula pronta para quem está buscando a aprovação na USP, mas seguindo nossas dicas fica muito mais fácil. É preciso dedicar-se aos estudos e não desanimar!

Desenvolva um cronograma de estudos e execute-o ao pé da letra. Garanta que passará por todos os conteúdos cobrados durante seu ano de estudos e faça revisões sempre, estabelecendo metas.

Conheça algumas histórias de aprovação de alunos que foram aprovados na USP!

O que você achou?