Você sabe o que é procrastinação? Você sabe por quê isso atrapalha os seus estudos? Se você não tem ideia do que estamos falando, fique atento ao nosso tema de hoje “Como não procrastinar”. Você vai entender melhor o que é procrastinação, como não procrastinar e seguir sem prejudicar os seus estudos. 

Infelizmente, hoje, o que mais temos visto são pessoas procrastinando quase tudo em suas vidas, inclusive os estudos. Ou seja, as pessoas estão deixando de fazer algo, por preguiça ou até mesmo por desânimo e falta de incentivo. Se isso está acontecendo com você, não desanime, veja nossas dicas e informações a seguir, e veja como não procrastinar

O que é procrastinação? 

A procrastinação é quando uma pessoa adia uma tarefa que precisa ser realizada. É quando ela vai deixando para depois ou para outro dia. É quando você tem plena consciência que precisa realizar uma tarefa, mas não consegue realizá-la. 

O cérebro humano sempre dá preferência para atos que levam a recompensa imediata e, por esse motivo, ele procura deixar para depois as tarefas menos importantes. 

Existem algumas razões pelas quais alguns lidam diariamente com a procrastinação, que são fatores como: a genética e tarefas desagradáveis de serem realizadas, nesses casos é difícil dizer como não procrastinar. 

Esses dois fatores são os principais motivos para muitos brasileiros procrastinarem as suas tarefas diárias. Mas é importante saber que a procrastinação pode ser algo consciente, que a pessoa pratica porque quer, ou pode ser um ato inconsciente. Isso mesmo, sem perceber você pode estar deixando as coisas para depois. Mas por quê ela é tão ruim? 

Porque a procrastinação é a maior vilã da produtividade. A produtividade cai quando você começa a deixar as coisas para depois. E isso prejudica o seu desempenho no trabalho e principalmente nos seus estudos. Se você está estudando para um concurso, ou uma prova importante, você pode se dar mal se começar a procrastinar os seus estudos. 

Mas, como não procrastinar? Vamos ver a seguir. 

O que fazer para não procrastinar? 

Estamos passando atualmente por uma situação muito desafiadora, que é esse período de quarentena. Nossas rotinas foram alteradas e, por isso, a procrastinação tem se tornado muito comum em nossas vidas. 

Se você é estudante e percebeu que está procrastinando os seus estudos, você precisa tomar medidas práticas para não prejudicar o seu desenvolvimento e atrasar os seus estudos. 

Mas como evitar a procrastinação? Seguindo alguns passos simples, veja quais são eles: 

1 – Tenha um local apropriado para os estudos 

Essa dica é importante tanto agora nessa época de quarentena, para evitar a procrastinação, quanto em épocas normais. Ter um local apropriado e separado para os estudos é muito importante. 

Separe um espaço só seu para que você possa se concentrar e ficar longe de barulhos e outras distrações. Esse local deve ser arejado e confortável. Ele não precisa ser grande e todo equipado, ele precisa ser apropriado para que você possa deixar todos os seus materiais sempre à mão. 

Isso vai ajudar a evitar a procrastinação, pois, você não ficará com preguiça de preparar todos os materiais para o estudo, eles já estarão ali à vista. 

2 – Fique indisponível para a família

O que isso significa? Deixe claro para todos os da casa que você está ocupado naquele momento com os seus estudos. Você não está disponível para as tarefas domésticas e nem para ajudar algum familiar com tarefas diárias. 

Aquele tempo que você separou é exclusivo para os estudos. Por isso, avise todos que você está na casa apenas para estudar. 

3 – Separe um horário específico para os estudos 

Separe um horário específico para os seus estudos. Para que você evite a procrastinação, você deve ter um horário certo para os estudos. Nesse horário pare tudo e estude. 

Se você fazia um cursinho presencial, separe aquele horário que você ia até a escola e estude em casa. 

É importante além de um horário específico, você ter também um dia programado, ou se possível estude todos os dias, em horários específicos. Isso vai fazer com que o seu cérebro entenda que essa é a sua nova rotina, e a procrastinação vai ficar de lado. 

Isso é muito importante, porque nesse período de quarentena é normal sentimos preguiça e vontade de assistir aquele filminho em dias de chuva. Mas se você fizer dos estudos uma rotina, você não vai procrastinar e não vai atrasar os seus estudos. 

4 – Mude sua forma de pensar 

A procrastinação está diretamente relacionada com a nossa mente. Precisamos mudar a nossa forma de pensar. Devemos colocar na mente que tudo isso vai passar, a quarentena vai passar. 

E aqueles que mantiveram a rotina de estudos vão se sair melhor do que os que procrastinaram. Se você precisa passar nas provas do vestibular, você precisa evitar a procrastinação. 

Coloque essas dicas em prática e tenha uma excelente rotina de estudos! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *