Chat with us, powered by LiveChat
Descubra Como Estudar de Forma Eficaz

Descubra Como Estudar de Forma Eficaz

Muitos vestibulandos sonham em encontrar um verdadeira receita de bolo para seus estudos, mas a verdade é que não existe uma fórmula certeira para saber como estudar de forma eficaz. Cada pessoa tem características e perfis únicos. É preciso tentar compreender qual a melhor maneira para cada uma delas absorver conhecimento.

É claro que existem algumas boas dicas que você pode aplicar para tornar o processo mais eficaz, e é isso que o Kuadro preparou para você hoje.

Crie um cronograma de estudos

Se existe uma dica unânime para estudar melhor, é criar um cronograma de estudos. Defina quantas horas de seu dia serão destinadas aos estudos e divida esse tempo de acordo com a quantidade de matérias que precisam ser vistas. Além disso, também é importante levar em consideração a sua dificuldade em relação aos conteúdos.

Uma boa tática é não estudar matérias semelhantes sucessivamente, mas fazer trocas. Por exemplo, se você estava estudando Literatura, opte por Matemática, Física ou até mesmo Biologia, como a próxima a ser estudada. Escolha áreas diferentes do conhecimento, dessa forma seu cérebro não se cansa e você não mistura os conteúdos aprendidos.

Faça pausas

Engana-se quem pensa que a melhor maneira de estudar é ler e fazer exercícios de maneira ininterrupta por horas a fio. Robert Bjork, pesquisador do departamento de Psicologia da University of California (UCLA), nos Estados Unidos, aponta que fazer pausas entre as sessões de estudo ajuda na memorização em longo prazo. Mas nada de fazer pausas muito compridas! Estabeleça um tempo médio e cumpra-o. Nem mais, nem menos.

Faça resumos e fichas

Resumir os assuntos é importante para fixar o que está sendo estudado. Porém, vale lembrar que fazê-los à mão é o que conta! Deixe de lado o computador e pegue lápis e caneta. Além de fazer resumos mais completos, vale também criar fichas pontuais — elas podem te ajudar bastante na época de revisões!

Durma bem durante a noite

De nada adianta saber como estudar se você não descansar o suficiente para dar um respiro ao seu cérebro. Uma boa noite de sono é garantia de qualidade de vida e também de saúde! É muito mais difícil prestar atenção e manter a concentração durante o dia sem ter pelo menos oito horas de sono.

Gostou de saber como estudar de forma eficaz?

Se a resposta é sim e se gostou de saber como estudar melhor, está com sorte! O blog do Kuadro conta com conteúdos ricos como este para você tornar seu processo de aprendizado ainda mais eficaz. Confira!

Blog Kuadro