Chat with us, powered by LiveChat
Ecologia no enem

O que cai de Ecologia no ENEM?

Temas em Ecologia para você mandar bem no Enem

Se você é nosso aluno, já percebeu que durante as aulas ao vivo nós falamos muito da importância da Ecologia no Enem. Muitas listas que resolvemos em aula apresentam uma grande quantidade de questões que foram cobradas nessa avaliação.

Essa quantidade de questões nas nossas aulas não é por acaso, quase metade das questões que são cobradas na prova de Biologia do Enem são relacionadas ao tema Ecologia. Por ser um assunto muito cobrado é fundamental que você fique ligado nos temas que poderão aparecer na sua prova esse ano.

Abaixo, nós selecionamos para você alguns tópicos que você precisa saber para se dar muito bem no Enem:

Preservação ambiental:

Nos últimos anos, esse foi um assunto muito cobrado no Enem. A relação do ser humano com os impactos ambientais pode estar presente de diversas formas nas questões, principalmente envolvendo acontecimentos da atualidade.

É importante que você saiba que no ano passado, houve crescimento de 30% no desmatamento da floresta Amazônica, esse foi o pior resultado observado desde o ano de 2008, segundo dados do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.

Há alguns fatores que contribuíram para esse aumento: a retirada de árvores para a pastagem, a exploração ilegal de madeira, assim como a falta de investimentos públicos para fiscalização e combate do corte ilegal da floresta.

Cadeias e teias alimentares:

Esse é outro tema muito recorrente na prova de Ecologia do Enem. Entender a dinâmica do fluxo de energia pelos seres vivos é fundamental.

Lembre-se que cadeia alimentar é um esquema linear, no qual a energia flui através dos diferentes níveis tróficos, sua base é sempre composta pelos produtores – seres autótrofos.  As teias alimentares são formadas por várias cadeias interligadas.

De acordo com a posição em que ocupam nesses sistemas, os seres podem ser classificados em produtores, consumidores e decompositores.

Ecologia no Enem

Relações Ecológicas

Outra oportunidade para conseguir uns pontinhos na prova de Biologia é compreender sobre as relações entre os seres vivos. Por exemplo: elas podem ser interespecíficas – entre indivíduos de espécies diferentes ou intraespecíficas – entre seres da mesma espécie.

Na prova, é comum aparecer relações harmônicas (em que não há prejuízo para os envolvidos) como mutualismo, protocooperação e comensalismo.  As relações desarmônicas (em que há seres prejudicados) também costumam ser cobradas no Enem, por exemplo: predação, parasitismo e competição.

ecologia no enem

Atualidades

O Enem também adora colocar em suas questões de Ecologia temas atuais, muitas vezes relacionados aos assuntos já citados aqui.  É importante que você leia ou assista jornais, para que esteja sempre atualizado.

Um assunto cobrado com frequência ultimamente nas provas de Biologia, são as doenças transmitidas por mosquitos – principalmente pelo Aedes aegypt. No ano passado, milhares de pessoas foram contaminas pelo vírus Zika (relacionado com o nascimento de crianças com microcefalia).  Recentemente, a Fiocruz Pernambuco, publicou que pernilongo comum – Culex quinquefasciatus – também pode transmitir esse vírus para seres humanos.

Com essas dicas e com as nossas aulas, temos certeza que você conseguirá direcionar seus estudos e ficará mais fácil acertar mais questões no Enem! Leia e esteja sempre bem informado! Bons estudos e conte com a gente! Fique agora com uma aula sobre o tema:

A Carla é formada em Biologia pela UNICAMP. Ela é professora do Kuadro e pode ser vista em várias das nossas aulas ao vivo. Quer saber mais sobre a matéria? Deixe sua pergunta nos comentários.

Blog Kuadro