Espanhol no ENEM: Saiba mais sobre a prova

Existem algumas questões baseadas na língua estrangeira que caem no ENEM – Exame Nacional do Ensono Médio. Por isso, muitos perdem o sono só de pensar em responder questões em um idioma diferente.
O interessante é que o estudante pode optar no momento da inscrição do ENEM, em qual idioma deseja as questões da prova.
São duas opções: Inglês ou Espanhol no ENEM. É muito importante escolher bem qual o seu idioma preferido, para depois não ocorrer um certo arrependimento.
Se você escolheu ter Espanhol no ENEM, fique atento as dicas que os profissionais aqui da Kuadro, preparam para você se sair bem nos estudos e também no exame. 

O Kuadro já teve mais de 700 aprovações nos vestibulares em 2018 e 2019. Conheça nossos cursos!

Como é a prova de Espanhol no ENEM? 

A prova de Espanhol no ENEM, é aplicada aos alunos no segundo dia do exame. São 5 questões de espanhol e ela está entre as 45 questões de Códigos, Linguagens e suas Tecnologias.
A maioria das questões de Espanhol no ENEM, estão lá para avaliar a capacidade de interpretação e a leitura do texto. 

O que o ENEM cobra em Espanhol? 

Se você pretende participar do exame, saiba o que o ENEM vai cobrar de cada participante:  

  • Que o participante saiba fazer a associação de palavras e expressões ao tema da questão apresentada;
  • Que o participante tenha conhecimento sobre tecnologias, informações e culturas estrangeiras; 
  • Que o participante conheça as estruturas linguísticas, seu uso social e sua função;
  • E que o participante saiba da importância que a cultura estrangeira tem e também da diversidade linguística que ela traz. 

Ou seja, o ENEM espera que os participantes da prova, entendam a questão e responda a todas elas de forma correta e coerente. Por isso, não adianta decorar as regras gramaticais e nem decorar palavras em espanhol. Foque na interpretação de textos – (vamos falar sobre isso com detalhes, mais abaixo, acompanhe).
Quase todas as questões de Espanhol no ENEM, são elaborados em espécie de textos, e o aluno precisará entender o que se pede. Mas pode ficar sossegado, porque as questões e as opções de resposta, aparecem em português, para facilitar. 

O que estudar para o Espanhol no ENEM? 

Como o destaque maior nas provas de línguas estrangeiras do ENEM, é a interpretação de textos, nossa dica principal é para que você leia muito. Tire tempo nos seus estudos para a leitura.
Material para leitura em espanhol você encontra na internet. E as opções são muitas. Para se sair bem em Espanhol no ENEM, leia revistas de quadrinho como por exemplo, Macanudos ou Mafalda, em espanhol é claro.
Leia textos tirados de um comercial, de obras literárias, ou até mesmo textos jornalísticos.
Estude também os tempos verbais, como utilizar os pronomes, como diferenciar palavras idênticas, e assim por diante. 
Não deixe de estudar sobre a gramatica também, estude os principais campos, como: 

  • Verbos ser, estar e haver;
  • Artigos definidos e indefinidos;
  • Advérbios;
  • Conjunções;
  • Palavras homônimas em espanhol;
  • E os substantivos e os adjetivos. 

Outra maneira de ficar por dentro dos assuntos relacionados a língua espanhola, é por meio de jornais locais. Jornais como El País, da Espanha, Clarín, da Argentina, entre outros.
Os jornais vão te ajudar a obter conhecimento de assuntos variados e atuais. Tudo o que o Espanhol no ENEM pede.
Também procure aumentar o seu vocabulário. Você precisa entender os significados das palavras, para se sair bem. Assim, você terá agilidade na prova e ainda aumentará as suas chances de acertos.
Pode acontecer de caírem questões relacionadas a poemas, letras de músicas e traduções de expressões. Isso é raro, mas fique atento, pois pode acontecer de caírem uma ou duas questões do tipo. 

Então, como se dar bem em Espanhol no ENEM? 

Lembre-se sempre que que as provas em Espanhol no ENEM, são similares em todas as edições anteriores. Elas são apresentadas da seguinte forma:
1 – Enunciado em português;
2 – Material em espanhol, que são eles: textos, quadrinhos, comerciais, entre outros;
3 – Opções de respostas em português. 
Para se dar bem em Espanhol no ENEM, é preciso manter o foco e sempre ficar atento ao enunciado.
Veja na prática como fazer para se dar bem: 

  • Primeiro, leia o enunciado em português, com muita, mas muita atenção;
  • Daí leia o texto em espanhol e localize a resposta solicitada; 
  • Com muita atenção, verifique na lista de alternativas, a melhor alternativas que se adequa a pergunta e marque a resposta. 

Se você tem um objetivo especifico, em cada texto, você encontrará as respostas mais rápido. Isso fará você ganhar tempo no exame. 
Uma dica importante que sempre damos aos nossos alunos aqui da Kuadro, é estudar com muita atenção e com tempo. Não deixe os estudos para a última hora.  
Aproveite essas dicas de como se sair bem em Espanhol no ENEM, para aplicar também a outras matérias da prova. A maioria das matérias vai exigir uma ótima interpretação de textos. 
Desejamos bons estudos e boa prova! 

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF