Dicas para quem vai estudar longe de casa

Dicas para quem vai estudar longe de casa

Ingressar em uma boa universidade é o sonho de qualquer aluno que está prestando está prestando vestibular. O problema é que nem sempre o curso está próximo de casa, muitos estudantes prestam provas para universidades bem distantes de sua casa e ao passar se ficam com muitas dúvidas, já que muitos não sabem onde vão morar, como será sua nova vida. Ficar longe dos amigos e da família, assim como ter que assumir a vida adulta pode causar um pouco de medo. Mas vamos dar algumas dicas que podem acalmar seu coração!

Conheça a cidade 

Uma estratégia para se dar bem em sua nova cidade é conhecer bem o novo território. Pesquise sobre os pontos turísticos da região, locais que você poderá ir para se distrair e se divertir. Também é muito importante conhecer a localização de supermercados, hospitais, delegacias e um pouco sobre a infraestrutura do local para onde você vai… Como é o campus onde está o seu curso é outro ponto que pode ajudar você se acalmar com relação à mudança. Embora não seja muito legal, é necessário saber como é criminalidade na região, ruas e bairros que podem ser perigosos e como é a segurança na região onde estão as moradias universitárias.

Além disso, pesquise como você vai se deslocar até a faculdade. Pesquise também a distância da sua moradia até a universidade, assim como os melhores meios de transporte para chegar até lá. Conhecer um pouco sobre esses detalhes  pode te ajudar na sua nova jornada.

Organize sua mudança

Você já passou, fez a matrícula. Agora sua preocupação é a mudança… Para começar, temos que pensar no lugar que você vai morar! Se você tem condições de pagar um aluguel, existem várias imobiliárias que podem te ajudar a escolher um local para ficar. Você pode entrar em grupos de estudantes em redes sociais e eles podem te ajudar encontrar bons lugares para morar, muitos estarão oferecendo vagas para morar.  Marque para conhecer a casa, olhe as instalações, pergunte como são as pessoas que vivem ali, é importante que você se identifique com os moradores para que você tenha uma estadia harmoniosa.

Mas se você não tem condições para pagar uma moradia, você pode pesquisar sobre auxílios estudantis que muitas universidades oferecem. As universidades públicas oferecem vários programas de auxílio aos estudantes de baixa renda. Antes de ir, entre em contato com a universidade e pesquise como você pode proceder e que documentos precisa levar para se obter a ajuda.  Além da moradia, você pode conseguir isenção em restaurante universitário, auxílio aluguel, bolsa-trabalho entre outros auxílios que vão te ajudar durante o curso.

Outra ponto importante para sua mudança, é a organização de alguns itens básicos para quem vai ficar fora de casa por um bom tempo… Monte uma mala com roupas para frio, guarda – chuva, os medicamentos que você costuma ou precisa tomar, seus equipamentos eletrônicos,  comida e outros itens que você considera indispensáveis.

Vida financeira

É importante cuidar das finanças! A vida de um universitário exige alguns gastos com livros e outros materiais importantes para seu curso. Você pode fazer uma planilha para detalhar seus gastos, isso vai te ajudar a ter controle sobre a forma que seu dinheiro está sendo gasto e assim evitar que você fique em uma situação complicada.

Essas foram algumas dicas para te ajudar nessa nova fase da sua vida! Fique tranquilo, você vai se dar bem! Conte com sua família e amigos para superar a insegurança que pode aparecer nesse momento. Estamos aqui na torcida por você!

A Carla é formada em Biologia pela UNICAMP. Ela é professora do Kuadro e pode ser vista em várias das nossas aulas ao vivo. Quer saber mais sobre a matéria? Deixe sua pergunta nos comentários.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Blog Kuadro