Por que é tão importante cursar faculdade no Brasil

Por Que é Tão Importante Cursar Faculdade no Brasil?

Para muitas pessoas, cursar uma faculdade parece um passo muito distante. Mas, para outras, a faculdade é apenas mais uma etapa a ser concluída. Hoje, no nosso país, fazer o ensino superior ainda é uma conquista que poucos conseguem. Mas, afinal, por que é tão importante cursar faculdade no Brasil? Nós explicamos.

Para o mercado de trabalho é importante cursar faculdade no Brasil?

No mundo hoje, para viver bem é essencial ter um trabalho. Trabalhar te dará recursos financeiros para ter autonomia e qualidade de vida. Existem incontáveis áreas e tipos de trabalho, divididos formalmente entre o primeiro setor (agropecuária e extrativismo), o segundo setor (indústria) e o terceiro setor (prestação de serviços e comércio).

Todos os tipos de trabalho, independentemente da área, são dignos e essenciais para a economia do país hoje. Cada um exige características e conhecimentos específicos.  Mas, para todos os setores, quanto mais conhecimento um funcionário tem, mais “valioso” ele é. Isso porque ele pode utilizar seus saberes para melhorar e desenvolver suas atividades e, consequentemente, ajudar a instituição para a qual ele trabalha.

 

Para o mercado de trabalho é importante cursar faculdade no Brasil

O mercado de trabalho valoriza profissionais com muito conhecimento.

Para quem estuda, a faculdade é a etapa seguinte ao ensino médio. É nela que o estudante vai continuar adquirindo conhecimento, o qual ele pode colocar em prática no seu trabalho. Por essa razão, trabalhadores que cursam uma faculdade costumam ser mais valorizados em suas áreas.

A educação básica no Brasil

Além dessa situação geral do mercado de trabalho, o estágio atual da educação básica no país também contribui para que seja tão importante cursar faculdade no Brasil.

Hoje, a educação pública muitas vezes não dá conta de formar um profissional completo para determinadas áreas. O sucateamento, ou seja, o abandono da educação pública faz com que um profissional que tenha “apenas” o ensino básico não seja tão valorizado, pois pode ficar subentendido que seus conhecimentos sejam limitados.

Lembrando que isso não é uma regra e que pessoas que estudaram até o Ensino Médio não são inferiores a quem fez uma faculdade.

Emprego na área de Educação

Assim como para a maioria das carreiras, para trabalhar como professor também é importante cursar faculdade no Brasil.

Quem deseja dar aulas de disciplinas básicas da educação pública (Matemática, Português, História, Biologia etc) no ensino fundamental e médio precisa cursar uma graduação naquela área do conhecimento no formato de licenciatura.

Para quem deseja ministrar aulas para a Educação Infantil é exigido cursar Pedagogia.

Se a intenção é dar aulas em Universidades, o caminho ainda é um pouco maior: além da graduação é necessário também uma pós-graduação (mestrado e/ou doutorado).

Além do âmbito profissional…

Já deve ter ficado clara a importância do Ensino Superior para ingressar no mercado de trabalho, especialmente na área de Educação. Mas há uma razão especial, desvinculada de carreira e dinheiro, para você fazer faculdade: o conhecimento.

Por que é tão importante cursar faculdade no Brasil

Ao ingressar na Universidade, o aluno tem contato com conhecimentos variados.

A quantidade de assuntos aos quais um universitário tem acesso é imensa. Não à toa as universidades têm esse nome: elas vêm de “universo”. Quando um estudante entra na universidade, seu leque de conhecimentos aumenta muito. Ele estabelece contato com muitos professores e profissionais e tem maior acesso a livros, documentos e conteúdos em outros formatos.

Saber das coisas te torna mais independente. Se você tem conhecimento sobre algo, não depende sempre de outras pessoas para explicá-lo.

Além disso, o ensino superior funciona de maneira muito diferente do médio e do fundamental. O processo de aprendizagem depende mais do aluno do que do professor, o qual representa um papel de “mentor” e não entrega todos os conteúdos de maneira tão didática (como ocorre nas outras etapas da educação).

Nesse processo, o aluno ganha autonomia e aprende a buscar os conhecimentos sem esperar que alguém o entregue  pronto.

Em resumo, o conhecimento é uma ferramenta essencial para que um indivíduo consiga desenvolver suas potencialidades. E fazer uma faculdade te ajudará nesse processo.

Como muito bem afirmou o físico Albert Einstein: “As pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento”.

Gostou desse texto? Continue acompanhando o nosso Blog e curta o canal do Kuadro para mais conteúdos que vão te ajudar!

Jornalista formada pela UNESP e analista de mídias sociais do Kuadro. É responsável por administrar as postagens do Blog, do Facebook, do Instagram e do Twitter. Se tiver sugestões de conteúdo deixe nos comentários!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Kuadro