Poluição atmosférica

Poluição Atmosférica

Neste texto abordaremos a constituição da atmosfera e a presença de outras substâncias nesta camada, caracterizando a poluição atmosférica. Conheceremos os poluentes mais comuns e algumas consequências. Confira!

A atmosfera

O planeta Terra está envolvido por uma camada gasosa chamada atmosfera. A atmosfera é composta principalmente de nitrogênio (78%) e oxigênio (21%).

Outros gases também estão presentes, mas em concentrações bem menores, são eles: monóxido de carbono, ozônio, argônio, óxido e dióxido de nitrogênio entre outros. Adicionalmente temos vapor d água, impurezas como fuligem, poeira e micro-organismos.

Tal constituição formou-se ao longo da História do nosso planeta permitindo a existência de vida. Qualquer que seja a variação nessa composição ou ainda, a adição de outro composto representa riscos aos organismos que aqui vivem.

Poluição atmosférica: Óxidos de carbono e fuligem

O dióxido de carbono (CO2) proveniente da liberação da respiração de plantas e animais, é natural e esperado na atmosfera.

No entanto, a queima de combustíveis fósseis, como gasolina e diesel utilizados em automóveis, aumenta a concentração de dióxido de carbono e ainda produzem o monóxido de carbono e fuligem. Esses três componentes são apontados como os principais responsáveis do efeito estufa.

Poluição atmosférica

Fumaça sendo liberada de fábricas.

Os gases oxigênio e nitrogênio predominantes na atmosfera não absorvem a radiação infravermelha do sol e emitida pela superfície terrestre. Contudo, o dióxido de carbono e monóxido de carbono conseguem absorver essa radiação, não permitindo que essa energia na forma de calor se dissipe.

Em condições de equilíbrio, onde a concentração de CO2 seja adequada, as consequências do efeito estufa são benéficas, mantendo o planeta aquecido e permitindo assim a sobrevivência de todos os seres vivos. O problema ocorre quando a concentração desses compostos aumenta significativamente por ação humana, ocasionando o que chamamos de aquecimento global.

Óxidos de enxofre e óxidos de nitrogênio

Óxidos de enxofre e de nitrogênio são os principais causadores da chuva ácida. O enxofre (S), principal impureza presente nos derivados de petróleo, pode sofrer uma série de reações e formar o ácido sulfúrico (H2SO4).

S + O2 → SO2

2SO2 + O2 → 2SO3

SO3 + H2O → H2SO4

O monóxido de nitrogênio (NO) pode ser formado dentro do motor dos automóveis, a partir do gás nitrogênio presente na atmosfera e em altas temperaturas. Já na atmosfera o NO reage com o gás oxigênio produzindo o NO2, e este reage com água formando os ácidos nítrico (HNO3) e nitroso (HNO2).

N2 + O2 → 2NO

2NO + O2 → 2NO2

2NO2 + H2O → HNO3 + HNO2

Ácido sulfúrico e ácido nítrico são ácidos fortes e diminuem o pH da água da chuva, formando a chuva ácida. Como conseqüência temos a acidificação do solo e das águas dos rios tornado-as impróprias para os seres vivos. Além disso, promove a corrosão de mármores, calcário, ferro e outros materiais.

Importante lembrar que a chuva já é levemente ácida devido à presença de CO2 na atmosfera que reage com água formando o ácido carbônico (H2CO3).

CO2 + H2O → H2CO3

Gás ozônio

O gás ozônio (O3) está presente na atmosfera e é benéfico para os seres vivos quando se encontra na estratosfera, pois absorve os raios ultravioletas provenientes do sol.

No entanto, quando se encontra na troposfera, camada mais baixa da atmosfera, é considerado um poluente para seres vivos. Na troposfera ele pode ser formado a partir do dióxido de nitrogênio promovido pela ação da luz solar:

NO2 + O2 → NO + O3

A destruição da camada de ozônio presente na estratosfera está relacionada ao uso de compostos halogenados contendo cloro, flúor ou bromo emitidos pela ação humana. Dentre esses compostos destacam-se os clorofluorcarbonetos (CFC), hidroclorofluorcarbono (HCFC) e tetracloreto de carbono (CTC).

Gostou deste resumo? Deixe seu comentário!

Leia outros resumos aqui: Resumos Teóricos do Kuadro

Assista às Aulas Ao Vivo Gratuitas do Kuadro!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Kuadro