Por que eu devo fazer uma iniciação científica na faculdade?

Por que eu devo fazer uma iniciação científica na faculdade?

O tripé universitário é composto por ensino, extensão e pesquisa. O primeiro é o que está relacionado ao que você vai aprender dentro da sala de aula. O segundo tem a ver com os projetos que você vai realizar fora dos muros da faculdade. O terceiro é a relação que você vai ter em pesquisar e descobrir novas teorias – ou novos olhares para as antigas. Aí que entra a iniciação científica.

A iniciação serve com o intuito de despertar no estudante da graduação a vocação para a investigação científica e o desenvolvimento de um espírito ético e profissional. É uma das melhores experiências que o estudante pode ter durante o período que está na universidade.

A iniciação científica pode ajudar a achar uma vocação

O período da graduação é de muita experimentação. Ao entrar em um curso que você acredita ter muita aptidão, pode ser surpreendido e achar que aquilo não é pra você. Ao mesmo tempo, pode achar que o seu destino é adentrar no mercado profissional e no fim ver que você tem o dom para pesquisa.

Ao realizar a iniciação, você consegue perceber se o seu destino é o mundo da pesquisa científica. Se não der certo a experiência, há a possíbilidade de descartar de vez o mundo acadêmico e partir para o mercado.

Você pode investigar um assunto de seu interesse mais a fundo

A universidade, pelo conceito de ser universal, tem sempre um tom mais generalista. Pode ser mais específica que o ensino médio, mas, mesmo assim, você não entra a fundo em nenhum assunto.

Fazendo parte de uma pesquisaa científica, há a oportunidade de investigar mais a fundo um assunto que você acredita ser mais interessante. Afinal, o tanto de estudo que uma iniciação necessita vai fazer que você vire mestre no seu interesse.

Você se transforma em um ser autônomo em busca de conhecimento

Pela quantidade de referências que você necessita usar e pela capacidade analítica que você consegue criar, a iniciação é uma oportunidade de desenvolver autonomia. Há a necessidade de buscar sempre novas visões para combater pontos.

Após a iniciação, você terá muito mais capacidade de pesquisar para qualquer assunto da sua vida. Inclusive procurando novos conhecimentos.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog. Qualquer dúvida é só comentar abaixo.

Quer arrasar no ENEM? Clique aqui

O Heitor é Jornalista e redator especialista em web. Escreve sobre curiosidades e assuntos gerais para tirar dúvidas dos nossos alunos e leitores. Se tiver aluma sugestão de tema, ou dúvida, é só deixar nos comentários!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Blog Kuadro