Resultado da Fuvest: o que fazer se você não passou

O resultado da Fuvest saiu na semana passada. Enquanto muitos comemoraram a aprovação — incluindo o Kuadro, que teve 110 alunos nessa lista — nem todos tiveram essa oportunidade. Porém, isso não é motivo para desânimo.
Grande parte dos uspianos só vê o nome na lista da Fuvest depois de já ter feito a prova outras vezes. Por isso, além dos estudos, a perseverança ajuda a atingir o sucesso. Confira o post que preparamos para você enfrentar este momento!

Evite fazer autocobranças

Você estudou, se dedicou, fez a prova e não passou. Fique tranquilo. Milhares de estudantes dedicados também estão nessa mesma situação, pois a concorrência para entrar na USP é altíssima.
Para quem ficou próximo da aprovação, é importante lembrar de que a 2º chamada de convocados da Fuvest será esta semana. Depois disso, o vestibular ainda abre espaço para a 3º, 4º e 5º chamadas, seguindo a ordem de classificação.
Porém, se mesmo assim a sua pontuação ainda estiver longe do ideal, você não deve se cobrar. Além disso não ajudar, a cobrança excessiva ainda poderá te desmotivar e prejudicar os seus estudos.
Observe atentamente a prova, confira quais são os seus pontos fracos e no que pode melhorar. Pense que o vestibular que passou pode servir de treino para a sua aprovação futura.

Refaça a prova

Refaça a prova na sua casa, sem pressão e concorrentes ao seu lado. Veja se o nervosismo é o fator que mais te prejudica ou se falta estudar algum conteúdo importante.
Ao refazer o seu vestibular, compare-o com os exames anteriores e faça um raio-X deles. Que tipo de conteúdo de Matemática você precisa saber para passar na Fuvest? E Química? Trace um perfil da prova.
Preste atenção também na linguagem e na forma de elaborar as questões. Dificilmente, um vestibular muda 100% de um ano para outro. Por isso, é provável que no próximo vestibular você encontre exercícios semelhantes.

Prepare um novo cronograma de estudos

Depois de repensar o vestibular que passou, é chegada a hora de se preparar para o que vem pela frente. Para otimizar os seus estudos, faça um novo cronograma de estudos, focando principalmente nas matérias que têm mais dificuldades.
O cronograma deve incluir ainda alguns momentos para realizar exercícios e descansar. Assim, você conseguirá absorver com mais facilidade os conteúdos e ter um melhor resultado no próximo exame.
Também é importante montar um calendário com matérias alternadas. Ou seja, em vez de estudar em um só dia Matemática e no outro Português, prefira dividir o seu tempo entre as disciplinas. Isso ajuda o cérebro a se manter mais ativo e atento, evitando, por exemplo, esquecimentos de uma semana para a outra.
Lembre-se também de dedicar um tempo para a redação. O segredo para ir bem nessa parte é acompanhar o noticiário, ler bastante e treinar a escrita. Para saber o que a Fuvest cobra nessa área, vale a pena consultar as últimas propostas.

Cuide da sua saúde

O estudo para vestibular costuma exigir bastante da mente, mas também do corpo. Às vezes, o estudante nem se dá conta de que passa horas seguidas sentado na mesma posição — e só percebe quando aparece alguma dor.
Para evitar esses desconfortos, é recomendável fazer pausas entre os estudos e, se possível, dedicar algum tempo para se exercitar. Para quem não quer se deslocar até uma academia, basta tirar algumas horas da semana para dar algumas voltas no quarteirão.
A escolha certa dos alimentos também ajuda o cérebro a trabalhar bem. Por isso, é fundamental manter uma dieta balanceada. Além de evitar inúmeros problemas de saúde, esse tipo de alimentação faz muito bem para a mente.

Distraia-se enquanto é tempo

Embora seja importante aproveitar o máximo de tempo para estudar, o estudante deve ter em mente que a próxima prova da Fuvest só ocorrerá no fim do ano. Desse modo, vale a pena tirar alguns dias para se distrair do clima do vestibular e voltar com tudo para os estudos.
Não quer parar de estudar? Então, reduza a jornada na primeira semana e aproveite para rever amigos, assistir a filmes, peças de teatros e fazer passeios ao ar livre. Esses momentos de lazer farão com que você se distraia, sem deixar de perder o foco na aprovação.

Kuadro ajuda você

Que tal contar com quem é especialista em aprovações no vestibular? O Kuadro possui um excelente método de estudo, que une aulas dinâmicas, material didático, exercícios e tutorial de professores.
Conte com o Kuadro para melhorar o seu resultado da Fuvest e conseguir a vaga que tanto sonha. Esqueça o que passou e foque novamente nos seus objetivos!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF