Vestibular Meio do Ano — É Realmente Mais Fácil?

Vestibular Meio do Ano — É Realmente Mais Fácil?

Se você está estudando para ingressar em uma universidade, já deve ter ouvido falar que o vestibular do meio do ano é mais fácil, não é mesmo? Muitos alunos, inclusive, escolhem fazer apenas essa prova — conhecida em alguns lugares como vestibular de inverno —, pensando que terão chances maiores de serem aprovados.

Neste artigo o Kuadro vai esclarecer alguns mitos e verdades sobre as provas que acontecem nesse período, dessa forma você não corre o risco de criar expectativas fora da realidade e ainda garante informações verdadeiramente corretas sobre o assunto.

Vestibular meio do ano é mais fácil e menos concorrido?

A resposta para essas duas perguntas é bastante simples, mas também é comumente confundida. As provas de vestibular do meio do ano não são mais fáceis, isso é um verdadeiro mito. O processo seletivo das universidades é o mesmo nas duas épocas em que ocorrem e não existe nada que indique que existe uma diferença no grau de dificuldade.

O que acontece é uma diferença de concorrência. É fato que existem menos pessoas que se inscrevem para as provas de inverno, mas há uma diferença: as vagas também são reduzidas. A diferença real dependerá da relação candidato/vaga, que pode variar bastante.

Uma nova chance de ter sucesso

O vestibular do meio do ano é verdadeiramente uma nova chance do aluno conseguir ingressar no curso que deseja. Aguardar um ano inteiro para tentar de novo pode ser bastante frustrante. As provas de inverno são uma maneira de contornar esse tipo de problema e oferecer a oportunidade de mostrar seus conhecimentos novamente.

Além disso, também é uma ótima forma de treinar. Afinal, quanto mais provas você fizer, melhor; mas os treineiros não têm o mesmo efeito que os vestibulares de verdade tem. Se a universidade em que você quer ingressar conta com as provas de meio do ano, vale a pena ter esse tipo de experiência.

A conclusão é que, independente da época em que o vestibular for realizado, estar focado e dar o melhor de si é o segredo para o sucesso. De nada adiantará ter em mente que o processo será mais fácil. Dedique-se!

Quer mais dicas sobre vestibulares e universidades? Continue acompanhando o blog do Kuadro!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Kuadro