Resumo de biologia: Cnidários



Cnidários

Profª Carla Aquino

 

 

Figura: Águas-vivas - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jellyfish_collage.jpg

 

 

Características Gerais do Cnidários

Pense nesse cenário: um dia de Sol, várias pessoas na praia, mas alguns animais marinhos podem atrapalhar essa curtição: as águas-vivas.  Esse animal é muito interessante e atrai a nossa curiosidade, mas ao mesmo tempo, acidentes com águas-vivas são frequentes nas praias brasileiras e de todo mundo. Mas esse filo - também conhecido como celenterados – é composto por uma diversidade de animais.

O contato com águas-vivas causa queimaduras pois os animais possuem células especializadas – os cnidócitos – contém um líquido urticante, que ao entrar em contato com corpo de uma pessoa pode causar queimaduras bastante doloridas.

Mas o que fazer em casos de acidentes com águas-vivas? Lave o local com água do mar, nunca use água doce – ela aumenta a sensação de queimadura. Coloque vinagre no local, ele atenua a dor. PROCURE UM PRONTO SOCORRO! Cuidado se achar uma água-viva na areia, mesmo morta, ela pode causar queimaduras.

 

Conhecendo os Cnidários

Os cnidários são animais pluricelulares, que vivem em ambientes aquáticos – sendo marinha a maioria dos representantes desse grupo. Entre os animais mais conhecidos do filo dos cnidários estão as águas-vivas, as hidras, os corais, as anêmonas e as caravelas.

Os cnidários são seres diblásticos, ou seja, possui apenas dois folhetos embrionários: ectoderme e endoderme. Apresentam células urticantes que são importantes para sua defesa e captura de alimentos. Apresentam simetria radial.

 Não existem espécies terrestres e poucas vivem na água doce, a maior parte é composta por seres marinhos. Existem duas formas de vida, a fixa – denominada pólipo – e a móvel, uma forma de vida livre – chamada de medusa.  A imagem abaixo, mostra as duas formas de vida dos cnidários.

Figura: Formas de vida – Cnidários - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cnidaria_medusa_n_polyp.png

 

Figura: Anêmona – pólipo                            

Acesso em: 06/05/2019.

 

Assim como os demais animais, os cnidários também realizam diversos processos metabólicos, porém são seres relativamente quando comparados outros grupos de animais. Dessa forma, devemos conhecer um pouco mais sobre as características do organismo dos animais do filo dos cnidários:

 

Estrutura

Característica

Sistema digestório

 

Incompleto – digestão intra e extracelular

Sistema Respiratório

Ausente – realizam trocas gasosas por difusão, trocas gasosas diretamente entre a célula e o ambiente.

Sistema Circulatório

Ausente – o alimento é distribuído no interior da cavidade gastrovascular e é passado para as células do corpo do animal.

Sistema Excretor

Ausente – as excretas são liberadas diretamente no ambiente.

Sistema Nervoso

Células difusas no corpo do animal

Reprodução

Sexuada ou assexuada

 

Apesar das diferenças entre os pólipos e as medusas, algumas estruturas são comuns entre os celenterados. Um exemplo muito importante – e que você deve ficar atento – é a existência de uma célula muito especial denominada cnidócito.

 

Essa parte é extra, se você puder, coloque em destaque:

 

Você sabia? Se você assistiu ao filme “Procurando Nemo” deve se lembrar de uma cena em que a Dory passa no meio de um grupo de águas-vivas. A orientação dada pelo pai de Nemo era para que Dory fosse por cima dos cnidários e evitasse aproximação com os tentáculos. O pai de Nemo estava certo, os tentáculos dos cnidários são ricos em cnidócitos e por isso podem causar acidentes.

 

Os cnidócitos são células importantes para a defesa e alimentação do celenterado, elas possuem um tipo de líquido urticante que é importante para paralisar uma presa. O problema é que muitas vezes, elas podem encostar em nosso corpo durante um mergulho no mar e causar acidentes. Na figura abaixo, há a estrutura interna do cnidócito:

 

Figura: Cnidócito - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cnidocyte.svg

Acesso em: 06/05/2019

 

Corais - biodiversidade ameaçada:

Os cnidários são animais que apresentam diversas funções muito importantes na natureza. Um grupo especial dentro desse filo são os corais, são animais fixos em seu substrato e constituem um importante ecossistema e abriga uma diversidade de seres marinhos, como algas, peixes, crustáceos e tantos outros.

Por abrigar uma importante biodiversidade, os corais apresentam importância econômica muito grande, visto que é habitat de muitas espécies que são fonte de renda e alimento para a comunidade.

Figura: Corais - https://pixabay.com/pt/photos/coral-recifes-de-corais-recife-mar-567688/ Acesso em 05/05/2019.

 

Mas infelizmente, os corais são ameaçados pelas atividades humanas e o aquecimento das águas do mar, o que tem causado um branqueamento dos recifes. Esse fenômeno é causado pelas mudanças no clima – aquecimento e aumento da quantidade de CO2 dissolvido na água do mar, causam a saída das algas zooxantelas – que habitam e auxiliam na nutrição dos corais e a fragilidade dos corais.

 

No blog do Kuadro, há um texto que eu fiz sobre os corais da Amazônia. Se puder, coloque o link em destaque para os alunos poderem acessar: https://www.kuadro.com.br/posts/corais-da-amazonia/

 

 

No Vestibular...

 

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre os cnidários, vamos algumas questões para fixar esse assunto:

 

1.    ENEM Parte do gás carbônico da atmosfera é absorvida pela água do mar. O esquema representa reações que ocorrem naturalmente, em equilíbrio, no sistema ambiental marinho. O excesso de dióxido de carbono na atmosfera pode afetar os recifes de corais.

 

O resultado desse processo nos corais é o(a)

 

a.    seu branqueamento, levando à sua morte e extinção.

b.     excesso de fixação de cálcio, provocando calcificação indesejável.

c.     menor incorporação de carbono, afetando seu metabolismo energético.

d.     estímulo da atividade enzimática, evitando a descalcificação dos esqueletos.

e.     dano à estrutura dos esqueletos calcários, diminuindo o tamanho das populações.

 

2. (FUVEST) A Grande Barreira de Recifes se estende por mais de 2.000 km ao longo da costa nordeste da Austrália e é considerada uma das maiores estruturas construídas por seres vivos. Quais são esses organismos e como eles formam esses recifes?

a)     Esponjas – à custa de secreções calcárias;

b)     Celenterados – à custa de espículas calcárias e silicosas do seu corpo;

c)     Pólipos de cnidários – à custa de secreções calcárias;

d)     Poríferos – à custa de material calcário terreno;

e)     Cnidários – à custa de material calcário do solo, como a gipsita.

 

 

Gabarito:

1-    E O excesso de gás carbônico dissolvido acidifica a água. Em um ambiente maior acidez, o esqueleto calcário dos corais – que é composto por carbonato de cálcio, se torna mais frágil e o que pode acarretar na redução dos recifes de coral.

2-    C  O esqueleto de carbonato de cálcio dos corais (pólipos) resiste mesmo após a morte do animal e as partes moles do corpo desse cnidário se degradam.

 

 

Resumão

Os cnidários são animais que tem como seus representes as águas-vivas, corais, anêmonas. Apresentam células urticantes que são importantes para sua defesa e captura de alimentos. Apresentam simetria radial.

 Não existem espécies terrestres e poucas vivem na água doce, a maior parte é composta por seres marinhos. Existem duas formas de vida, a fixa – denominada pólipo – e a móvel, uma forma de vida livre – chamada de medusa.  Eles apresentam como novidade evolutiva o sistema nervoso difuso.

É importante lembrar que os corais são ecossistemas importantes para manutenção de diversas espécies marinhas, porém sofrem as ameaças das mudanças climáticas

 

 

 

 

Referências:

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia moderna. Editora Moderna. 1ª ed. São Paulo, V. 2, 2016.

"Cnidários" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 15/04/2019 às 22:32. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/biocnidario.php

LOPES, S. & ROSSO, S. Conecte. Biologia. Vol. Único. Ed. Saraiva. 3a ed. São Paulo, 2018