Como passar em medicina pelo Enem? Descubra agora!

Como passar em medicina pelo Enem? Descubra agora!

Quer saber como passar em medicina pelo Enem?

De fato, cursar medicina é o sonho de muitos estudantes, mas, infelizmente, conseguir uma boa nota nas provas do Enem não é uma tarefa fácil. Como a concorrência é grande, é preciso estudar bastante, fazer um resumo das matérias e usar a tecnologia para dar uma forcinha.

Além disso, você deve fazer muitas redações e estar atento a tudo que acontece no Brasil e no mundo. Claro, o ideal é que você faça um cursinho online.

Para te ajudar, listamos algumas dicas que vão te ajudar a passar em medicina pelo Enem. Vamos lá? Acompanhe!

Como passar em medicina pelo Enem?

Como passar em medicina pelo Enem?

Comece a estudar com bastante antecedência

Não deixe a matéria acumular para começar a estudar. Essa é uma dica de ouro. Afinal, medicina é um curso muito concorrido e a nota de corte é alta: para passar, é preciso estudar todo o conteúdo que cairá na prova várias vezes.

Por isso, comece a estudar com antecedência. Assim, você terá mais tranquilidade para se dedicar a todas as áreas e revisar as disciplinas que têm mais peso para o curso. O ideal é começar a se dedicar ao Enem no início do ensino médio e treinar a sua capacidade de organização, qualidade essencial de um bom estudante.

Faça um cursinho online

Fazer um cursinho online é outra boa dica de como passar em medicina pelo Enem. Contar com uma equipe pedagógica experiente e uma plataforma de estudos inteligentes na qual você será recompensado pelo seu esforço faz toda a diferença, pois, assim, você se sentirá muito mais engajado nos estudos.

Além disso, a ferramenta deve contar com sistema de organização de estudos e aceleração do aprendizado. Outro ponto que merece destaque é o material completo. Ou seja, o cursinho de medicina online deve ter aulas online, exercícios, simulados e temas de redação disponíveis todos os dias da semana.

Aliás, as redações precisam ser corrigidas bem rápido, assim você pode tirar todas as dúvidas e se aprimorar cada vez mais. Claro, o cursinho deve contar com monitoria de dúvidas, assim você não vai dominar todo o conteúdo das provas.

Outro ponto importante? O cursinho de medicina deve ser especialista em como passar em medicina pelo Enem e contar com uma ampla equipe pedagógica que compartilhe conhecimento. Assim, você poderá focar no seu desenvolvimento intelectual.

Essa solução tem excelente custo benefício já que dá para estudar onde você quiser, no horário que você preferir. E o melhor de tudo: você não vai ter gastos com transporte e nem com alimentação.

Além disso, estudantes de todas as idades usam a internet para cursar uma faculdade a distância (EAD).

Trabalhe sua concentração

Para passar muitas horas por dia estudando, você precisa ter foco e boa capacidade de concentração.

Se você é do tipo que se distrai com facilidade, isso é mais importante ainda. Para isso, é importante escolher um lugar tranquilo para estudar, com pouco barulho, longe da televisão e da sala de estar.

Quando sentar para estudar, deixe o celular no modo silencioso. Se você estiver assistindo uma aula online, use um navegador exclusivo para os estudos. Há muitas opções como o Google Chrome, Internet Explorer e Mozilla Firefox. Ou seja, essa opção deve ser usada só nas horas de estudo e quando você estiver de folga, use outro navegador.

Configure o navegador. É simples! Depois de acessar o seu perfil nas redes sociais faça o logoff e desmarque a opção para salvar a senha automaticamente. Assim, você só conseguirá acessar a página depois de digitar o e-mail e a senha. Claro, você não vai fazer isso, não é mesmo?

Além disso, configure a página do seu cursinho de medicina online como página inicial. Assim, você não precisará digitar o endereço ao abrir a aba do navegador e esses minutinhos fazem toda a diferença.

Vale a pena usar essa estratégia. O tempo perdido nas redes sociais é precioso para quem está estudando e pode fazer a diferença entre se classificar ou não para a faculdade que você quer.

Na hora de estudar, estude

Explique para a sua família que você está estudando e não pode ser interrompido. Isso é fundamental para quando o assunto é como passar em medicina pelo Enem.

Seja firme e deixe claro que você não está disponível para resolver nenhuma pendência da casa.

Claro, você pode usar seus momentos de folga para dar uma ajudinha para quem precisar. Além disso, explique para os seus amigos que você não estará mais disponível quando estiver estudando.

Fique atento aos enunciados das questões

Está resolvendo questões de prova? Muitas vezes, a resposta de uma pergunta está no enunciado. Por isso, leia com atenção antes de analisar as alternativas.

Se ficar com alguma dúvida sobre o que está sendo perguntado, leia de novo. Circule os detalhes importantes e palavras, como não e exceto. Se o tempo permitir, releia o enunciado antes de marcar a alternativa que julgar correta. Muitas vezes um pequeno detalhe pode fazer com que você não acerte a resposta.

Não complique respostas

Muitas questões da prova do Enem tem baixo nível de dificuldade. Se você se deparar com uma pergunta simples e descobrir a resposta logo de cara, não fique desconfiado. Nem toda questão da prova é uma “pegadinha”. Responda a questão sem medo e passe logo para a próxima.

Agora, e se você se deparar com uma pergunta realmente difícil? Nesse caso, respire fundo e analise as alternativas com atenção. Volte ao enunciado antes de marcar a alternativa que julgar correta. Se continuar na dúvida, faça um asterisco e volte a essa questão quando já estiver terminado a prova.

Dedique-se a redação

Outra boa dica de como passar no vestibular pelo Enem é dedicar-se à redação. Essa prova visa avaliar a sua capacidade em defender um ponto de vista e se expressar de forma consistente.

Como a redação é uma parte difícil deste processo seletivo, você precisa se preparar bem para tirar uma boa nota. Comece colocando a leitura em dia. Escrever requer prática, mas também repertório. Quanto mais você ler, mais conhecerá o universo da escrita e como colocar suas ideias no papel. Além disso, assim você verá que a língua portuguesa não é nenhum “bicho de sete cabeças”.

É por isso que grandes nomes da nossa literatura servem de referência. Eles leem muito e conseguem criar e recriar histórias como ninguém. Claro, você não precisa ser um novo Érico Veríssimo e nem uma Cecília Meireles. Para passar na prova do Enem, é suficiente ser claro, coerente e desenvolver bem suas ideias.

Também é importante acompanhar o noticiário e saber um pouco do que acontece no Brasil e no mundo. Muitas vezes, as notícias atuais são o tema da redação ou servem de apoio na hora de desenvolver o texto, pois demonstram que você entende bem o contexto político social no qual vive.

E quando o assunto é o tema da redação? Não é preciso adivinhar. Basta estar bem informado e ler os textos de apoio que estão na prova com atenção.

Existem diferentes estilos de redação. Pode ser preciso escrever uma carta ou uma narrativa. No Enem, a prova é conhecida como “frase-tema” de caráter dissertativo-argumentativo. Nesse caso, você deve utilizar 30 linhas para discorrer sobre o tema apresentado com introdução, desenvolvimento e conclusão.

Além disso, é importante estudar os temas já cobrados. Essa é uma forma de aprender a lógica do Enem. Por isso, faça simulados e provas de redação dos anos anteriores.

O mais importante de tudo, no entanto, é fazer muitas redações. Dedique, pelo menos, três horas por semana para isso. Também é preciso considerar um tempo para a revisão. Mas atenção, cinco minutos não bastam, o ideal é evitar entregar a prova com erros de português ou de concordância que façam com que você perca pontos.

Por isso, revise o texto assim que terminá-lo quando ainda estiver com a mente fresca. Assim, fica mais fácil encontrar as falhas e os erros que você não percebeu quando estava escrevendo.

Anotou essa dica de como passar em medicina pelo Enem?

Adote uma rotina

Outra boa dica de como passar em medicina pelo Enem é adotar uma rotina de estudos. É fundamental estudar todos os dias da semana e administrar bem o tempo para não precisar correr com a matéria na véspera da prova.

Por isso, monte um cronograma com tudo que deverá ser estudado, definindo objetivos claros para cada sessão. Além de reduzir seus níveis de ansiedade, essa prática serve de guia para quando você precisar revisar a matéria.

Ensine um assunto para um colega

Explicar um conteúdo em voz alta para um amigo, familiar ou até para você mesmo na frente do espelho ajuda a fixar tudo o que foi estudado. Claro, você não precisa usar essa estratégia para todo o conteúdo, apenas para as disciplinas que têm mais dificuldade.

Faça um checklist de tarefas

Outra dica preciosa para quem quer saber como passar em medicina pelo Enem é montar um checklist com as matérias que ainda serão estudadas e com as já concluídas. Ter essas informações à mão fornece uma visão clara do quanto ainda falta ser trabalhado e evitará que você se perca em meio a tantas disciplinas.

Eleja prioridades

Fazer um checklist de tarefas garantirá que todo o conteúdo das provas seja estudado e ajudará você a estabelecer quais conteúdos priorizar. Essa definição pode ser feita de acordo com as suas necessidades.

Você pode priorizar, por exemplo, as disciplinas que têm mais peso nas provas do Enem ou as que têm mais dificuldade.

Claro, todo o conteúdo precisa ser visto e revisto. No entanto, dá para identificar o que precisará ser revisado primeiro e assim otimizar o seu tempo de estudo.

Faça resumos e anotações

Fazer anotações e resumos ajuda a fixar a matéria que cairá na prova. Isso é fundamental quando o assunto é como passar em medicina pelo Enem, não é mesmo?

Para isso, leia os textos com atenção, mesmo os que forem um pouco mais cansativos. Em seguida, destaque os pontos mais importantes e faça um resumo utilizando esses tópicos. Use as suas palavras.

Também vale fazer um resumo em uma folha à parte, sem consultar o texto. Além de ajudar a memorizar a matéria, essa técnica desenvolverá a sua capacidade de síntese.

Conte com o auxílio da tecnologia

Como você sabe, a tecnologia faz parte do nosso dia a dia. Usamos aplicativos para comprar roupas, lanches, passagens aéreas e até para chamar um carro de aluguel. A vida ficou mais simples, não é mesmo?

Nos estudos, as ferramentas tecnológicas também estão cada vez mais presentes. De fato, quando o assunto é como passar em medicina pelo Enem alguns aplicativos podem dar uma forcinha. Entre eles vale destacar:

Evernote: destinado a organização de informações pessoais, o Evernote pode ser usado para criar bloco de notas, gravar áudios, montar cadernos virtuais e adicionar arquivos em PDF. Também dá para anexar arquivos e fotos;

Trello: esse aplicativo de gerenciamento de projetos pode ser utilizado para criar cronogramas, planilhas e checklists;

Issuu: esse app pode ser utilizado para ler livros, revistas e materiais específicos para a prova de medicina.

Utilize técnicas de memorização

Algumas técnicas de memorização ajudam a fixar a matéria e obter maior aproveitamento nos estudos.

No entanto, não basta decorar essas estratégias – para que elas funcionem é importante entender como o cérebro trabalha.

Quando você estuda, esse órgão faz muitas conexões o que estimula o hipocampo, sede da memória. No entanto, nem todo o conteúdo estudado fica registrado nessa estrutura -infelizmente, muitas informações são perdidas. Para reverter essa situação, vale a pena utilizar algumas desses artifícios:

Repetição

Esta técnica consiste na recapitulação contínua do conteúdo estudado. Para isso, vale resolver simulados e exercícios sobre os temas. Errou algum? Então, tire as suas dúvidas e refaça a questão. Assim, você irá potencializar a revisão.

Repetição avançada

Na repetição avançada, o conteúdo estudado é revisado em diferentes períodos. Funciona assim: no final do dia, você precisa rever todo o conteúdo aprendido. Depois de sete dias, faça uma nova revisão. Programe uma nova revisão para 30 dias.

Essa técnica é eficaz, pois estimula o hipocampo a recuperar informações. Com o conteúdo bem registrado na memória fica mais difícil esquecê-lo no dia da prova.

Descanse

Uma mente descansada é fundamental quando o assunto é como passar em medicina pelo Enem. Por outro lado, um cérebro cansado não absorve conteúdo, o que faz com o rendimento caia consideravelmente.

O estudo deve ser qualitativo. Ou seja, a sua rotina deve priorizar a qualidade porque não é nada fácil estudar seis horas por dia, durante meses a fio. O intervalo ajuda a descansar a mente, fazendo com que você não perca o ritmo.

Algumas pesquisas indicam que depois de 50 minutos de estudo o rendimento começa a diminuir. Portanto, depois desse tempo, faça uma pausa de, no máximo, 20 minutos. Use esse tempo para assistir um pouco de televisão, ir ao banheiro ou ver algum episódio da sua série favorita. The Good Place, The Big Bang Theory, Modern Family e o Método Kominsky, por exemplo, são ótimas séries com episódios bem curtinhos. Você também pode ouvir um pouco de música ou sair para caminhar. Mas fique de olho no relógio!
Gostei desse conteúdo sobre como passar em medicina pelo Enem? Então, que tal descobrir como se dar bem em testes de múltipla escolha?

Conteúdos relacionados:

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF