Melhor curso de Enfermagem segundo o Ranking do MEC

Melhor curso de Enfermagem segundo o Ranking do MEC

Fazer um curso de enfermagem requer dedicação e principalmente amor. Se você ama enfermagem, deve escolher um curso bom e de qualidade. Um curso que ensine na prática, todo o aprendizado da sala de aula.
Para te ajudar nessa escolha, a dica do Kuadro é que você dê uma olhada na avaliação realizada pelo MEC – Ministério da Educação. 

Sabia que existe uma maneira de conquistar a aprovação no vestibular na metade do tempo que você passaria utilizando método de estudos convencionais? Saiba como em uma série de webinários online e gratuitos, se cadastrando aqui

Anualmente eles avaliam todos os cursos de enfermagem, e dão as notas de acordo com o desempenho de cada universidade. 
Veja a seguir os melhores cursos de enfermagem: 

Melhor curso de enfermagem – Segundo Ranking MEC 2018 

Entre as universidades avaliadas pelo MEC, estão universidades públicas e também privadas. 
Analise com atenção cada uma dessas instituições de ensino e escolha a que preferir. Veja logo abaixo o Ranking do MEC 2018. 
1 – Universidade Estadual Centro Oeste à UNICENTRO;
2 – Universidade Paulista – UNIP;
3 – Universidade Federal de Goiás – UFG;
4 – Universidade Paulista – UNIP;
5 – Universidade Paulista – UNIP;
6 – Universidade Paulista – UNIP;
7 – Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL – MG;
8 – Universidade de Veiga de Almeida – UVA;
9 – Universidade Estadual de Londrina – UEL;
10 – Universidade Paulista – UNIP;
11 – Faculdade Nobre de Feira de Santana – FAN;
12 – Universidade do Ceará – UFC;
13 – Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC;
14 – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP;
15 – Universidade Federal de Viçosa – UFV;
16 – Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre ou UFCSPA;
17 – Faculdade de Medicina do ABC – FMABC;
18 – Universidade Paulista – UNIP;
19 – Centro Universitário de Votuporanga – UNIFEV;
20 – Centro Universitário FACVEST – FACVEST. 
Como vimos, segundo o Ranking do MEC, o melhor curso de enfermagem está na Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO. 
Essa universidade fica na cidade de Guarapuava, no estado do Paraná. Ela foi avaliada com uma nota de 4,67 e com conceito de avaliação 5. Isso se dá aos seus excelentes cursos e ótimos laboratórios de apoio. 
O segundo lugar ficou para a Universidade Paulista – UNIP, de Araçatuba. Ela ganhou nota 4,31 e também ficou com o conceito de avaliação 5. 
E também no pódio, só que em terceiro lugar, ficou a Universidade Federal de Goiás, que recebeu do MEC a nota de 4,27 e o conceito também 5. 
Essas foram as melhores universidades segundo o MEC, que disponibilizam o curso de enfermagem. Mas você já parou para analisar, quais são os métodos de avaliação de uma universidade? No que elas são realmente boas? Veja a seguir: 

Critérios na escolha do melhor curso de enfermagem

O MEC, ou Ministério da Educação, faz uma avaliação de todas as universidades do Brasil, para avaliar qual o melhor curso de enfermagem. Com essa avaliação ele faz um ranking e específica, quais as melhores. 
Esse ranking é interessante, pois ajuda os interessados ao curso de enfermagem, a descobrirem qual é o melhor curso. Assim, ele consegue saber onde estudar, onde encontrará uma boa educação. 
Mas como ele avalia? Ele leva em consideração a nota dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o ENADE. Ele também analisa as notas do ENEM ou Exame Nacional do Ensino Médio e também analisa os dados do Censo da Educação Superior. 
Ele analisa três campos: 

Esses são os chamados ‘Dimensões de Avaliação’, que são sempre acompanhados por alguns componentes de avaliação. 
Por exemplo, em ‘Desempenho do Estudantes’, é levado em conta as notas dos alunos dos cursos de enfermagem no ENADE. Esse item tem um peso de 55% em cima da nota geral. 
Em ‘Corpo Docente’, por exemplo, os itens avaliados são: a proporção que existe de mestres e doutores, e também como é o regime de trabalho dos professores. Esse item tem um peso de 30% na avaliação. 
Já em ‘Percepção discente das condições do Processo Formativo’, o item avaliado são as respostas dos alunos, nas questões do ENADE. Essas questões são sobre a organização didática, a infraestrutura e as oportunidades oferecidas pela instituição de ensino. 
Como vimos, é muito importante analisar com cuidado todas as instituições que oferecem o curso de enfermagem. Afinal de contas, você vai iniciar uma vida acadêmica, e quer estar na melhor universidade. 
Um curso de enfermagem deve ser bem feito, pois depois de formado, você estará lidando com vidas. Vidas estarão em jogo, e você terá uma boa participação em ajudar essa vida. Por isso, escolha o melhor curso de enfermagem. 
Veja também:

 

Conteúdos relacionados:

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF