Quais disciplinas têm maior peso no vestibular de medicina?

A gente sabe que se preparar para o vestibular de medicina não é uma tarefa fácil. Você precisa estudar muito e dominar todas as matérias. Afinal, um ponto a menos no seu resultado final pode ser o que vai separar você do seu sonho.

Mas, em todo processo seletivo existem aquelas disciplinas que tem um peso maior na nota. Nessas você tem de arrasar! Mas quais são elas? Depende. Cada vestibular tem uma configuração diferente. Para ajudar você na tarefa, a gente resolveu listar as principais disciplinas para você focar nos três principais cursos do Brasil segundo o Guia Folha: UNIFESP, UNICAMP e USP.

Já pensou em ter a melhor preparação para o curso de medicina? Clique aqui para conferir nosso curso que já aprovou milhares de alunos nos vestibulares mais concorridos!

COMO É CALCULADA A NOTA PARA O VESTIBULAR DE MEDICINA DA UNIFESP?

A UNIFESP utiliza um sistema misto para aprovação dos alunos no vestibular. A primeira fase é a nota do ENEM sem a utilização do sistema TRI (Teoria da Resposta ao Item), ou seja, o número cru de questões de cada uma. 

A segunda fase é composta de dois dias. O primeiro é de 15 questões de múltipla escolha de português, 10 de inglês e uma redação.

No segundo dia, a prova é composta de 5 questões dissertativas de matemática, 5 de física, 5 de química e 5 de biologia. Cada uma das questões tem uma nota entre 1 e 4.

A média aritmética da pontuação de ENEM, dia 1 e dia 2 traz a nota final.

QUAIS AS DISCIPLINAS DE MAIOR PESO?

Nesse cenário, as disciplinas de maior importância são com questões dissertativas: matemática, biologia, química e física.

Em 2019, a prova de biologia cobrou: Ecologia, Biologia Celular, Sistema Nervoso e Bactérias

A prova de física cobra ou: Cinemática, Estática, Óptica, Ondas e Eletricidade

Em matemática: Estatística, Geometria Espacial, Probabilidade, Geometria Analítica e Plana

Em química: Ligações, Materiais, Estequiometria, Concentração, Reações.

COMO É CALCULADA A NOTA NO VESTIBULAR DE MEDICINA DA UNICAMP?

A UNICAMP tem duas fases. A primeira é composta por 90 questões objetivas comuns a todos os cursos disponíveis na universidade. Se o aluno tiver interesse pode incorporar a nota do ENEM daquele ano ou anterior na composição da nota dessa fase. Nesse caso ela valerá 80% da composição.

A segunda fase é composta por dois dias de prova. No primeiro dia vão ser aplicadas as provas comuns a todos os candidatos: redação, língua portuguesa, literaturas e questões interdisciplinares em língua inglesa. Já no segundo dia, são realizadas as provas comuns a todos os candidatos (matemática, ciências humanas e ciências da natureza) e as provas específicas para cada opção de curso.

Os candidatos da área de ciências biológicas e saúde vão responder seis questões de biologia e seis questões de química. Já os candidatos da área de ciências exatas e tecnológicas vão precisar responder seis questões de física e seis de química. Os candidatos da área de ciências humanas e artes respondem seis questões de geografia e seis de história, que vão englobar também filosofia e sociologia.

Banner medicina

QUAIS AS DISCIPLINAS DE MAIOR PESO?

Para o curso de Medicina, língua portuguesa, literatura e biologia tem peso 3; matemática, geografia e química tem peso 2, história e física tem peso 1.

Ou seja, foque nas três primeiras. Para ser aprovado o candidato precisa obter pontuação mínima de 450 nelas. O vestibular de 2022 cobra em língua portuguesa e literatura os livros essenciais, que são:

Poesia

  • Luís de Camões – (sonetos selecionados pela Comvest)
  • Racionais MC’s – Sobrevivendo no Inferno
  • Olavo Bilac – Tarde

Conto

  • Lygia Fagundes Telles – O Seminário dos Ratos

Teatro

  • Fernando Pessoa – O Marinheiro 

Romance

  • Júlia Lopes de Almeida – A Falência
  • Raul Pompéia – O Ateneu
  • Paulina Chiziane – Niketche – Uma História de Poligamia

Crônica

  • Machado de Assis – Bons dias!

Relato de Viagem

  • Pero Vaz de Caminha – Carta de Achamento a el-rei D. Manuel

Em biologia o candidato precisa dominar: Bases Moleculares e Celulares, Hereditariedade, Evolução, Meio Ambiente e Saúde Humana.

COMO É CALCULADA A NOTA NO VESTIBULAR DE MEDICINA DA USP?

O vestibular da Fuvest é composto por 2 fases. A primeira fase do vestibular da Fuvest é composta por 90 questões objetivas comuns a todos os cursos. A segunda fase é composta por dois dias com duas provas dissertativas.

O primeiro dia é composto de duas partes: uma redação e 10 questões de interpretação de texto em português. O segundo dia é composto de 12 questões discursivas, dentre as disciplinas específicas

A nota final será obtida da média aritmética da primeira fase, do primeiro dia da segunda fase, do segundo dia e do terceiro dia.

QUAIS AS DISCIPLINAS DE MAIOR PESO?

Em 2020, as questões que mais caíram nas provas da 2ª fase foram:

Matemática: Progressão, Geometria Plana, Probabilidade, Análise Combinatória, Trigonometria e Números Complexos

Português: Literatura, Língua e Linguagem.

Física: Mecânica, Eletricidade, Termologia, Ondulatória, Física Moderna

Biologia: Biologia Molecular, Cadeia, Pirâmide Ecológica, Catabolismo de Proteínas, Botânica e Ecologia.

Geografia: Geopolítica, Espaço Geográfico Brasileiro, Geografia Física e Meio Ambiente.

Química: Estrutura da Matéria, Química Geral, Química Inorgânica e Orgânica.

História: História Contemporânea (sec. XX), História da América, Modernismo, Brasil-colônia e Processo de Independência do Brasil.

Já pensou em ter a melhor preparação para o curso de medicina? Clique aqui para conferir nosso curso que já aprovou milhares de alunos nos vestibulares mais concorridos!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF