Como estudar para passar no vestibular de Medicina?

Muitos estudantes se questionam como passar em Medicina, pois esse é um dos cursos mais concorridos do Brasil. O grande interesse por essa área se dá por diversos motivos, como: oportunidade de ajudar os outros, possibilidade de ter uma carreira bem sucedida, status e a própria remuneração, que costuma ser alta.
Porém, para seguir nessa profissão, é preciso primeiramente se preparar para o vestibular. Esse caminho será árduo e envolverá muitas horas de estudo. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para te ajudar bastante neste momento!

O Kuadro é o cursinho online que mais aprova!

Escolha um lugar tranquilo para os estudos

Você precisa escolher um lugar que te faça sentir à vontade, tranquilo e que tenha o menor número de distrações possível. O lugar em si vai variar de pessoa para pessoa. Pode ser o seu quarto, a sala, um parque ou uma biblioteca. O mais importante é que ele garanta calma e foco para você.
Mas, não adianta escolher o lugar perfeito e continuar verificando as redes sociais a cada cinco segundos. Resista a essas tentações. Só use o celular se for para pesquisar alguma informação, ouvir música (se te ajudar) ou entrar em contato com alguém muito importante.
Uma alternativa para aumentar a sua produtividade pode ser a técnica pomodoro — que você pode pesquisar como funciona na internet. Basicamente, ela consiste em alguns passos que poderão te auxiliar nos estudos.

Analise o edital do vestibular de Medicina

Todo vestibular deixa muito bem especificado em seu edital o conteúdo que vai ser pedido. Análise-o de cabo a rabo e estude somente o que estiver especificado lá.
É lógico que todo conhecimento é importante e útil, mas o seu objetivo é passar no vestibular de medicina. Não adianta se matar durante dois dias para compreender algo que não vai ser usado na hora da prova.
Para descobrir no que dar prioridade, veja também o peso de cada disciplina. Quanto melhor você for em matérias com peso maior, melhor será sua pontuação. Isso não significa que deve esquecer o resto.
A nota de corte do vestibular de medicina é muito alta, e uma questão certa pode fazer diferença no fim. O Kuadro preparou um material com resumos teóricos de cada matéria. Confira!

Banner medicina

Dê uma atenção especial à redação

Na maioria dos vestibulares do Brasil, a redação representa grande parte da sua pontuação final. Para conseguir fazer um texto bacana, você precisa principalmente ler bastante e sobre assuntos variados. Assim, você conhece os mais variados gêneros e também cria bagagem para ter uma argumentação mais sólida.
Além disso, treine bastante a escrita também. Como qualquer coisa na vida, sua redação melhora com a prática. Também é importante mostrar para o maior e mais variado número de pessoas. Uma visão de fora pode apontar em que você está errando e como melhorar.

Aprenda a dizer não

Passar em um vestibular de medicina demanda muito esforço. Isso fará com que você tenha de dizer não muitas vezes durante os estudos. Você vai ter de recusar convites de amigos, namorado/namorada e família.
Tudo bem que distrair a cabeça é essencial. Mas, muitas vezes, você vai ter de deixar passar. Combine isso antes com os amigos e familiares, e eles vão entender. No futuro, esse esforço será recompensado quando vier a sua aprovação na faculdade dos sonhos.

Estude bastante por provas anteriores

A melhor forma para compreender como os vestibulares funcionam é conhecê-los de perto. A maneira mais fácil de fazer isso é estudando por provas dos anos anteriores.
Elas servirão para você conhecer mais de perto como funcionam os processos seletivos, além de ajudá-lo a treinar na prática o conteúdo teórico. Aqui no Kuadro a gente já disponibilizou conteúdo do ENEM e da Fuvest para você conferir.

O Kuadro é o cursinho online que mais aprova!

Escolha um bom cursinho de Medicina

Por ser tão concorrido, o vestibular de medicina exige que você tenha um apoio maior na sua preparação. Um bom cursinho vai te disponibilizar:

  • um bom cronograma;
  • planos de estudos bem feitos;
  • orientação pedagógica;
  • material de primeira,
  • professores qualificados

O Kuadro tem uma turma especial para medicina. A gente disponibiliza videoaulas, listas de exercícios, aulas ao vivo, correção de redações em até 7 dias e simulados.
Além disso, entre a partir desta semana iremos realizar a Semana Pedagógica de Lives do Kuadro. Essa é aquela força que faltava para você que se perguntava como passar em Medicina. Aqui você pode ir mais longe!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF