Redação da Unicamp: Como mandar bem

Além de se preparar para as questões, os estudantes que desejam ingressar na principal universidade de Campinas precisam treinar para a redação da Unicamp. Ela acontece logo no primeiro dia da segunda etapa do processo, sendo considerada por muitos, uma das etapas mais difíceis do vestibular.
Essa percepção ocorre porque, diferentemente de outros exames, os candidatos devem produzir dois textos e não apenas um. No mesmo dia, eles ainda respondem questões dissertativa de gramática e literatura. Quer saber como se preparar para fazer um bom texto? Confira as nossas dicas!

Como é a redação da Unicamp

A proposta de redação, normalmente, se dá por meio de dois textos com gêneros textuais diferentes. Isso é surpresa! O candidato não consegue saber com antecedência quais serão os gêneros cobrados.
Diferentemente dos vestibulares convencionais, que escolhem sempre o gênero dissertativo-argumentativo, a redação da Unicamp pode contar com gêneros como carta, relato, dissertação expositiva, narração, resumo, artigo e outros. Por isso, o candidato precisa ter versatilidade para escrever de diversas formas.
Cada um dos textos vale 24 pontos, somando 48 pontos finais. A nota da redação equivale a 20% da nota final da prova. Ou seja, o vestibulando deve estar preparado para mandar bem nessa etapa e aumentar as chances de conquistar a vaga.

Dicas para fazer a redação da Unicamp

O tema da redação da Unicamp sempre é uma surpresa para os candidatos. Mas existem algumas dicas que podem ajudar você a estar mais preparado e seguro na produção do seu texto. Confira!

Leia muito

É muito importante se inteirar sobre o mundo ao seu redor. Leia bastante, procure por notícias recentes, certifique-se sobre a situação política do mundo e as questões ambientais.
Entenda sobre os principais problemas que os jovens enfrentam atualmente, como a tecnologia tem avançado positivamente ou negativamente em prol da vida humana, contexto político atual.
Enfim, essa contextualização sobre o mundo vai te ajudar a construir um repertório rico para a produção dos textos. Com certeza, isso vai fazer com que os temas se tornem mais simples.

Atente-se para a proposta

A proposta da redação deixa bem claro o que deve conter no seu texto. Leia atentamente e siga à risca o que a proposta solicita. O texto que não respeita a proposta é zerado e anulado.

Desenvolva uma boa argumentação

Uma boa argumentação contará muitos pontos na correção do seu texto. Portanto, evite argumentos baseados no senso comum e lembre-se de que a argumentação é válida quando se defende um ponto de vista.
Caso contrário, será apenas uma exposição de informações. Use citações e referências verídicas para fortalecer seus argumentos, evitando sempre o uso de clichês.

Quais foram as últimas propostas

Quer ter uma ideia de como a Unicamp já cobrou a redação? Segue abaixo, uma lista com os gêneros propostos nos últimos anos de prova:

Critérios de correção

Fique atento aos critérios de correção. Eles são aplicados a todas as propostas de redação, independentemente do gênero solicitado. A Unicamp cobra dos participantes os seguintes aspectos:

  • norma padrão e registro adequado: avalia-se a linguagem utilizada no texto, bem como os desvios gramaticais e se há a adequação da linguagem à proposta (ex.: comentário de internet exige-se menos formalidade em relação a uma carta às autoridades);
  • tema e proposta: é avaliado se o vestibulando cumpriu com a proposta solicitada e se respeitou o tema proposto;
  • gênero e interlocução: a avaliação é feita sobre a adequação ao gênero e se a interlocução foi considerada (interlocutor: a quem se dirige o seu texto);
  • leitura: o corretor irá avaliar se a produção escrita estabelece uma conexão com a coletânea textual disponibilizada na prova, pois a utilização da coletânea é obrigatória,
  • progressão textual: avalia-se a articulação entre as partes do texto e se existe um bom repertório de recursos coesivos usado pelo candidato.

Agora que você já sabe tudo sobre a redação da Unicamp, vamos ver uma aula de redação do Kuadro?

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF