(ENEM PPL - 2012)Cientistas solucionam origem de p

(ENEM PPL - 2012)

Cientistas solucionam origem de partículas de água em Saturno

O telescópio espacial Herschel resolveu 1um problema que ficou sem solução durante 14 anos. 2A origem dos vapores de água na atmosfera superior de Saturno encontra-se nas partículas que saem de uma de suas luas, a Enceladus, e chegam até o planeta.
 3A descoberta faz com que a Enceladus torne se conhecida, a partir de agora, como a única lua do Sistema Solar capaz de influenciar 5a composição química do planeta que orbita.
 4O volume despejado a cada segundo não é pouco. A Enceladus chega a expelir aproximadamente 250 kg de vapores de água que se formam na região polar sul. Desse total, uma parte é perdida no espaço e entre 3% a 5% deslocam-se até Saturno.
 6O fenômeno, de certo modo, pôde ser compreendido graças ao 9avanço da tecnologia. Os astrônomos não conseguiram detectá-lo até o momento por causa da 7transparência dos vapores. Coube às ondas infravermelhas do Herschel 8esse encargo e achado.

A primeira vez que um telescópio da ESA (Agência Espacial Europeia ) detectou água na atmosfera superior de Saturno foi em 1997.

Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 26 jul. 2011

Um texto é construído pela articulação dos vários elementos que o compõem. Tal articulação pode se dar por meio de palavras ou de expressões que remetem a outras ou, ainda, a segmentos maiores já apresentados ou a serem ainda apresentados no decorrer do texto. A análise do modo como esse texto foi construído revela que a expressão

“um problema” (ref. 1) remete o leitor para “A origem dos vapores de água na atmosfera superior de Saturno", (ref. 2) segmento que se encontra na frase seguinte.

"A descoberta” (ref. 3) retoma “um problema que ficou sem solução durante 14 anos.” (ref. 1), segmento que aparece na primeira frase do texto.

“O volume despejado” (ref. 4) retoma “a composição química do planeta que orbita.” (ref.5), segmento apresentado na frase imediatamente anterior.

“O fenômeno” (ref. 6) remete o leitor para “transparência dos vapores” (ref. 7), segmento que é apresentado na frase seguinte.

“esse encargo e achado” (ref. 8) retoma “avanço da tecnologia” (ref. 9), segmento presente na porção anterior do texto.