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(ENEM PPL - 2014)Entrevista Tony BellottoA lngua r

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Português | Interpretação de texto | tipos e gêneros textuais | suportes dos gêneros textuais
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(ENEM PPL - 2014)

 Entrevista – Tony Bellotto

A língua é rock

Guitarrista do Titãs e escritor completa dez anos à frente de programa televisivo em que discute a língua portuguesa por meio da música

O que o atraiu na proposta de Afinando a Língua?

No começo, em 1999, a ideia era fazer um programa que falasse de língua portuguesa usando a música como atrativo, principalmente, para os jovens. Com o passar do tempo, ele foi se transformando num programa sobre a linguagem usada em letras de música, no jornalismo, na literatura de ficção e na poesia. Como não sou um cara de TV, trago a experiência de escritor e músico, e sempre participo de forma mais ativa do que como um mero apresentador. Estou nas reuniões de pauta e faço sugestões nos roteiros. Mas o conteúdo é feito pelo pessoal do Futura.

Quais as vantagens e desvantagens do ensino da língua por meio das letras de música?

Não sou pedagogo ou educador, então só vejo vantagens, porque as letras de música usam uma linguagem que é a do dia a dia, principalmente, dos jovens. A música é algo que lhes dá prazer e, didaticamente, pode fazer as vezes de algo que o aluno tem a noção de ser entediante – estudo da língua, sentar e abrir um livro. Ao ouvir uma música, os exemplos surgem. É a grande vantagem e sempre foi a ideia do programa.

Disponível em: http://revistalingua.uol.com.br. Acesso em: 8 ago. 2012 (fragmento).

Os gêneros textuais são definidos por meio de sua estrutura, função e contexto de uso. Tomando por base a estrutura dessa entrevista, observa-se que

A

a organização em turnos de fala reproduz o diálogo que ocorre entre os interlocutores.   

B

o tema e o suporte onde foi publicada justificam a ausência de traços da linguagem informal.   

C

a ausência de referências sobre o entrevistado é uma estratégia para induzir à leitura do texto na íntegra.   

D

o uso do destaque gráfico um recurso de edição para ressaltar a importância do tema para o entrevistador.   

E

o entrevistado é um especialista em abordagens educacionais alternativas para o ensino da língua portuguesa.