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(ENEM PPL - 2015)Em 1866, tendo encerrado seus est

(ENEM PPL - 2015)

Em 1866, tendo encerrado seus estudos na Escola de Belas Artes, em Paris, Pedro Américo ofereceu a tela A Carioca ao imperador Pedro II, em reconhecimento ao seu mecenas. O nu feminino obedecia aos cânones da grande arte e pretendia ser uma alegoria feminina da nacionalidade. A tela, entretanto, foi recusada por imoral e licenciosa: mesmo não fugindo à regra oitocentista relativa à nudez na obra de arte, A Carioca não pôde, portanto, ser absorvida de imediato. A sensualidade tangível da figura feminina, próxima do orientalismo tão em voga na Europa, confrontou-se não somente com os limites morais, mas também com a orientação estética e cultural do Império. O que chocara mais: a nudez frontal ou um nu tão descolado do que se desejava como nudez nacional aceitável, por exemplo, aquela das românticas figuras indígenas? A Carioca oferecia um corpo simultaneamente ideal e obsceno: o alto — uma beleza imaterial — e o baixo — uma carnalidade excessiva. Sugeria uma mistura de estilos que, sem romper com a regra do decoro artístico, insinuava na tela algo inadequado ao repertório simbólico oficial. A exótica morena, que não é nem índia — nem mulata ou negra — poderia representar uma visualidade feminina brasileira e desfrutar de um lugar de destaque no imaginário de nossa "monarquia tropical"?

OLIVEIRA, C. Disponível em: http://anpuh.org.br. Acesso em: 20 maio 2015.

 

O texto revela que a aceitação da representação do belo na obra de arte está condicionada à 

A

incorporação de grandes correntes teóricas de uma época, conferindo legitimidade ao trabalho do artista. 

B

atemporalidade do tema abordado pelo artista, garantindo perenidade ao objeto de arte então elaborado. 

C

inserção da produção artística em um projeto estético e ideológico determinado por fatores externos. 

D

apropriação que o pintor faz dos grandes temas universais já recorrentes em uma vertente artística. 

E

assimilação de técnicas e recursos já utilizados por movimentos anteriores que trataram da temática.