ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ENEM PPL - 2020)TEXTO IDisponvel em: http://iasdc

Português | Interpretação de texto | construção de sentido em textos não verbais e publicitários
ENEM PPL 2020ENEM PPL PortuguêsTurma ENEM Kuadro

(ENEM PPL - 2020)

TEXTO I

Disponível em: http://iasdcentralcampinas.org.br. Acesso em: 5 jun. 2018.

TEXTO II

Disponível em: http://listaloficial.com.br. Acesso em: 5 jun. 2018.

TEXTO III

Analisemos o conceito de saúde formulado na histórica VIII Conferência Nacional de Saúde, no ano de 1986. Também conhecido como “conceito ampliado” de saúde, foi fruto de intensa mobilização, que se estabeleceu em diversos países da América Latina, como resposta à crise dos sistemas públicos de saúde. Recordemos seu enunciado: em sentido amplo, a saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviços de saúde. Sendo assim, é principalmente resultado das formas de organização social, de produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida.

BATISTELLA, C. Abordagens contemporâneas do conceito de saúde.

Disponível em: www.epsjv.fiocruz.br. Acesso em: 5 jun. 2018 (adaptado).

Com base no conceito ampliado de saúde, podemos interpretar que as imagens dos textos I e II

A

convidam a pensar sobre o conceito ampliado de saúde.

B

criticam a relação entre a prática de exercícios e a saúde.

C

coadunam-se com o conceito de saúde construído na Conferência.

D

exemplificam a conquista do estado de saúde em um sentido amplo.

E

reproduzem a relação de causalidade entre fazer exercício e ter saúde.