Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - ENEM 2014 | Gabarito e resoluções

1-15 de 22chevron right center
Questão 47
2014Biologia

(ENEM - 2014) Na dcada de 1940, na Regio Centro-Oeste, produtores rurais, cujos bois, porcos, aves e cabras estavam morrendo por uma peste desconhecida, fizeram uma promessa, que consistiu em no comer carne e derivados at que a peste fosse debelada. Assim, durante trs meses, arroz, feijo, verduras e legumes formaram o prato principal desses produtores. O Hoje, 15 out. 2011 (adaptado). Para suprir o dficit nutricional a que os produtores rurais se submeteram durante o perodo da promessa, foi importante eles terem consumido alimentos ricos em:

Questão 48
2014BiologiaQuímica

(ENEM - 2014) A liberao dos gases clorofluorcarbonos (CFCs) na atmosfera pode provocar depleo de oznio (O3) na estratosfera. O oznio estratosfrico responsvel por absorver parte da radiao ultravioleta emitida pelo Sol, a qual nociva aos seres vivos. Esse processo, na camada de oznio, ilustrado simplificadamente na figura. Quimicamente, a destruio do oznio na atmosfera por gases CFCs decorrncia da

Questão 49
2014Biologia

(ENEM -2014)O potencial brasileiro para transformar lixo em energia permanece subutilizado apenas pequena parte dos resduos brasileiros utilizada para gerar energia. Contudo, bons exemplos so os aterros sanitrios, que utilizam a principal fonte de energia ali produzida. Alguns aterros vendem crditos de carbono com base no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), do Protocolo de Kyoto. Essa fonte de energia subutilizada, citada no texto, o

Questão 53
2014Biologia

(ENEM - 2014)Embora seja um conceito fundamental para a biologia, o termo evoluo pode adquirir significados diferentes no senso comum. A ideia de que a espcie humana o pice do processo evolutivo amplamente difundida, mas no compartilhada por muitos cientistas. Para esses cientistas, a compreenso do processo citado baseia-se na ideia de que os seres vivos, ao longo do tempo, passam por:

Questão 60
2014Biologia

(ENEM - 2014) Existem bactrias que inibem o crescimento de um fungo causador de doenas no tomateiro, por consumirem o ferro disponvel no meio. As bactrias tambm fazem fixao de nitrognio, disponibilizam clcio e produzem auxinas, substncias que estimulam diretamente o crescimento do tomateiro. PELZER, G. Q. et al. Mecanismos de controle da murcha-de-esclercio e promoo de crescimento em tomateiro mediados por rizobactrias. Tropical PIant Pathology, v. 36, n. 2, mar. abr. 2011 (adaptado). Qual dos processos biolgicos mencionados indica uma relao ecolgica de competio?

Questão 61
2014Biologia

(ENEM - 2014)Uma regio de Cerrado possui lenol fretico profundo, estao seca bem marcada, grande insolao e recorrncia de incndios naturais. Cinco espcies de rvores nativas, com as caractersticas apresentadas no quadro, foram avaliadas quanto ao seu potencial para uso em projetos de reflorestamento nessa regio: Qual a rvore adequada para o reflorestamento dessa regio?

Questão 69
2014Biologia

(ENEM - 2014)Em um laboratrio de gentica experimental, observou-se que determinada bactria continha um gene que conferia resistncia a pragas especficas de plantas. Em vista disso, os pesquisadores procederam de acordo com a figura: Do ponto de vista biotecnolgico, como a planta representada na figura classificada?

Questão 71
2014Biologia

(ENEM - 2014) Parte do gs carbnico da atmosfera absorvida pela gua do mar. Oesquema representa reaes que ocorrem naturalmente, em equilbrio, no sistema ambientalmarinho. O excesso de dixido de carbono na atmosfera pode afetar os recifes de corais. O resultado desse processo nos corais o(a)

Questão 73
2014Biologia

(ENEM - 2014)Segundo a teoria evolutiva mais aceita hoje, as mitocndrias, organelas celulares responsveis pela produo de ATP em clulas eucariotas, assim como os cloroplastos, teriam sido originados de procariontes ancestrais que foram incorporados por clulas mais complexas. Uma caracterstica da mitocndria que sustenta essa teoria a

Questão 74
2014Biologia

(ENEM - 2014) No heredograma, os smbolos preenchidos representam pessoas portadoras de um tipo raro de doena gentica. Os homens so representados pelos quadrados e as mulheres, pelos crculos.Qual o padro de herana observado para essa doena?

Questão 75
2014BiologiaQuímica

(ENEM - 2014) Um pesquisador percebe que o rtulo de um dos vidros em que guarda um concentrado de enzimas digestivas est ilegvel. Ele no sabe qual enzima o vidro contm, mas desconfia de que seja uma protease gstrica, que age no estmago digerindo protenas. Sabendo que a digesto no estmago cida e no intestino bsica, ele monta cinco tubos de ensaio com alimentos diferentes, adiciona o concentrado de enzimas em solues com pH determinado e aguarda para ver se a enzima age em algum deles. O tubo de ensaio em que a enzima deve agir para indicar que a hiptese do pesquisador est correta aquele que contm

Questão 78
2014Biologia

(ENEM - 2014) Com o objetivo de substituir as sacolas de polietileno, alguns supermercados tm utilizado um novo tipo de plstico ecolgico, que apresenta em sua composio amido de milho e uma resina polimrica termoplstica, obtida a partir de uma fonte petroqumica. ERENO, D. Plsticos de vegetais. Pesquisa Fapesp, n. 179, jan. 2011 (adaptado) Nesses plsticos, a fragmentao da resina polimrica facilitada porque os carboidratos presentes

Questão 79
2014Biologia

(Enem 2014) Em um hospital havia cinco lotes de bolsas de sangue, rotulados com os códigos l, II, III, IV e V. Cada lote continha apenas um tipo sanguíneo não identificado. Uma funcionária do hospital resolveu fazer a identificação utilizando dois tipos de soro, anti-A e anti-B. Os resultados obtidos estão descritos no quadro. Quantos litros de sangue eram do grupo sanguíneo do tipo A?

Questão 81
2014Biologia

(ENEM - 2014) Os parasitoides (misto de parasitas e predadores) so insetos diminutos quetm hbitos muito peculiares: suas larvas podem se desenvolver dentro do corpo de outrosorganismos, como mostra a figura. A forma adulta se alimenta de plen e acares. Em geral,cada parasitoide ataca hospedeiros de determinada espcie e, por isso, esses organismos vmsendo amplamente usados para o controle biolgico de pragas agrcolas. A forma larval do parasitoide assume qual papel nessa cadeia alimentar?

Questão 85
2014Biologia

(ENEM - 2014) Imunolgicos: diferentes formas de produo, diferentes aplicaes Embora sejam produzidos e utilizados em situaes distintas, os imunobiolgicos l e II atuam de forma semelhante nos humanos e equinos, pois

1-15 de 22chevron right center