Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Física - ENEM 2019 | Gabarito e resoluções

1-15 de 15
Questão 2
2019Física

(ENEM - 2019) As redes de alta tenso para transmisso de energia eltrica geram campo magntico varivel o suficiente para induzir corrente eltrica no arame das cercas. Tanto os animais quanto os funcionrios das propriedades rurais ou das concessionrias de energia devem ter muito cuidado ao se aproximarem de uma cerca quando esta estiver prxima a uma rede de alta tenso, pois, se tocarem no arame da cerca, podero sofrer choque eltrico. Para minimizar este tipo de problema, deve-se

Questão 4
2019Física

(ENEM - 2019) Em 1962, um jingle (vinheta musical) criado por Heitor Carillo fez tanto sucesso que extrapolou as fronteiras do rdio e chegou televiso ilustrado por um desenho animado. Nele, uma pessoa respondia ao fantasma que batia em sua porta, personificando o frio, que no o deixaria entrar, pois no abriria a porta e compraria ls e cobertores para aquecer a sua casa. Apesar de memorvel, tal comercial televisivo continha incorrees a respeito e conceitos fsicos relativos calorimetria. Duarte, M. Jingle a alma do negcio: livro revela os bastidores das msicas e propagandas. Disponvel em: https://guiadoscuriosos.uol.com.br. Acesso em: 24 abr.2019 (adaptado). Para solucionar essas incorrees, deve-se associar porta e aos cobertores, respectivamente, as funes de

Questão 8
2019Física

(ENEM - 2019) Os olhos humanos normalmente tm trs tipos de cones responsveis pela percepo das cores: um tipo para tons vermelhos, um para tons azuis e outro para tons verdes. As diversas cores que enxergamos so o resultado da percepo das cores bsicas, como indica a figura. A protanopia um tipo de daltonismo em que h diminuio ou ausncia de receptores da cor vermelha. Considere um teste com dois voluntrios: uma pessoa com viso normal e outra com caso severo de protanopia. Nesse teste, eles devem escrever a cor dos cartes que lhes so mostrados. So utilizadas as cores indicadas na figura. Para qual carto os dois voluntrios identificaro a mesma cor?

Questão 12
2019Física

(ENEM - 2019) O objetivo de recipientes isolantes trmicos minimizar as trocas de calor com o ambiente externo. Essa troca de calor proporcional condutividade trmica k e rea interna das faces do recipiente, bem como diferena de temperatura entre o ambiente externo e o interior do recipiente, alm de ser inversamente proporcional espessura das faces. A fim de avaliar a qualidade de dois recipientes A (40 cm x 40 cm x 40 cm) e B (60cm x 40cm x 40cm), de faces de mesma espessura, uma estudante compara suas condutividades trmicas e . Para isso suspende, dentro de cada recipiente, blocos idnticos de gelo a 0C de modo que suas superfcies estejam em contato apenas com o ar. Aps um intervalo , ela abre os recipientes enquanto ambos ainda contm um pouco de gelo e verifica que a massa de gelo que se fundiu no recipiente B foi o dobro da que se fundiu no recipiente A. A razo mais prxima de:

Questão 16
2019Física

(ENEM - 2019) Slackline um esporte no qual o atleta deve se equilibrar e executar manobras estando sobre uma fita esticada. Para a prtica do esporte, as duas extremidades da fita so fixadas de forma que ela fique a alguns centmetros do solo. Quando uma atleta de massa igual a 80 kg est exatamente no meio da fita, essa se desloca verticalmente, formando um ngulo de 10 com a horizontal, como esquematizado na figura. Sabe-se que a acelerao da gravidade igual a 10 m, cos(10) = 0,98 e sen(10) = 0,17. Qual a fora que a fita exerce em cada uma das rvores por causa da presena da atleta?

Questão 19
2019Física

(ENEM - 2019) Na madrugada de 11 de maro de 1978, partes de um foguete sovitico reentraram na atmosfera acima da cidade do Rio de Janeiro e caram no Oceano Atlntico. Foi um belo espetculo, os inmeros fragmentos entrando em ignio devido ao atrito com a atmosfera brilharam intensamente, enquanto cortavam o cu. Mas se a reentrada tivesse acontecido alguns minutos depois, teramos uma tragdia, pois a queda seria na rea urbana do Rio de Janeiro e no no oceano. las casas, r, Lixo espacial. Observatrio Astronmico Frei Rosrio, ICEx.UFMG. Disponvel em:www.observatorio.ufmg.br Acesso em :27 set 2011 (adaptado) De acordo com os fatos relatados, a velocidade angular do foguete em relao Terra no ponto de reentrada era :

Questão 21
2019Física

(ENEM - 2019) Em qualquer obra de construo civil fundamental a utilizao de equipamentos de proteo individual, tal como capacetes. Por exemplo, a queda livre de um tijolo de massa 2,5 kg de uma altura de 5m, cujo impacto contra um capacete pode durar at 0,5 s, resulta em uma fora impulsiva mdia maior do que o peso do tijolo. Suponha que a acelerao gravitacional seja e que o efeito da resistncia do ar seja desprezvel A fora impulsiva mdia gerada por esse impacto equivale ao peso de quantos tijolos iguais:

Questão 23
2019Física

(ENEM - 2019) O espectrmetro de massa de tempo de voo um dispositivo utilizado para medir a massa de ons. Nele, um on de carga eltrica q lanado em uma regio de campo magntico constante B, descrevendo uma trajetria helicoidal, conforme a figura. Essa trajetria formada pela composio de um movimento circular uniforme no plano yz e uma translao ao longo do eixo x. A vantagem desse dispositivo que a velocidade angular do movimento helicoidal do on independente de sua velocidade inicial. O dispositivo ento mede o tempo t de voo para N voltas do on. Logo, com base nos valores q, B, N e t, pode-se determinar a massa do on. A massa do on medida por esse dispositivo ser:

Questão 27
2019Física

(ENEM - 2019) Em uma aula experimental de calorimetria, uma professora queimou 2,5g de castanha-de-caju crua para aquecer 350g de gua, em um recipiente apropriado para diminuir as perdas de calor. Com base na leitura da tabela nutricional a seguir e da medida da temperatura da gua, aps a queima total de combustvel, ela concluiu que 50% da energia disponvel foi aproveitada. O calor especfico da gua 1 cal , e sua temperatura inicial era de 20C. QUANTIDADE POR PORO DE 10G (2 castanhas) Valor energtico 70 kcal Carboidratos 0,8 g Protenas 3,5 g Gorduras totais 3,5 g Qual foi a temperatura da gua, em grau Celsius, medida ao final do experimento?

Questão 29
2019Física

(ENEM - 2019) Dois amigos se encontram em um posto de gasolina para calibrar os pneus de suas bicicletas. Uma das bicicletas de corrida (bicicleta A) e a outra, de passeio (bicicleta B). Os pneus de ambas as bicicletas tm as mesmas caractersticas, exceto que a largura dos pneus de A menor que a largura dos pneus de B. Ao calibrarem os pneus das bicicletas A e B, respectivamente com presses de calibrao e , os amigos observam que o pneu da bicicleta A deforma, sob os mesmos esforos, muito menos que o pneu da bicicleta B. Pode-se considerar que as massas de ar comprimido no pneu da bicicleta A, , e no pneu B, , so diretamente proporcionais aos seus volumes. Comparando as presses e massas de ar comprimido nos pneus das bicicletas , temos:

Questão 31
2019Física

(ENEM - 2019) Numa feira de cincias, um estudante utilizar o disco de Maxwell (ioi) para demonstrar o princpio da conservao da energia. A apresentao consistir em duas etapas: Etapa 1 - a explicao de que, medida que o disco desce, parte de sua energia potencial gravitacional transformada em energia cintica de translao e energia cintica de rotao; Etapa 2 - o clculo da energia cintica de rotao do disco no ponto mais baixo de sua trajetria, supondo o sistema conservativo. Ao preparar a segunda etapa, ele considera a acelerao da gravidade igual a 10 ms-s e a velocidade linear do centro de massa do disco desprezvel em comparao com a velocidade angular. Em seguida, mede a altura do topo do disco em relao ao cho no ponto mais baixo de sua trajetria, obtendo ⅓ da altura da haste do brinquedo. As especificaes de tamanho do brinquedo, isto , de comprimento (C) , largura (L) e altura (A), assim como da massa de seu disco de metal, foram encontradas pelo estudante no recorte de manual ilustrado a seguir. Contedo: base de metal, hastes metlicas, barra superior, disco de metal. Tamanho (C x L x A): 300mm x 100mm x 410mm Massa do disco de metal: 30g O resultado do clculo da etapa 2, em joule, :

Questão 36
2019Física

(ENEM - 2019) Uma casa tem um cabo eltrico mal dimensionado, de resistncia igual a 10 , o que conecta rede eltrica de 120 V. Nessa casa, cinco lmpadas, de resistncia igual a 200, esto conectadas ao mesmo circuito que uma televiso de resistncia igual a 50, conforme ilustrado no esquema. A televiso funciona apenas com tenso entre 90V e 130 V. O nmero mximo de lmpadas que podem ser ligadas sem que a televiso pare de funcionar :

Questão 41
2019Física

(ENEM - 2019) A agricultura de preciso rene tcnicas agrcolas que consideram particularidades locais do solo ou lavoura a fim de otimizar o uso de recursos. uma das formas de adquirir informaes sobre essas particularidades a fotografia area de baixa altitude realizado por um veculo areo no tripulado (vant). Na fase de aquisio importante determinar o nvel de sobreposio entre as fotografia. A figura ilustra como uma sequncia de imagens coletada por um vant e como so formadas as sobreposies frontais. O operador do vant recebe uma encomenda na qual as imagens devem ter uma sobreposio frontal de 20% em um terreno plano. Para realizar a aquisio das imagens, seleciona uma altitude H fixa de voo de 1000m, a uma velocidade constante de . a abertura da cmera fotogrfica do vant de 90. Considere tg(45)=1. Natural Resources Canada. Concepts of Aerial Photography. Disponvel em: www.nrcan.gc.ca. Acesso em: 26 abr. 2019 (adaptado) Com que intervalo de tempo o operador deve adquirir duas imagens consecutivas?

Questão 42
2019Física

(ENEM - 2019) A maioria das pessoas fica com a viso embaada ao abrir os olhos debaixo dgua. Mas h uma exceo: o povo moken, que habita a costa da Tailndia. Essa caracterstica se deve principalmente adaptabilidade do olho e plasticidade do crebro, o que significa que voc tambm, com algum treinamento, poderia enxergar relativamente bem debaixo dgua. Estudos mostraram, que as pupilas de olhos de indivduos moken sofrem reduo significativa debaixo dgua, o que faz com que os raios luminosos incidam quase paralelamente ao eixo ptico da pupila. GISLN, A. et al. Visual Training Improves Underwater Vision in Children. Vision Research, n.46, 2006 (adaptado). A acuidade visual associada reduo das pupilas fisicamente explicada pela diminuio

Questão 45
2019Física

(ENEM - 2019) Quando se considera a extrema velocidade com que a luz se espalha por todos os lados e que, quando vm de diferentes lugares, mesmo totalmente opostos, [os raios luminosos] se atravessam uns aos outros sem se atrapalharem, compreende-se que, quando vemos um objeto luminoso, isso no poderia ocorrer pelo transporte de uma matria que venha do objeto at ns, como uma flecha ou bala atravessa o ar; pois certamente isso repugna bastante a essas duas propriedades da luz, principalmente a ltima. HUYGENS, C. In: MARTINS, R. A. Tratado sobre a luz, de Cristian Huygens. Caderno de Histria e Filosofia da Cincia, supl. 4, 1986. O texto contesta que concepo acerca do comportamento da luz?

1-15 de 15