ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(G1 - Col. Naval 2016)O conhecimento do território

(G1 - Col. Naval 2016)

O conhecimento do território brasileiro e de suas bases físicas é importante para compreender que o país possui potencialidades econômicas e sociais, mas também vulnerabilidades ambientais.

Com relação às bases físicas do território brasileiro e suas correlações com o contexto econômico, social e ambiental, é correto afirmar que

A

a sua gênese geológica, majoritariamente antiga, gerou a supremacia de uma estrutura com predomínio de Escudos Cristalinos, ricos em minerais fósseis, o que contribuiu para a autossuficiência brasileira em combustíveis dessa natureza.

B

por sua grande extensão territorial, especialmente em sua porção setentrional, o país não consegue criar uma legislação ambiental severa, a qual geraria sérias punições para aqueles que cometem crimes ambientais.

C

a sua variância latitudinal lhe confere uma grande diversidade de paisagens vegetais, onde o Cerrado, na Região Centro-Oeste, se destaca por possuir um solo fértil, chuvas bem distribuídas durante todo o ano e grande produção de oleaginosas.

D

a Região Sudeste, maior força econômica do país, em sua evolução econômica se beneficiou de seu território com predomínio de planícies, solos férteis, grande mercado consumidor e incentivos fiscais.

E

o planalto Meridional se destaca junto ao relevo da Região Sul e, na campanha gaúcha, são encontradas excelentes pastagens naturais, tornando a pecuária a principal atividade econômica dessa área.