ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Esc. Naval 2017) Analise a figura a seguir.A figu

(Esc. Naval 2017)  Analise a figura a seguir.

 

A figura a seguir apresenta um sistema binário de estrelas, isolado, que é composto por duas estrelas de mesmo tamanho e de mesma massa M. O sistema, estável, gira em torno de seu centro de massa com um período de rotação constante T.

Sendo D a distância entre as estrelas e G a constante gravitacional universal, assinale a opção correta.

A

\( GMT^2=2\pi^2D^2;\) a velocidade linear de cada uma das estrelas em relação ao centro de massa do sistema é constante; a energia mecânica do sistema é conservada.

B

\( GMT^2=2\pi^2D^3;\) a velocidade angular de cada uma das estrelas em relação ao centro de massa do sistema é constante; a energia cinética do sistema é conservada.

C

\( GMT^2=\pi^2D^3;\) a velocidade angular de cada uma das estrelas em relação ao centro de massa do sistema é constante; a energia mecânica de cada uma das estrelas é conservada.

D

\( 2GMT^2=\pi^2D^3;\) o vetor velocidade linear de cada uma das estrelas em relação ao centro de massa do sistema é constante; a energia mecânica do sistema é conservada.

E

\( 2GMT^2=\pi^2D^3;\) a velocidade angular de cada uma das estrelas em relação ao centro de massa do sistema é constante; a energia mecânica de cada uma das estrelas é conservada.