Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - ESPCEX 2015 | Gabarito e resoluções

1-12 de 12
Questão 33
2015Química

(EsPCEx - 2015) A nitroglicerina um lquido oleoso de cor amarelo-plida, muito sensvel ao choque ou calor. empregada em diversos tipos de explosivos. Sua reao de decomposio inicia-se facilmente e gera rapidamente grandes quantidades de gases, expressiva fora de expanso e intensa liberao de calor, conforme a equao da reao: 4 C3H5N3O9(l) 6 N2(g)+ 12 CO2(g)+ 10 H2O(g)+ O2(g) Admitindo-se os produtos gasosos da reao como gases ideais, cujos volumes molares soiguais a 24,5 L, e tomando por base a equao da reao de decomposio da nitroglicerina, o volume total aproximado, em litros, de gases produzidos na reao de decomposio completa de 454 g de nitroglicerina ser de Dados: massa molar da nitroglicerina227 g/mol; volume molar 24,5L/mol (25 C e 1atm)

Questão 34
2015Química

(EsPCEx - 2015) Um qumico trabalhando em seu laboratrio resolveu preparar uma soluo de hidrxido de sdio (NaOH) numa concentrao adequada, para posterior utilizao em anlises titulomtricas. Consultando seu estoque verificou a existncia de uma soluo de NaOH de concentrao 0,01mol/L, inadequada a seus propsitos. Para a preparao da soluo de NaOH na concentrao adequada, pipetou dez mililitros (10 mL) dessa soluo aquosa de NaOH estocada e, em seguida, transferiu o volume pipetado para um balo volumtrico de 1000 mL de capacidade, completando seu volume com gua pura. Considerando que o experimento ocorreu nas condies de 25 C e 1 atm e que o hidrxido de sdio se encontrava completamente dissociado, o pH dessa soluo resultante final preparada pelo Qumico ser:

Questão 35
2015Química

(EsPCEx - 2015) O composto representado pela frmula estrutural, abaixo, pertence funo orgnica dos cidos carboxlicos e apresenta alguns substituintes orgnicos, quecorrespondem a uma ramificao como parte de uma cadeia carbnica principal, mas, aoserem mostrados isoladamente, como estruturas que apresentam valncia livre, sodenominados radicais. (Texto adaptado de: Fonseca, Martha Reis Marques da, Qumica: qumica orgnica, pg 33,FTD, 2007). O nome dos substituintes orgnicos ligados respectivamente aos carbonos de nmero 4, 5 e8 da cadeia principal, so

Questão 36
2015Química

(EsPCEx - 2015) Compostos inicos so aqueles que apresentam ligao inica. A ligao inica a ligao entre ons positivos e negativos, unidos por foras de atrao eletrosttica. (Texto adaptado de: Usberco, Joo e Salvador, Edgard, Qumica: qumica geral, vol 1, pg 225, Saraiva, 2009). Sobre as propriedades e caractersticas de compostos inicos so feitas as seguintes afirmativas: I. apresentam brilho metlico. II. apresentam elevadas temperaturas de fuso e ebulio. III. apresentam boa condutibilidade eltrica quando em soluo aquosa. IV. so slidos nas condies ambiente (25Ce 1 atm). V. so pouco solveis em solventes polares como a gua. Das afirmativas apresentadas esto corretas apenas

Questão 37
2015Química

(EsPCEx - 2015)O dixido de enxofre um dos diversos gases txicos poluentes, liberados no ambiente por fornos de usinas e de indstrias. Uma das maneiras de reduzir a emisso deste gs txico a injeo de carbonato de clcio no interior dos fornos industriais. O carbonato de clcio injetado nos fornos das usinas se decompe formando xido de clcio e dixido de carbono. O xido de clcio, ento, reage com o dixido de enxofre para formar o sulfito de clcio no estado slido, menos poluente. Assinale a alternativa que apresenta, na sequncia em que aparecem no texto (desconsiderando-se as repeties), as frmulas qumicas dos compostos, grifados e em itlico, mencionados no processo.

Questão 38
2015Química

(EsPCEx - 2015) A energia liberada em uma reao de oxidorreduo espontnea pode ser usada para realizar trabalho eltrico. O dispositivo qumico montado, pautado nesse conceito, chamado de clula voltaica, clula galvnica ou pilha. Uma pilha envolvendo alumnio e cobre pode ser montada utilizando como eletrodos metais e solues das respectivas espcies. As semirreaes de reduo dessas espcies mostrada a seguir: Semirreaes de reduo Considerando todos os materiais necessrios para a montagem de uma pilha de alumnio e cobre, nas condies-padro (25o C e 1 atm) ideais (desprezando-se qualquer efeito dissipativo) e as semirreaes de reduo fornecidas, a fora eletromotriz (fem) dessa pilha montada e o agente redutor, respectivamente so:

Questão 39
2015Química

(EsPCEx - 2015) Quantidades enormes de energia podem ser armazenadas em ligaes qumicas e a quantidade emprica estimada de energia produzida numa reao pode ser calculada a partir das energias de ligao das espcies envolvidas. Talvez a ilustrao mais prxima deste conceito no cotidiano seja a utilizao de combustveis em veculos automotivos. No Brasil alguns veculos utilizam como combustvel o lcool Etlico Hidratado Combustvel, conhecido pela sigla AEHC (atualmente denominado comercialmente apenas por ETANOL). Considerando um veculo movido a AEHC, com um tanque de capacidade de 40 L completamente cheio, alm dos dados de energia de ligao qumica fornecidos e admitindo-se rendimento energtico da reao de 100%, densidade do AEHC de0,80 g/cm e que o AEHC composto, em massa, por 96% da substncia etanol e 4% de gua, a quantidade aproximada de calor liberada pela combusto completa do combustvel deste veculo ser de Dados: massas atmicas: C = 12 u ; O = 16 u ; H = 1u

Questão 40
2015Química

(EsPCEx - 2015) O radioistopo cobalto-60 (6027Co) muito utilizado na esterilizaode alimentos, no processo a frio. Seus derivados so empregados na confeco de esmaltes,materiais cermicos, catalisadores na indstria petrolfera nos processos de hidrodessulfuraoe reforma cataltica. Sabe-se que este radioistopo possui uma meia-vida de 5,3 anos. Considerando os anos com o mesmo nmero de dias e uma amostra inicial de 100 g decobalto-60, aps um perodo de 21,2 anos, a massa restante desse radioistopo ser de

Questão 41
2015Química

(EsPCEx - 2015)O composto denominado comercialmente porAspartame comumente utilizado como adoante artificial, na sua verso enantiomrica denominada S, Saspartamo. A nomenclatura oficial do Aspartame especificada pelaUnio Internacional de Qumica Pura e Aplicada(IUPAC) cido 3-amino-4-[(benzil-2-metxi-2-oxoetil)amino]-4-oxobutanoico e sua estrutura qumica de funo mista pode ser vista abaixo A frmula molecular e as funes orgnicas que podem ser reconhecidas na estrutura doAspartameso:

Questão 42
2015Química

(EsPCEx - 2015) Considere dois elementos qumicos cujos tomos fornecem ons bivalentes isoeletrnicos, o ction X+2e o nion Y2-. Pode-se afirmar que os elementos qumicos dos tomos X e Y referem-se, respectivamente, a

Questão 43
2015Química

(EsPCEx - 2015) O carvo e os derivados do petrleo so utilizados como combustveis para gerar energia para maquinrios industriais. A queima destes combustveis libera grande quantidade de gs carbnico como produto. Em relao ao gs carbnico, so feitas as seguintes afirmativas: I. um composto covalente de geometria molecular linear. II. apresenta geometria molecular angular e ligaes triplas, por possuir um tomo de oxignio ligado a um carbono. III. um composto apolar. Das afirmativas apresentadas est(o) correta(as)

Questão 44
2015Química

(EsPCEx - 2015) O rtulo de uma garrafa de gua mineral apresenta a seguinte descrio: COMPOSIO QUMICA PROVVEL (mg/L): bicarbonato de brio = 0,38; bicarbonato de estrncio = 0,03; bicarbonato de clcio = 66,33; bicarbonato de magnsio = 50,18; bicarbonato de potssio = 2,05; bicarbonato de sdio = 3,04; nitrato de sdio = 0,82; cloreto de sdio = 0,35. CARACTERSTICAS FSICO-QUMICAS: pH medido a 25 C = 7,8; temperatura da gua na fonte = 18 C; condutividade eltrica a 25 C = 1,4510-4 mhos/cm; resduo de evaporao a 180 C = 85,00 mg/L; radioatividade na fonte a 20 C e 760 mm Hg = 15,64 maches. A respeito da gua mineral citada, de sua composio e caractersticas, so feitas as seguintes afirmativas: I esta gua apresenta carter bsico nas condies citadas. II a gua mineral citada pode ser classificada como uma soluo, em razo da presena de substncias dissolvidas. III todas as substncias qumicas presentes na composio provvel apresentada so da funo inorgnica Sal. Das afirmativas feitas esto corretas:

1-12 de 12