ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(CM - RJ - 2020)A oposio passado/presente essencia

(CM - RJ - 2020)

A oposição passado/presente é essencial na aquisição da consciência do tempo. Não é um dado natural, mas sim uma construção. Com efeito, o interesse do passado está em esclarecer o presente. O processo da memória no homem faz intervir não só na ordenação de vestígios, mas também na releitura desses vestígios.

(Jacques Le Goff)

Colecionar fotos é colecionar o mundo. As fotos são, de fato, experiência capturada, e a 1câmera é o braço ideal da consciência, 2em sua disposição aquisitiva. 3Imagens fotografadas não parecem manifestações a respeito do mundo, 4mas sim pedaços dele, miniaturas da realidade que qualquer um pode fazer ou adquirir.

Fotos, que enfeixam o mundo, parecem solicitar que as enfeixemos também. São afixadas em álbuns, emolduradas e expostas em mesas, pregadas em paredes, projetadas como diapositivos. Por meio de fotos, 5cada família constrói uma família é, em geral, um álbum sobre a família ampliada - e, muitas vezes, o que dela resta.

7Assim como 8as fotos dão às pesssoas a posse imaginária de um passado irreal, 9também as ajudam a tomar posse de um espaço 10em que se acham inseguras.

(SONATO, Susa. Sobre a fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 14-15 e 19. Texto adaptado.)

Vocabulário

Diapositivo: imagem positiva, estática e translúcida, de modo geral em película, e que se pode projetar; imagem fotográfica.

Enfeixar: amarrar ou prender em feixe; colocar junto; ajunta; reunir.

 

"Assim como as fotos dão às pessoas a posse imaginária de um passado irrealtambém as ajudam a tomar posse de um espaço em que se acham inseguras". (referência 7)

Nessa passagem, o trecho sublinhado apresenta o valor de

A

conclusão.

B

concessão.

C

explicação.

D

alternância.

E

comparação.