ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FGV - 2014) A Agncia Internacional de Energia Atm

Geografia | Geografia Humana | Geopolítica | Focos de tensão | Focos de tensão: Oriente Médio
FGV 2014FGV HistóriaTurma ENEM Kuadro

(FGV - 2014) A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirmou, em um novo relatório, que o Irã segue cumprindo o pactuado no grande acordo nuclear interino assinado em novembro do ano passado com seis grandes potências.

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/ira-segue-cumprindo-acordo-nuclear-interino-diz-aiea. Acesso em 22/03/2014.

Sobre o tema da reportagem, é correto afirmar:

A

O acordo mencionado foi uma iniciativa de Israel, que considera o arsenal nuclear iraniano uma ameaça ao seu próprio território e ao diálogo com os representantes palestinos.

B

A Arábia Saudita, tradicional aliada do governo iraniano, saudou o acordo mencionado, considerando seus efeitos positivos para os países do Oriente Médio.

C

Nos termos do acordo mencionado, estão suspensas temporariamente todas as sanções estadunidenses e europeias ao setor de energia iraniano, inclusive aquelas que incidiam sobre o comércio de petróleo.

D

O acordo mencionado, que teve participação dos Estados Unidos, tem como objetivo interromper o programa nuclear iraniano de objetivo militar.

E

Nos termos do acordo mencionado, todas as instalações nucleares iranianas devem ser imediatamente desativadas e abertas à inspeção da comunidade internacional.