ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FUMARC) Max Weber considerado um dos autores mais

(FUMARC) Max Weber é considerado um dos autores mais influentes entre os grandes pensadores da Sociologia. Seus trabalhos possuem enorme abrangência de assuntos, envolvendo temas do pensamento político, do Direito, da História e da Economia.

Em relação ao pensamento sociológico de Weber, é CORRETO afirmar:

A

A Sociologia é uma ciência interpretativa e não apenas descritiva. Segundo Weber, não basta observar os comportamentos e relações estabelecidas entre os indivíduos na sociedade, sendo necessário também considerar e interpretar o sentido que os indivíduos atribuem às suas próprias atitudes.

B

As teorias de Weber sobre a sociedade, a economia e a política afirmam que as sociedades humanas progridem por causa dos conflitos históricos existentes entre as classes sociais: um antagonismo entre a classe que controla toda a produção de mercadorias e outra que fornece a mão de obra para a produção.

C

Para Weber, ao nascerem, os indivíduos já encontram prontas as regras sociais, os costumes e as leis que serão obrigados a aceitar, impostos por meio de mecanismos de coerção social. Por mais que desenvolva sua consciência pessoal, o indivíduo não tem como escapar das determinações do meio social.

D

Para Weber, as relações humanas possuem apenas uma dimensão objetiva, formada por uma consciência que é exterior aos indivíduos. Essa dimensão objetiva que orienta a conduta das pessoas deve ser compreendida e interpretada pela Sociologia.

E

Segundo Weber, a explicação sociológica procura analisar o funcionamento da sociedade da mesma forma que a Biologia entende o funcionamento de um corpo. Cada indivíduo ou grupo tem uma tarefa específica a cumprir, que é importante para o funcionamento de todo corpo social.