(FUVEST - 2000) No texto, o emprego de artigos definidos e a omisso de artigos indefinidos tm como efeito, respectivamente, As duas manas Lousadas! Secas, escuras e grrulas como cigarras, desde longos anos, em Oliveira, eram elas as esquadrinhadoras de todas as vidas, as espalhadoras de todas as maledicncias, as tecedeiras de todas as intrigas. E na desditosa cidade, no existia ndoa, pecha, bule rachado, corao dorido, algibeira arrasada, janela entreaberta, poeira a um canto, vulto a uma esquina, bolo encomendado nas Matildes, que seus olhinhos furantes de azeviche sujo no descortinassem e que sua solta lngua, entre os dentes ralos, no comentasse com malcia estridente. (Ea de Queirs, A ilustre Casa de Ramires)
(Fuvest-2000) Sinha Vitória falou assim, mas Fabiano resmungou, franziu a testa, achando a frase extravagante. Aves matarem bois e cabras, que lembrança! Olhou a mulher, desconfiado, julgou que ela estivesse tresvariando. (Graciliano Ramos, Vidas secas) O prefixo assinalado em tresvariando traduz ideia de
(Fuvest 2000) Óbito do autor Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. (Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas, Capítulo primeiro) ______________________________________________________________________________________________________________________________________ A metáfora presente em a campa foi outro berço baseia-se
(Fuvest 2000) Em A ilustre Casa de Ramires, a novela histórica escrita por Gonçalo apresenta traços dominantes de um tipo de narrativa e de um estilo praticados principalmente durante o
(Fuvest 2000) Ossian o bardo é triste como a sombra Que seus cantos povoa. O Lamartine É monótono e belo como a noite, Como a lua no mar e o som das ondas... Mas pranteia uma eterna monodia, Tem na lira do gênio uma só corda; Fibra de amor e Deus que um sopro agita: Se desmaia de amor a Deus se volta, Se pranteia por Deus de amor suspira. Basta de Shakespeare. Vem tu agora, Fantástico alemão, poeta ardente Que ilumina o clarão das gotas pálidas Do nobre Johannisberg! Nos teus romances Meu coração deleita-se... Contudo, Parece-me que vou perdendo o gosto, (...) (Álvares de Azevedo, Lira dos vinte anos) Considerando-se este excerto no contexto do poema a que pertence (Ideias íntimas), é correto afirmar que, nele,
(Fuvest-2000) Em A ilustre Casa de Ramires, a novela histórica escrita por Gonçalo apresenta traços dominantes de um tipo de narrativa e de um estilo praticados principalmente durante o
(FUVEST - 2000) A exploso dos computadores pessoais, as infovias, as grandes redes - a lnternet e a World Wide Web - atropelaram o mundo. Tornaram as leis antiquadas, reformularam a economia, reordenaram prioridades, redefiniram os locais de trabalho, desafiaram constituies, mudaram o conceito de realidade e obrigaram as pessoas a ficar sentadas, durante longos perodos de tempo, diante de telas de computadores, enquanto o CD-Rom trabalha. No h dvida de que vivemos a revoluo da informao e, diz o professor do MIT, Nicholas Negroponte, revolues no so sutis. (Jornal do Brasil, 13/02/96) A expresso revolues no so sutis indica
(FUVEST) Sinha Vitria falou assim, mas Fabiano resmungou, franziu a testa, achando a frase extravagante. Aves matarem bois e cabras, que lembrana! Olhou a mulher, desconfiado, julgou que ela estivesse tresvariando. (Graciliano Ramos, Vidas secas) Uma das caractersticas do estilo de Vidas secas o uso do discurso indireto livre, que ocorre no trecho