Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - FUVEST 2003 | Gabarito e resoluções

1-15 de 22chevron right center
Questão 1
2003Biologia

(FUVEST - 2003 - 2 FASE )Certas doenas hereditrias decorrem da falta de enzimas lisossmicas. Nesses casos, substncias orgnicas complexas acumulam-se no interior dos lisossomos e formam grandes incluses que prejudicam o funcionamento das clulas. a) O que so lisossomos e como eles contribuem para o bom funcionamento de nossas clulas? b) Como se explica que as doenas lisossmicas sejam hereditrias se os lisossomos no so estruturas transmissveis de pais para filhos?

Questão 2
2003Biologia

(FUVEST - 2003 - 2 FASE )A seqncia de eventos cromossmicos que ocorrem na duplicao de uma clula somtica animal est representada nos desenhos abaixo. a) Em qual das fases representadas ocorre a duplicao do DNA? b) Considere um gene autossmico H. Quantas cpias desse gene existem no final da fase A? Na fase B? Na fase C? Na fase D? Em cada uma das clulas formadas na fase E?

Questão 3
2003Biologia

(FUVEST - 2003 - 2 FASE )Considere uma levedura, que um fungo unicelular, multiplicando-se num meio nutritivo, onde a nica fonte de carbono a sacarose, acar que no atravessa a membrana celular. a) De que processo inicial depende o aproveitamento da sacarose pela levedura? b) Que composto de carbono eliminado pela levedura caso ela utilize os produtos originados da sacarose nas reaes de oxidao que ocorrem em suas mitocndrias?

Questão 4
2003Biologia

(FUVEST - 2003 - 2 FASE )O grfico abaixo representa o crescimento de uma populao de herbvoros e da populao de seus predadores: a) Pela anlise do grfico, como se explica o elevado nmero de predadores nos pontos I, II e III? Justifique sua resposta. b) Se, a partir de 1935, os predadores tivessem sido retirados da regio, o que se esperaria que acontecesse com a populao de herbvoros? Justifique sua resposta.

Questão 5
2003Biologia

(FUVEST - 2003 - 2 FASE )Uma espcie de lombriga de cavalo possui apenas um par de cromossomos no zigoto (2n = 2). Um macho dessa espcie, heterozigtico quanto a dois pares de alelos (Aa Bb) formou, ao final da gametognese, quatro tipos de espermatozides normais com diferentes gentipos quanto a esses genes. a) Qual o nmero de cromossomos e o nmero de molculas de DNA no ncleo de cada espermatozide? b) Quais so os gentipos dos espermatozides formados? c) Por que, a partir das informaes fornecidas, no possvel estimar a proporo em que cada um dos quatro tipos de espermatozides aparece? Explique

Questão 6
2003Biologia

(FUVEST - 2003 - 2 FASE )Aps alguns meses de monitoramento de uma regio de floresta temperada (de julho a dezembro de 1965), a vegetao de uma rea foi derrubada e impediu-se o crescimento de novas plantas. Tanto a rea de floresta intacta quanto a rea desmatada continuaram a ser monitoradas durante os dois anos e meio seguintes (de janeiro de 1966 a junho de 1968). O grfico a seguir mostra as concentraes de nitratos presentes nas guas de chuva drenadas das duas reas para crregos prximos. a) Se, em 1968, a vegetao da rea intacta tivesse sido removida e ambas as reas tivessem sido imediatamente usadas para cultivo de cereais, era de se esperar que houvesse maior produtividade de gros em uma delas? Por qu? b) Qual elemento qumico do nitrato fundamental para a manuteno de um ecossistema? Por qu?

Questão 7
2003Biologia

(FUVEST - 2003 - 2 FASE )O seguinte texto foi extrado do folheto Voc tem diabetes? Como identificar, distribudo pela empresa Novo Nordisk: A glicemia (glicose ou acar no sangue) apresenta variaes durante o dia, aumentando logo aps a ingesto de alimentos e diminuindo depois de algum tempo sem comer. A elevao constante da glicose no sangue pode ser sinal de diabetes. [...] a) Por que nos no-diabticos a glicemia aumenta logo aps uma refeio e diminui entre as refeies? b) Explique por que uma pessoa com diabetes melito apresenta glicemia elevada constante.

Questão 8
2003Biologia

(FUVEST - 2003 - 2 FASE )O kwashiorkor e o marasmo so doenas infantis por deficincia nutricional encontradas em regies subdesenvolvidas . Kwashiorkor uma palavra de origem africana que significa doena que afeta uma criana quando nasce outra (uma irm ou um irmo). A doena caracteriza-se por retardo de crescimento, cabelos e pele descoloridos e inchao do corpo, principalmente da barriga, devido ao acmulo de lquido nos tecidos. Esse quadro decorre da falta quase completa de protenas na dieta, a qual constituda essencialmente por carboidratos. O marasmo, fraqueza extrema, caracteriza-se por atrofia dos msculos, ossos salientes e fcies de um velho; um quadro de subnutrio completa causada por deficincia calrica e protica. a) Explique a relao entre a causa do kwashiorkor e o significado atribudo a essa palavra africana. b) Por que alimentos proticos so fundamentais na composio da dieta das crianas? c) Explique por que a deficincia calrica faz a criana emagrecer.

Questão 9
2003Biologia

(FUVEST - 2003 - 2 FASE )Em seu livro Biology of Plants (Nova York, W. H. Freeman and Company, 6 edio, 1999), P. H. Raven, R. F. Evert e S. E. Eichhorn dizem: As plantas, como todos os organismos, tiveram ancestrais aquticos. A histria evolutiva das plantas est intimamente ligada progressiva ocupao do ambiente de terra firme e crescente independncia do meio aqutico para a reproduo. a) Compare as samambaias e os pinheiros quanto dependncia do meio aqutico para a reproduo. b) Discorra sucintamente sobre uma aquisio evolutiva, no ligada diretamente ao processo reprodutivo, que permitiu s plantas atingir grande tamanho e contribuiu decisivamente para seu sucesso na ocupao do ambiente de terra firme.

Questão 10
2003Biologia

(FUVEST - 2003 - 2 FASE )Duas doenas sexualmente transmissveis muito comuns so a uretrite no-gonoccica que, tudo indica, causada pela Chlamydia trachomatis e o herpes genital, causado pelo Herpes simplex. A tabela a seguir compara algumas caractersticas desses dois agentes infecciosos: a) Esses organismos so vrus, bactrias, protozorios, algas, fungos, plantas ou animais? Justifique sua classificao com base nas caractersticas mencionadas na tabela. b) Esses dois agentes infecciosos indicados podem ter seu crescimento populacional representado pelo grfico a seguir? Justifique sua resposta. ..

Questão 89
2003Biologia

(FUVEST - 2003 - 1a Fase)As mitocndrias so consideradas as casas de fora das clulas vivas. Tal analogia refere-se ao fato de as mitocndrias

Questão 90
2003Biologia

(FUVEST - 2003 - 1a Fase)Um camundongo foi alimentado com uma rao contendo protenas marcadas com um istopo radioativo. Depois de certo tempo, constatou-se a presena de hemoglobina radioativa no sangue do animal. Isso aconteceu porque as protenas do alimento foram

Questão 91
2003Biologia

(FUVEST - 2003 - 1a Fase) Qual das alternativas se refere a um cromossomo?

Questão 92
2003Biologia

(FUVEST - 2003 - 1a Fase)Em plantas de ervilha ocorre, normalmente, autofecundao. Para estudar os mecanismos de herana, Mendel fez fecundaes cruzadas, removendo as anteras da flor de uma planta homozigtica de alta estatura e colocando, sobre seu estigma, plen recolhido da flor de uma planta homozigtica de baixa estatura. Com esse procedimento, o pesquisador

Questão 93
2003Biologia

(FUVEST - 2003 - 1a Fase) Qual dos seguintes eventos ocorre no ciclo de vida de toda espcie com reproduo sexuada?

1-15 de 22chevron right center