Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - FUVEST 2018 | Gabarito e resoluções

1-15 de 19chevron right center
Questão 1
2018Biologia

(FUVEST 2018 - Segunda Fase) As figuras I e II mostram pirmides ecolgicas de biomassa para dois ecossistemas. a) Indique um ecossistema que cada uma dessas pirmides de biomassa possa representar. b) Desenhe as pirmides de energia correspondentes s pirmides de biomassa, para os dois ecossistemas indicados.

Questão 2
2018Biologia

(FUVEST 2018 - Segunda Fase) Caminhando por uma floresta, um estudante deparou com diversidade de hbitats e de grupos de plantas: rvores altas, como a araucria (ou pinheiro-do-paran), e rvores frutferas menores, como a pitangueira, ambas crescendo sob pleno sol; tambm encontrou muitas samambaias nas partes mais sombreadas da floresta; nos locais permanentemente midos do solo, havia musgo. a) Relacione os hbitats das araucrias e dos musgos com os processos de absoro e conduo de gua nessas plantas. b) Na tabela da pgina de respostas, os grupos de plantas esto ordenados de acordo com seu surgimento na evoluo das plantas terrestres. Complete a tabela: entre as plantas observadas pelo estudante, identifique representantes dos grupos listados na tabela; aponte uma estrutura que represente novidade evolutiva, diferenciando cada grupo do anterior.

Questão 3
2018Biologia

(FUVEST 2018 - Segunda Fase) Gafanhotos alados (Orthoptera), formando nuvens, atacaram recentemente lavouras de mandioca, na regio Norte do Brasil, trazendo prejuzos econmicos. Outra praga agrcola que vem causando danos para a economia a lagarta-do-cartucho (Lepidoptera), que ataca plantaes de milho e reduz a produo desse gro em at 50%. a) Como esses insetos so classificados quanto ao tipo de desenvolvimento e ao processo de metamorfose? b) Quais so as fases de desenvolvimento representadas pelo gafanhoto alado e pela lagarta?

Questão 4
2018Biologia

(FUVEST 2018 - Segunda Fase) Os quatro esquemas representam cortes longitudinais de coraes de vertebrados. a) Identifique os grupos de vertebrados cujos coraes esto representados pelos esquemas 1, 2, 3 e 4. b) Descreva o sentido do fluxo sanguneo no interior de cada um desses coraes e indique se neles ocorre mistura de sangue arterial e venoso.

Questão 5
2018Biologia

(FUVEST 2018 - Segunda Fase) O heredograma mostra pessoas afetadas por uma doena gentica rara. a) mais provvel que essa doena tenha herana autossmica ou ligada ao cromossomo X? dominante ou recessiva? Justifique suas respostas b) Determinou-se que a doena nessa famlia causada pela substituio de um nico par de bases num determinado gene, o que levou substituio de uma glicina por uma arginina em uma enzima. Na tabela do cdigo gentico, esto relacionados os cdons correspondentes glicina e arginina. Com base nas informaes da tabela, indique a alterao que possa ter ocorrido no gene, em uma das trincas de bases correspondentes glicina, determinando sua substituio por arginina na enzima.

Questão 6
2018Biologia

(FUVEST 2018 - Segunda Fase) O grfico representa modificaes eltricas da membrana de um neurnio (potencial de membrana), mostrando o potencial de ao gerado por um estmulo, num dado momento. a) Identifique, nesse grfico, as fases indicadas pelas letras X, Y, W e Z. b) A esclerose mltipla uma doena autoimune, em que ocorre dano bainha de mielina. Que efeito tem essa desmielinizao sobre a conduo do impulso nervoso?

Questão 14
2018Biologia

(FUVEST- 2018 - Segunda fase) O tapiti um coelho nativo do Brasil, habitante tpico de campos, cerrado ou, mesmo, bordas das matas. Tem hbitos noturnos e, durante o dia, fica escondido em meio vegetao ou em tocas. Alimentase de vegetais, especialmente brotos e razes. A quantidade desses animais est cada vez menor pela presena da lebre europeia, que foi introduzida no Brasil. A lebre europeia tambm se alimenta de vegetais, e tanto o tapiti como a lebre so caas apreciadas por jaguatiricas e onas. a) Represente esquematicamente a teia alimentar mencionada no texto. b) Cite duas interaes interespecficas apontadas no texto e justifique sua resposta.

Questão 35
2018Biologia

(FUVEST 2018 - Primeira Fase) Borboleta, lula e avestruz tm como principal excreta nitrogenado, respectivamente,

Questão 38
2018Biologia

(FUVEST 2018 - Primeira Fase) Analise as trs afirmaes sobre o controle da respirao em humanos. I. Impulsos nervosos estimulam a contrao do diafragma e dos msculos intercostais, provocando a inspirao. II. A concentrao de dixido de carbono no sangue influencia o ritmo respiratrio. III. O ritmo respiratrio pode ser controlado voluntariamente, mas na maior parte do tempo tem controle involuntrio. Est correto o que se afirma em

Questão 39
2018Biologia

(FUVEST 2018 - Primeira Fase) A surdez geneticamente heterognea: pode ser causada por mutaes em diferentes genes, localizados nos autossomos ou no cromossomo X ou, ainda, por mutaes em genes mitocondriais. Os heredogramas representam quatro famlias, em que ocorrem pessoas com surdez (e) A(s) famlia(s) em que o padro de herana permite afastar a possibilidade de que a surdez tenha herana mitocondrial (so) apena

Questão 40
2018Biologia

(FUVEST 2018 - Primeira Fase) Muitas plantas adaptadas a ambientes terrestres secos e com alta intensidade luminosa apresentam folhas

Questão 41
2018Biologia

(FUVEST 2018 - Primeira Fase) Clulas de embrio de drosfila (2n=8),que estavam em diviso, foram tratadas com uma substncia que inibe a formao do fuso, impedindo que a diviso celular prossiga. Aps esse tratamento, quantos cromossomos e quantas cromtides, respectivamente, cada clula ter?

Questão 42
2018Biologia

(FUVEST 2018 - Primeira Fase) Analise as trs afirmaes seguintes sobre ciclos biogeoqumicos. I. A respirao dos seres vivos e a queima de combustveis fsseis e de vegetao restituem carbono atmosfera. II. Diferentes tipos de bactrias participam da ciclagem do nitrognio: as fixadoras, que transformam o gs nitrognio em amnia, as nitrificantes, que produzem nitrito e nitrato, e as desnitrificantes, que devolvem o nitrognio gasoso atmosfera. III. Pelo processo da transpirao, as plantas bombeiam, continuamente, gua do solo para a atmosfera, e esse vapor de gua se condensa e contribui para a formao de nuvens, voltando terra como chuva. Est correto o que se afirma e

Questão 43
2018Biologia

(FUVEST 2018 - Primeira Fase) O botulismo provocou a morte de 1,1 mil cabeas de gado, no ltimo ms de agosto, numa fazenda em Mato Grosso do Sul. A suspeita clnica inicial foi confirmada pelo exame das amostras de gros midos de milho fornecidos aos animais, demonstrando a presena da toxina botulnica, que produzida pela bactria Clostridium botulinum. Considerando que a toxina botulnica bloqueia a transmisso neuromuscular, a morte dos animais deve ter sido decorrente de:

Questão 44
2018Biologia

(FUVEST 2018 - Primeira Fase) A levedura Saccharomyces cerevisiae pode obter energia na ausncia de oxignio, de acordo com a equao Produtos desse processo so utilizados na indstria de alimentos e bebidas. Esse processo ocorre _____________ da levedura e seus produtos so utilizados na produo de _____________. As lacunas dessa frase devem ser preenchidas por

1-15 de 19chevron right center