Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - FUVEST 2022 | Gabarito e resoluções

1-15 de 18chevron right center
Questão 1
2022História

(FUVEST- 2022 - 2 fase) Analise a imagem: El Greco, Alegoria da Santa Aliana (Sonho de Filipe II), 1579. El Escorial, Espanha. leo sobre tela. PUPPI, Lionello. El Grecco. Florena: Sadea Editore, 1977, prancha 8. A partir da pintura de El Greco: a) Identifique um aspecto religioso caracterstico do imprio espanhol ao final do sculo XVI. b) Identifique e explique um aspecto social caracterstico do imprio espanhol ao final do sculo XVI. c) Explique o papel da religio na formulao das justificativas para a colonizao da Amrica.

Questão 2
2022História

(FUVEST - 2022 - 2 fase) A busca da felicidade ainda mais familiar aos americanos do que devemos cultivar nosso jardim o para os franceses. a frase mais memorvel da Declarao de Independncia americana, o clmax retrico da enunciao de Thomas Jefferson dos direitos naturais e da teoria revolucionria: Consideramos como verdades evidentes que todos os homens so criados iguais, que a todos o Criador dotou de certos direitos inalienveis, entre os quais esto a vida, a liberdade e a busca da felicidade. O que Jefferson entendia por busca da felicidade? (...). Frequentemente, os analistas do discurso poltico estabelecem um significado mostrando o que no dito, tanto quanto o que dito. Vida, liberdade e propriedade foi a frmula-padro nos debates polticos do mundo de lngua inglesa durante os sculos XVII e XVIII. (...) Se a busca da felicidade deve ser vista como um recurso de retrica, seu significado deve fundar-se, pelo menos em parte, numa comparao implcita com o direito de propriedade. DARNTON, Robert. Os dentes falsos de George Washington: um guia no convencional para o sculo XVIII. So Paulo: Companhia das Letras, 2005, p. 112-113. a) Indique um dos direitos naturais do Homem evocados por Thomas Jefferson na Declarao de Independncia americana. b) Qual a relao estabelecida pelo texto entre busca da felicidade e direito de propriedade? c) possvel afirmar que a Declarao de Independncia dos Estados Unidos contm uma teoria revolucionria? Justifique.

Questão 3
2022História

(FUVEST - 2022 - 2 fase) O material publicitrio apareceu em 1935 nas pginas do Almanaque Fontoura, distribudo gratuitamente nas farmcias e que reunia curiosidades e informaes. A partir da leitura da propaganda, responda: a) Qual o tema da propaganda? b) Quem o Jeca Tatu e que categoria social ele representa? c) Aponte duas razes do emprego do personagem Jeca Tatu na propaganda.

Questão 4
2022História

(FUVEST - 2022 - 2 fase) No dia 22 de agosto de 1988, o Governo Federal fundou a primeira instituio pblica voltada para promoo e preservao dos valores culturais, histricos, sociais e econmicos decorrentes da influncia negra na formao da sociedade brasileira: a Fundao Cultural Palmares (FCP), entidade vinculada ao Ministrio da Cidadania. Ao longo dos anos, a FCP tem trabalhado para promover uma poltica cultural igualitria e inclusiva, que contribua para a valorizao da histria e das manifestaes culturais e artsticas negras brasileiras como patrimnios nacionais. Apresentao. www.palmares.gov.br A partir da leitura do excerto e de seus conhecimentos sobre o tema: a) Justifique o nome da instituio. b) Identifique o contexto em que a instituio foi criada. c) Cite duas polticas pblicas, hoje vigentes no Brasil, que estejam em sintonia com as orientaes dessa instituio mencionadas no texto.

Questão 5
2022História

(FUVEST - 2022 - 2 fase) medida que a construo prosseguia, Rondon iniciava a segunda fase do seu projeto: a crucial explorao das terras da bacia amaznica onde hoje est situado o estado de Rondnia, pois a linha telegrfica atravessaria aquelas terras. Essa era a regio que incendiava a imaginao de Rondon e seus oficiais, e tambm a de muitos brasileiros das cidades costeiras. Era o Brasil desconhecido. (...) Na verdade, o projeto do telgrafo parecia dar muito mais satisfao a Rondon pela chance de explorar aquelas terras do que pela construo da linha telegrfica (...) Rondon planejou uma expedio em 1907 para descobrir a nascente do rio Juruena e fazer contato com os indgenas conhecidos como nambikwara. DIACON, Todd A. Rondon: o marechal da floresta. So Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 32-33. a) Indique qual a importncia da expanso da linha telegrfica no Brasil dessa poca. b) Explique o sentido da frase Era o Brasil desconhecido. c) Caracterize a poltica indigenista desenvolvida por Cndido Rondon para aquelas terras.

Questão 6
2022História

(FUVEST - 2022 - 2 fase) No dia 01 de janeiro de 1849 foi divulgado na imprensa pernambucana o Manifesto ao Mundo, escrito por Borges da Fonseca, que apresentava as seguintes reivindicaes: Protestamos s largar as armas, quando virmos instalada uma Assembleia Constituinte. Esta Assembleia deve realizar os seguintes princpios: 1. O voto livre e universal do Povo Brasileiro; 2. A plena e absoluta liberdade de comunicar os pensamentos por meio da imprensa; 3. O trabalho como garantia de vida para o cidado Brasileiro; 4. O comrcio a retalho s para os cidados brasileiros; 5. A inteira e efetiva independncia dos poderes constitudos; 6. A extino do poder moderador e do direito de agraciar; 7. O elemento federal na nova organizao; 8. Completa reforma do poder judicial, em ordem a segurar as garantias dos direitos individuais dos Cidados; 9. Extino da lei do juro convencional; 10. Extino do atual sistema de recrutamento. Vamireh Chacon (sel. e intro.). Nunes Machado. Perfis parlamentares. Braslia: Cmara dos Deputados, 1978, p.22. a) Como ficou conhecido esse movimento na histria imperial brasileira? b) Explique o teor de duas das reivindicaes indicadas no Manifesto. c) Indique dois elementos comuns entre o evento pernambucano e as revolues europeias de 1848.

Questão 79
2022História

(FUVEST- 2022 - 1 fase) Ao opor operrios sob vigilncia e operrios a domiclio, a fbrica reduziu os seus custos sem se ver necessariamente obrigada a adotar uma tecnologia mais eficaz. O argumento da superioridade tecnolgica no , portanto, nem necessrio nem suficiente para explicar o advento e o xito da fbrica. Stephen Marglin. Origens e funes do parcelamento das tarefas. Revista de Administrao de Empresas, v.18, n4. Rio de Janeiro, 1978, p.14. Adaptado. De acordo com o economista norte-americano, o triunfo da organizao econmica fabril deve ser compreendido

Questão 80
2022História

(FUVEST- 2022 - 1 fase) Cndido Portinari. Os retirantes (1944). In: Marlia Balbi. Portinari: pintor do Brasil. So Paulo: Boitempo, 2003, p. 142. Identifique a alternativa mais adequada para expressar as relaes entre arte e sociedade no quadro:

Questão 81
2022História

(FUVEST - 2022 - 1 fase) Antnio Vicente Mendes Maciel, Conselheiro de alcunha, (...) era cearense e nasceu (...) a 13 de maro de 1830. (...) Aprendeu a ler, escrever e contar. (...) Andou estudando latim, enxertando frases da lngua de Horcio nos seus longos conselhos, geralmente baseados na Bblia sagrada, que conhecia razoavelmente. (...) Era apenas um peregrino, acompanhado de numeroso squito; pequenos agricultores, negros 13 de Maio, caboclos de aldeamentos, gente sem recursos, doentes. (...) Em 1893 (...) Antnio Vicente se estabeleceu em Canudos (...). Rebatizou a localidade, dando-lhe o nome de Belo Monte. Criou um clima de tranquilidade local. Respeitavam-no. Seu monarquismo era utopia. De vrios pontos do serto apareciam os conselheiristas (...). Caminhavam para l movidos pela f. Queriam morar ali, sem pensar em conquistar novas terras. Nem restaurar a monarquia. C de fora, no entenderam assim. Interesses polticos e patrimoniais deram novos rumos e destino sangrento ao serto do Conselheiro. (...) Jos Calazans. O Bom Jesus do serto. Caderno Mais, Folha de S. Paulo. So Paulo, 21/09/1997. O texto sugere que Antonio Conselheiro

Questão 82
2022História

(FUVEST - 2022 - 1 fase) Se vamos essncia da nossa formao, veremos que na realidade nos constitumos para fornecer acar, tabaco,alguns outros gneros; mais tarde ouro e diamantes; depois, algodo, e em seguida caf, para o comrcio europeu. Caio Prado Jr. Formao do Brasil Contemporneo. So aulo: Companhia das Letras, 2011, p. 29. Sobre o sentido da colonizao do Brasil, correto afirmar:

Questão 83
2022História

(FUVEST- 2022 - 1 fase) A revolta dos Mals, ocorrida em Salvador em 1835,

Questão 84
2022História

(FUVEST- 2022 - 1 fase) A respeito da Guerra do Peloponeso no sc. V a.C., correto afirmar:

Questão 85
2022História

(FUVEST - 2022 - 1 fase) Leonardo da Vinci: Leben und Werk. Stuttgart, Zrich: Belser Verlag, 1989, p. 171. O Homem Vitruviano foi desenhado por Leonardo da Vinci (1452-1519) com base em um tratado sobre Arquitetura escrito e ilustrado por Marcus Vitruvius no sculo I a.C., na Roma Antiga. A obra ganhou verses impressas e tradues nos sculos XV e XVI. O desenho de Da Vinci expressa propostas do movimento Renascentista ao

Questão 86
2022História

(FUVEST - 2022 - 1 fase) A noo de ditadura variou ao longo da Histria e dependeu das caractersticas polticas de cada sociedade. A esse respeito, assinale a alternativa correta:

Questão 87
2022História

(FUVEST- 2022 - 1 fase) Martn Fierro acredita na importncia da contribuio intelectual da Amrica, prvia tesourada a todo cordo umbilical. Acentuar e generalizar para as demais manifestaes intelectuais o movimento de independncia iniciado, no idioma, por Ruben Daro, no significa, entretanto, que haveremos de renunciar, nem muito menos que finjamos desconhecer que todas as manhs nos servimos de um creme dental sueco, de umas toalhas francesas e de um sabonete ingls. Martn Fierro tem f em nossa fontica, em nossa viso, em nossas maneiras, em nosso ouvido, em nossa capacidade digestiva e de assimilao. Manifesto Martn Fierro, de Oliverio Girondo, 15/5/1924. In: Jorge Schwartz, Vanguardas latino-americanas: polmicas, manifestos e textos crticos. So Paulo: EDUSP; Iluminuras; FAPESP, 1995, p. 116. A revista de vanguarda literria Martn Fierro foi fundada em Buenos Aires, na Argentina, em 1924. O Manifesto, publicado no seu n 4, apresentava sintonias com o movimento modernista paulistano, ao

1-15 de 18chevron right center