Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Redação - IFPE 2019 | Gabarito e resoluções

1-5 de 5
Questão
2019RedaçãoPortuguês

(IFPE - 2019) IMAGEM 1 IMAGEM 2 ao observarmos as imagens 1 e 2 percebemos uma relao dialgica entre elas pois:

Questão
2019RedaçãoPortuguês

(IFPE 2019) AS CRNICAS DE NRNIA Viagens ao fim do mundo, criaturas fantsticas e batalhas picas entre o bem e o mal o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso O leo, a feiticeira e o guarda-roupa, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis no parou por a. Seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como As Crnicas de Nrnia. Em um universo completamente mgico e original, C.S. Lewis conduz a terra de Nrnia desde a sua criao at o seu fim em sete livros incrveis. As Crnicas de Nrnia um conjunto de histrias que abrangem diversas pocas dentro de um cenrio repleto de castelos, membros da realeza, guerreiros, criaturas fantsticas, feiticeiras e uma mitologia bem extensa. O autor buscou uma forma de elaborar a histria da Bblia em um contexto original e inspirado no livro sagrado, de modo que at mesmo quem no concorda com os seus preceitos e ensinamentos sinta interesse em iniciar a sua leitura. Alm disso, h tambm referncias claras s mitologias grega e nrdica e aos contos de fada, alm da insero de seres icnicos como o Papai Noel. Desde o Gnese ao Apocalipse, Nrnia vivencia muitos perodos, nos quais questes muito diferentes so abordadas. Entretanto, h um elemento comum em todos os livros: os papis principais so dados a crianas. So esses pequenos heris que se descobrem grandes salvadores e se sentem no dever de lutar para proteger a terra que tanto amam e que depende deles. A oposio entre Aslam e Tash comea a ganhar fora no decorrer da cronologia dos livros, sempre camuflada em um contexto de conflitos por terras e guerras entre reinos. Em A ltima Batalha, citado que Aslam remete ao bem e Tash, ao mal. Qualquer um que estiver seguindo a um dos dois e praticar o bem estar, na verdade, seguindo a Aslam. Se for o oposto, estar seguindo a Tash. Ambos so os contrastes de atitudes boas e ruins que podem ser cometidas de acordo com o carter, o comportamento e as escolhas de cada um. No geral, os personagens de mais destaque em toda a obra so: Aslam, Digory Kirke, Polly Plummer, A Feiticeira Branca, Pedro Pevensie, Susana Pevensie, Edmundo Pevensie, Lucy Pevensie, Sr. Tumnus, Os Castores, Caspian X, Ripchip, Trumpkin, Shasta, Aravis, Eustquio Msero, Jill Pole, Brejeiro, Rilian, Confuso, Manhoso, Tirian e Tash. Cada um possui uma personalidade bastante distinta do outro e todos apresentam caractersticas que os tornam originais e clssicos em uma obra que considerada essencial na vida de uma criana, mas que tambm pode ser apreciada por pessoas de qualquer faixa etria. [...] LIMA, Victor. Disponvel em: https://nomeumundo.com/2016/08/17/as-cronicas-de-narnia/. Acesso em: 09 maio 2019 (adaptado). Considerando-se o gnero do e sua pretenso comunicativa, assinale a alternativa CORRETA.

Questão
2019RedaçãoPortuguês

(IFPE - 2019) Considerando que o Cartum um gnero composto por linguagem verbal e por imagem, a fim de estimular a reflexo acerca de questes relacionadas ao comportamento humano e a situaes do cotidiano, assinale a alternativa CORRETA no que diz respeito mensagem que se pode compreender a partir da leitura do cartum.

Questão
2019RedaçãoPortuguês

(IFPE 2019) Jos Carlos Almeida Cruz ganhou notoriedade em Osasco, na Grande So Paulo, depois de aparecer na TV fazendo uma selfie para registrar o acidente envolvendo policiais durante a passagem da tocha olmpica pela cidade, na quinta-feira (21). Z Carlos ganhou memes na internet, crticas por no ter ajudado os acidentados e o apelido de Tiozinho da selfie. Na hora eu s pensei na foto, em poder guardar uma lembrana. Era um momento nico, disse A atitude do homem de 47 anos em sacar o celular e posar para a prpria foto com o acidente ao fundo foi filmada e chamou a ateno quando apareceu na TV e na internet. Mesmo sem inteno, ele ficou famoso nas redes sociais. Disponvel em: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/07/so-pensei-na-foto-diz-autor-de-selfie-em-acidente-no-tour-da-tocha-olimpica.html Acesso em: 01 out. 2018. O gnero notcia tem a funo primordial de informar sobre fatos ocorridos. O texto uma notcia cujos fatos narrados

Questão
2019Redação

(IFPE 2019) VIOLNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA NO BRASIL So 23,5 milhes de idosos no Brasil, nmero que representa mais de 11% da populao Nos ltimos anos, com a crescente qualidade e expectativa de vida da sociedade brasileira, a presena da pessoa idosa se tornou um fato social inegvel, com um crescimento demogrfico significativo de pessoas com mais de 60 anos. So 23,5 milhes de idosos no Brasil, nmero que representa mais de 11% da populao, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatsticas (IBGE). Ter na sociedade a presena da pessoa idosa de forma cada vez mais expressiva significa muito mais do que uma melhora na qualidade de vida do ser humano, mas, sobretudo, a manuteno e a efetivao dos direitos fundamentais da pessoa. Entretanto, o Brasil enfrenta uma triste realidade, na qual a pessoa idosa presencia, em seu dia a dia, situaes de violncia e de abandono, causadas por seus familiares e por profissionais de diversas reas que prestam servios para essa faixa etria, dentre outros agressores. A violncia contra essa parcela da populao tema que merece ateno, informao e a busca pela sua erradicao, uma vez que tal atitude caracteriza a violao aos direitos humanos. importante conscientizar e informar s pessoas, especialmente s vtimas, sobre as formas de violncia e os meios para seu combate. SILVEIRA, Caroline Assumpo. Violncia contra a pessoa idosa no Brasil. Disponvel em: http://domtotal.com/noticia/1083136/2016/11/violencia-contra-a-pessoa-idosa-no-brasil/. Acesso em: 02 out. 2018 (adaptado). No que diz respeito linguagem presente no texto, CORRETO afirmar que

1-5 de 5