Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - ITA 1988 | Gabarito e resoluções

1-10 de 10
Questão
1988Química

(ITA 1988) A sacarose dissolvida em certo volume de água com traços de ácido é completamente hidrolisada. Chamemos de I a solução antes da hidrólise e de II a solução depois da hidrólise. Admite-se que o volume da solução não varia com a hidrólise. A afirmação CERTA a respeito das soluções I e II é:

Questão
1988Química

(ITA 88) Num exame foi pedido aos alunos que citassem propriedades do trixido de enxofre, SO3. Aqui seguem algumas das afirmaes feitas pelos alunos em relao a esse tpico: I. O SO3 nas condies ambiente um slido branco. II. O SO3 solvel em cido sulfrico puro, sendo que as solues resultantes so chamadas de oleum. III. O SO3 pode ser obtido na forma gasosa acrescentando HCℓ a Na2SO3. IV. O SO3 o xido que se forma fcil e diretamente na queima do enxofre ao ar. V. Em regies onde se queimam grandes quantidades de combustveis fsseis, forma-se SO3 na atmosfera. VI. Chuvas cidas em certas regies altamente industrializadas podem ser consequncias de SO3 poluindo a atmosfera. VII. O SO3 um exemplo de composto molecular, no inico, que ao ser dissolvido em gua forma solues que conduzem bem a corrente eltrica. Dessas afirmaes esto INCORRETAS:

Questão
1988Química

(ITA-1990) Num recipiente inerte, hermeticamente fechado, esto presentes 100g de ferro, 100g de gua e 100g de oxignio. Supondo que ocorre a reao 2 Fe(s) + 3 H2O(l) + 3/2 O2(g) 2 Fe(OH)2(s) e que a reao prossiga at o consumo completo do(s) reagente(s) minoritrio(s), podemos prever que ir(iro) sobrar:

Questão
1988Química

(ITA - 1988) Para tentar explicar o que se entende por um orbital atmico do tipo 2p, textos introdutrios usam figuras do tipo seguinte: Assinale a afirmao certa em relao figura desse tipo

Questão
1988Química

(Ita 88) Das afirmações seguintes, assinale a ERRADA:

Questão
1988Química

(Ita 88) Assinale a afirmação ERRADA dentre as seguintes, todas relativas à observação visual sob a luz do dia, contra um fundo não colorido:

Questão
1988Química

(Ita 88) Em quatro tubos de ensaio foram colocados os reagentes especificados a seguir em quantidades suficientes para completar-se qualquer reação química que pudesse ocorrer: Tubo I: Ba(OH)2 (c) + H2SO4 (aq) Tubo II: Ba(OH)2 (c) + NaOH (aq) Tubo III: Aℓ(OH)3 (c) + H2SO4 (aq) Tubo IV: Aℓ(OH)3 (c) + NaOH (aq) Examinando, em seguida, o conteúdo de cada tubo, deve-se verificar que ele apresenta da seguinte forma:

Questão
1988Química

(ITA -1988) Nas afirmaes a seguir, macromolculas so relacionadas com processo conhecido como vulcanizao. Assinale a opo que contm a afirmao correta:

Questão
1988Química

(Ita 88) Considere as aparelhagens de laboratório I, II e III representadas nas figuras, em que se omitiram garras, suportes, fontes de aquecimento, etc.; as flechas indicam circulação de água. Associe a cada aparelhagem, respectivamente, o uso que dela se pode fazer: a) Filtração, com sucção, da suspensão dum sólido num líquido. b) Extração de uma substância dissolvida num líquido por outro líquido imiscível com o primeiro. c) Concentração de uma solução por destilação contínua do solvente e concomitante adição da solução. d) Filtração contínua da suspensão dum sólido num líquido. e) Separação contínua de uma mistura azeotrópica em seus componentes por destilação e adição contínua da mistura. f) Sublimação de uma substância sob pressão reduzida.

Questão
1988Química

(Ita 88) Acetato de n-butila (PE = 126,5 °C) pode ser preparado aquecendo-se, durante várias horas, uma mistura de álcool n-butílico (PE = 117,7 °C) e ácido acético (PE = 118,1 °C), usando como catalisador ácido sulfúrico. O material apropriado para realizar essa experiência é:

1-10 de 10