ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Ita 88) Assinale a afirmação ERRADA dentre as seg

(Ita 88) Assinale a afirmação ERRADA dentre as seguintes, todas relativas à observação visual sob a luz do dia, contra um fundo não colorido:
A
A turvação de uma solução aquosa, contida num tubo de ensaio, por adição de gotas de outra solução aquosa, é sintoma da formação de uma segunda fase dispersa na fase originalmente contida no tubo.
B
A mudança de cor, sem turvação, de uma fase líquida, contida num tubo de ensaio, por adição de gotas de outro líquido homogêneo incolor, é sintoma de formação de um precipitado.
C
Misturando uma solução aquosa de NaCℓ com uma solução aquosa de AgNO3, pode resultar em uma solução transparente com um precipitado no fundo ou uma suspensão coloidal sem precipitado.
D
Um branco opaco ou translúcido é o que se observa ao olhar para um sistema bifásico onde uma das fases está dispersa na segunda, sendo que ambas por si só são transparentes e incolores, mas com índices de refração diferentes.
E
A mesma sensação de verde pode ser causada pela incidência na retina, tanto de certa radiação monocromática, como pela incidência simultânea de certa mistura de radiações correspondentes a outras regiões do espectro solar.