Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Português - ITA 1997 | Gabarito e resoluções

1-6 de 6
Questão
1997Português

(ITA -1997 - 1 FASE) Tup, Deus grande! cobriste o teu rosto Com denso VELAME de penas gentis; E jazem teus filhos clamando vingana Dos bens que lhes deste da perda infeliz! Tup, Deus grande! teu rosto descobre; Bastante sofremos com tua vingana! J lgrimas tristes choram teus filhos, Teus filhos que choram to grande mudana. Anhang impiedoso nos trouxe de longe Os homens que raio manejam cruentos, Que vivem sem ptria, que vagam sem tino Trs do ouro correndo, vorazes, sedentos. E a terra em que pisam e os campos e os rios Que assaltam, so nossos; tu s nosso Deus: Por que lhes concedes to alta pujana. Se os raios de morte, que vibram, so teus? As afirmaes referem-se ao autor dos versos transcritos anteriormente: I) A nostalgia, a saudade, o retorno ao passado e a exaltao da ptria caracterizam a sua obra. II) As lamentaes pelo amor impossvel, os anseios, as inquietaes, os desencantos caracterizam o seu lirismo amoroso, que muitas vezes se identifica com a atitude de vassalagem do trovador medieval. III) I-Juca Pirama uma sntese da temtica indianista que dominou sua obra: idealizou o indgena, descrevendo-o como um heri, interpretou sua psicologia e exaltou a natureza em que ele vivia. Est() (o) correta(s):

Questão
1997Português

(ITA - 1997 - 1 FASE) Empregando os pronomes relativos e fazendo as adaptaes e correes necessrias, transforme as oraes coordenadas a seguir em subordinadas. O poema Profisso de F sintetiza alguns dos princpios do Parnasianismo.Ele foi escrito por Bilac. Muitos ainda preferem (ou do preferncia) seus poemas.

Questão
1997Português

(ITA - 1997 - 1 FASE) Assinale a opo que completa corretamente as lacunas do texto a seguir: H endereos na lnternet que trazem respostas s dvidas sobre finanas pessoais e mostram as razes _______________ todos devem fazer um oramento de seus gastos. O usurio _______________ interesse investir no exterior, por exemplo, pode selecionar uma lista de fundos de investimento e obter dados como a moeda _______________ so calculados os ganhos e o pas _______________ pertencem os fundos. O que ainda atrapalha os brasileiros a lentido _______________ os dados so transmitidos.

Questão
1997Português

(ITA - 1997 - 1 FASE) Assinale a opo que completa as lacunas do texto a seguir: As _______________ da OAB na regio, que querem _______________ o porte ilegal de armas, sero as primeiras _______________ campanha pelo desarmamento.

Questão
1997Português

(ITA - 1997 - 1 FASE) Assinale a opo cujo texto apresenta a melhor redao, considerando correo, clareza, conciso e propriedade

Questão
1997Português

(ITA - 1997 - 1 FASE) Dadas as afirmaes: I) O Romantismo no Brasil se caracteriza por iniciar de modo consciente a busca da nossa autonomia literria, a qual, segundo os romnticos, deveria ser conseguida atravs da busca da chamada cor local, mediante descrio criteriosa da paisagem e da observao crtica da natureza fsica e social do Brasil. II) Os poetas parnasianos, embora fossem impessoais e cultuadores da forma, interessavam-se pelo passado histrico - particularmente a antiguidade greco-romana - porque l encontravam os termos e as imagens que lhes permitiam denunciar as mazelas de sua poca. III) O movimento modernista, que se tornaria conhecido a partir da Semana de Arte Moderna, caracterizou-se por ser essencialmente uma transposio, para o Brasil, das novas tendncias que se formaram na Europa: futurismo, desvairismo, impressionismo, concretismo, etc. Est() (o) correta(s):

1-6 de 6