Questões e gabarito - ITA 2008

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 137
Questão
2008Física

Na figura, um gato de massa m encontra-se parado próximo a uma das extremidades de uma prancha de massa M que flutua em repouso na superfície de um lago. A seguir, o gato salta e alcança uma nova posição na prancha, à distância L. Desprezando o atrito entre a água e a prancha, sendo o ângulo entre a velocidade inicial do gato, que é desconhecida, e a horizontal, e g a aceleração da gravidade, indique qual deve ser a velocidade u de deslocamento da prancha logo após o salto.

Questão
2008Física

(Ita 2008) Na figura, um gato de massa m encontra-se parado próximo a uma dasextremidades de uma prancha de massa M que flutua em repouso na superfície de um lago. Aseguir, o gato salta e alcança uma nova posição na prancha, à distância L. Desprezando oatrito entre a água e a prancha, sendo è o ângulo entre a velocidade inicial do gato e ahorizontal, e g a aceleração da gravidade, indique qual deve ser a velocidade u dedeslocamento da prancha logo após o salto.

Questão
2008Química

Qual das substâncias abaixo não é empregada na fabricação da pólvora negra?

Questão
2008Português

Observe o emprego da partícula se, em destaque, nos excertos abaixo: I. Se no poema é assim, imagina numa partida de futebol, que envolve 22 jogadores se movendo num campo de amplas dimensões. (linhas 8 e 9) II. Se é verdade que eles jogam conforme esquemas de marcação e ataque, seguindo a orientação do técnico, deve-se no entanto levar em conta que cada jogador tem sua percepção da jogada e decide deslocar-se nesta ou naquela direção, ou manter-se parado, certo de que a bola chegará a seus pés. (linhas 9 a 12) III. De fato, se o jogador não estiver psicologicamente preparado para vencer, não dará o melhor de si. (linhas 42 e 43) A partícula se estabelece uma relação de implicação em

Questão
2008Português

Segundo o texto, NÃO se pode afirmar que nos jogos de futebol

Questão
2008Português

No penúltimo parágrafo, a conjunção mas (linha 41) estabelece com os demais argumentos do texto uma relação de

Questão
2008Português

Qual dos advérbios terminados em -mente incide sobre o conteúdo de toda a frase?

Questão
2008Português

Considere as seguintes afirmações sobre a argumentação no texto: I. A comparação entre a criação de um poema e um jogo de futebol funciona como argumento para a tese do autor. II. O comentário do autor sobre o fato de ele não ser supersticioso tem a função de introduzir o argumento de que os técnicos de futebol também têm suas crenças. III. O exemplo iniciado na linha 14 (Tomemos, como exemplo...) é um contra-argumento para a afirmação de que o resultado seja apenas fruto do acaso, parágrafo iniciado na linha 29 (Não quero dizer com isso...). Está(ão) correta(s)

Questão
2008Português

Os excertos abaixo foram extraídos de uma etiqueta de roupa. Assinale a opção que NÃO apresenta erro quanto ao emprego da vírgula.

Questão
2008Português

Assinale a opção em que a frase apresenta figura de linguagem semelhante ao da fala de Helga no primeiro quadrinho.

Questão
2008Português

O romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, é comumente lido como uma obra que apresenta um problema a ser resolvido: Capitu traiu ou não Bentinho? Sobre esse problema, de difícil solução, considere as seguintes afirmações: I. Capitu acusa Bentinho de ter ciúmes até dos mortos, o que é uma forma de ela se defender da acusação do marido, já que ele não acredita ser o pai de Ezequiel. II. A semelhança física de Ezequiel com Escobar é relativizada no romance, uma vez que Capitu também é muito parecida com a mãe de Sancha e não há, aqui, nenhum laço de parentesco. III. Em momento algum do livro, Capitu e Escobar aparecem em situações comprometedoras. IV. Bentinho, o narrador da história, relata parcialmente os fatos e com muito rancor por Capitu e Escobar, os quais, segundo ele, foram amantes. Estão corretas as afirmações:

Questão
2008Português

O poema abaixo é um dos mais conhecidos de Carlos Drummond de Andrade. É INCORRETO dizer que o poema

Questão
2008Português

O poema abaixo, do poeta contemporâneo José Paulo Paes, se reporta à Canção do exílio, de Gonçalves Dias. O texto de José Paulo Paes

Questão
2008Química

(ITA - 2008) Assinale o valor da constante de equilbrio, nas condies-padro, da reao qumica descrita pela seguinte equao: Sn2+(aq) + 2 Fe3+(aq) Sn4+ (aq) + 2Fe2+(aq) Dados eventualmente necessrios: Potenciais de eletrodo em relao ao eletrodo padro de hidrognio nas condies-padro: EFe2+ /Fe = 0,44 V EFe3+ /Fe = 0,04 V EFe3+ /Fe2+ = 0,76 V ESn4+ /Sn2+ = 0,15 V

Questão
2008Matemática

O conjunto imagem e o período de f (x) = 2 sen2 (3x) + sen (6x) - 1 são, respectivamente,

NOVIDADES
Kuadro