Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - ITA 2014 | Gabarito e resoluções

1-15 de 30chevron right center
Questão 19
2014Química

(ITA - 2014 - 1 Fase) QUESTO ANULADA. Considere a reao do tetraborato de sdio: Na2B4O7. 10H2O(s)+ H2SO4(aq)- 4 B(OH)3(s)+ Na2SO4(aq)+ 5 H2O(l) Em relao ao produto da reao B(OH)3so feitas as seguintes afirmaes: I. B(OH)3 um cido de Brnsted Lorry. II. B(OH)3 uma base de Arrhenius. III. O produto da primeira ionizao do B(OH)3(aq) o BO(OH) 2(aq). Das afirmaes acima, est(o) CORRETA(S) apenas

Questão 21
2014Química

(ITA - 2014 - 2 FASE) O dixido de potssio tem vrias aplicaes, entre as quais, a (a) produo de perxido de hidrognio na presena de gua. (b) converso de dixido de carbono para oxignio. (c) absoro de dixido de carbono na presena de H2O com formao de oxignio . Apresente as equaes qumicas balanceadas que representam as reaes descritas nos itens acima.

Questão 22
2014Química

(ITA - 2014 - 2 FASE) So descritos dois experimentos: I. Ovo cozido em gua fervente teve sua casca quebrada, de modo que parte de sua clara permaneceu em contato com esta gua, na qual a seguir foi tambm imerso um objeto polido de prata. Aps um certo perodo de tempo, observou-se o escurecimento desse objeto, que foi retirado da gua e lavado. II. Em um bquer, foi aquecida gua at a fervura e adicionada uma colher de sopa de cloreto de sdio. A seguir, esta soluo foi transferida para um bquer revestido com papel alumnio. O objeto de prata utilizado no experimento I foi ento imerso nesta soluo e retirado aps alguns minutos. Em relao a esses experimentos: (a) apresente a equao global que representa a reao qumica ocorrida na superfcie do objeto de prata no experimento I e calcule a diferena de potencial eltrico da reao qumica. (b) preveja a aparncia do objeto de prata aps a realizao do segundo experimento. (c) apresente a equao global da reao qumica envolvida no experimento II e sua diferena de potencial eltrico. Dados:

Questão 23
2014Química

(ITA - 2014 - 2 FASE) Apresente as equaes que representam as reaes qumicas de nitrao do tolueno, na presena de cido sulfrico, levando a seus ismeros. Indique o percentual de ocorrncia de cada ismero e seus respectivos estados fsicos, nas condies-padro.

Questão 24
2014Química

(ITA - 2014 - 2 FASE) Escreva a reao de combusto completa de um hidrocarboneto genrico com ar atmosfrico. Considere a presena do nitrognio gasoso no balano estequiomtrico da reao e expresse os coeficientes estequiomtricos dessa reao em funo de e .

Questão 25
2014Química

(ITA - 2014 - 2 FASE) Em um processo de eletrodeposio, nquel metlico eletrodepositado no catodo de uma clula eletroltica e permanece coeso e aderido a esse eletrodo. Sabendo que a massa especfica do nquel metlico (,25 C) igual a 8,9 x 103 kg ∙ m-3 e que a espessura total da camada eletrodepositada, medida no final do processo, foi de 2,0 x 10-6 m, calcule a densidade de corrente aplicada (admitida constante), expressa em A ∙ m-2, considerando nesse processo uma eficincia de corrente de eletrodeposio de 100% e um tempo de operao total de 900 s.

Questão 26
2014Química

(ITA - 2014 - 2 FASE) gua lquida neutra (pH = 7,0), inicialmente isenta de espcies qumicas dissolvidas, mantida em um recipiente de vidro aberto e em contato com a atmosfera ambiente sob temperatura constante. Admitindo-se que a presso parcial do oxignio atmosfrico seja igual a 0,2 atm e sabendo-se que esse gs solvel em H2O(ℓ) e que o sistema est em equilbrio temperatura de 25 C, pedem-se: (a) escrever a equao qumica balanceada da semirreao que representa o processo de reduo de oxignio gasoso em meio de gua lquida neutra e aerada. (b) determinar o potencial de eletrodo (VEPH), temperatura de 25 C, da semirreao obtida no item (a), considerando as condies estabelecidas no enunciado desta questo. (c) determinar o valor numrico, expresso em kJ ∙ mol-1 , da variao de energia livre de Gibbs padro (∆G) da semirreao eletroqumica do item (a). So dados: volt na escala padro do hidrognio.

Questão 27
2014Química

(ITA - 2014 - 2 FASE) Considere uma mistura gasosa constituda de C3H8, CO e CH4. A combusto, em excesso de oxignio, de 50 mL dessa mistura gasosa forneceu 70 mL de CO2 (g). Determine o valor numrico do percentual de C3H8 na mistura gasosa.

Questão 28
2014Química

(ITA - 2014 - 2 FASE) O cido ntrico reage com metais, podendo liberar os seguintes produtos: NO (que pode ser posteriormente oxidado na presena do ar), N2O, NO2 ou NH3 (que reage posteriormente com HNO3, formando NH4NO3). A formao desses produtos depende da concentrao do cido, da natureza do metal e da temperatura da reao. Escreva qual(is) dos produtos citados acima (so) formado(s) nas seguintes condies: (a) Zn(s)+ HNO3 muitodiludo (~2%) (b) Zn(s) + HNO3 diludo (~10%) (c) Zn(s) + HNO3 concentrado (d) Sn(s) + HNO3 diludo (e) Sn(s) + HNO3 concentrado

Questão 29
2014Química

(ITA - 2014 - 2 FASE) Considere os seguintes dados: Entalpia de vaporizao da gua a 25 C: Massa especfica da gua a 25 C: Temperaturas de ebulio a 1 bar: Com base nestas informaes: (a) determine o valor numrico da energia liberada, em J, durante a precipitao pluviomtrica de 20 mm de chuva sobre uma rea de (10 x 10) km2 . (b) justifique, em termos moleculares, por que H2Oapresenta Teb muito maior que outros calcogenetos de hidrognio. (c) como se relaciona, em termos moleculares, a elevada Teb,H2O com a quantidade de energia liberada durante uma precipitao pluviomtrica?

Questão 30
2014Química

(ITA - 2014 - 2 FASE) Velocidades inciais (vi) de decomposio de perxido de hidrognio foram determinadas em trs experimentos (A, B e C), conduzidos na presena de I-(aq) sob as mesmas condies, mas com diferentes concentraes iniciais de perxido ([H2O2]i), de acordo com os dados abaixo: Com base nestes dados, para a reao de decomposio do perxido de hidrognio: (a) escreva a equao estequiomtrica que representa a reao. (b) indique a ordem desta reao. (c) escreva a lei de velocidade da reao. (d) determine o valor numrico da constante de velocidade, k. (e) indique a funo do I-(aq) na reao.

Questão
2014Química

(ITA - 2014 - 1 Fase) Considere os seguintes compostos: I. lcoois II. aldedos III. carbono particulado (negro de fumo) IV. cetonas Dos componentes acima, (so) produto(s) da combusto incompleta do n-octano com ar atmosfrico apenas

Questão
2014Química

(ITA - 2014 - 1 Fase) Considere uma clula a combustvel alcalina (hidrognio-oxignio) sobre a qual so feitas as seguintes afirmaes: I. Sob condio de consumo de carga eltrica, a voltagem efetiva de servio desse dispositivo eletroqumico menor que a fora eletromotriz da clula. II. O combustvel (hidrognio gasoso) injetado no compartimento do anodo e um fluxo de oxignio gasoso alimenta o catodo dessa clula eletroqumica. III. Sendo o potencial padro dessa clula galvnica igual a 1,229 VEPH (volt na escala padro do hidrognio), a variao de energia livre de Gibbs padro (G) da reao global do sistema redox atuante igual a -237,2 kJ ∙ mol-1. Das afirmaes acima, est(o) CORRETA(S) apenas

Questão
2014Química

(ITA - 2014 - 1 Fase) Assinale a opo que contm o momento angular do eltron na 5 rbita do tomo de hidrognio, segundo o modelo atmico de Bohr.

Questão
2014Química

(ITA - 2014 - 1 Fase) Assinale a opo que contm o(s) produto(s) formado(s) durante o aquecimento de uma mistura de Cu2O e Cu2S, em atmosfera inerte.

1-15 de 30chevron right center